Brasileirão Série B

Série B: será que o Inter permanece no G-4? Juventude x América-MG é o destaque da 17ª rodada

Foto: Ricardo Duarte/SCI

Colorado venceu mais uma no Beira-Rio e provisoriamente está entre os quatro primeiros colocados; em confronto direto, Ju pode tomar a liderança do Coelho

A 17ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro de 2017 teve início na terça-feira (25) com duas partidas. A mais destacada contou com desfecho positivo para o Internacional, que saiu do sufoco e venceu o Oeste por 2 a 0. Com os três pontos conquistados no Beira-Rio, o Colorado ultrapassou CRB e Vila Nova na classificação e entrou no G-4 com 27 pontos. Mas se goianos e alagoanos ganharem seus confrontos no sábado, os gaúchos sairão mais uma vez da faixa de classificação que garante quatro vagas na elite do Brasileirão no ano que vem.

 

JUVENTUDE X AMÉRICA-MG

Mas o duelo mais esperado da rodada será realizado em Caxias do Sul, mais precisamente no estádio Alfreno Jaconi, onde o Juventude (3º colocado) receberá o líder América-MG, às 19h15 (horário de Brasília) desta sexta-feira (28). Depois de ficar na primeira colocação por um bom tempo, o Ju vem de uma série de quatro partidas sem vitórias – quando conseguiu apenas dois pontos. Aproveitando-se da má fase dos gaúchos, o Coelho subiu a ladeira e tomou a dianteira da Segundona.

Mesmo com a queda brusca de rendimento, o Ju pode voltar à liderança, mas não será fácil. Para isso, a equipe da casa precisa ganhar dos mineiros por cinco gols de diferenças para descontar o saldo dos visitantes (11-7) e igualar o número de pontos na tabela (30).

 

Palpite:

O América-MG vem em grande fase. Nos últimos jogos em casa, contra Náutico e CRB, o Juventude ficou no empate. Aproveitando-se do momento ruim do adversário, o Coelho tem grandes possibilidades de somar os três pontos e manter-se na ponta da tabela. Trata-se da melhor indicação, seguida do marcador igualado. Os mandantes não inspiram confiança no sentido de triunfarem.

 

Disputa ferrenha no G-4 da Segundona

Mas se Juventude e América empatarem, quem pode se favorecer do resultado é o Guarani, segundo colocado com 28 pontos. No dia seguinte (29), às 16h30 (horário de Brasília), o Bugre será o anfitrião do Londrina no Brinco de Ouro da Princesa. Com ótimo rendimento em seus domínios, a expectativa é de que os campineiros consigam mais uma vitória na Segundona.

Para retornar ao G-4, o CRB (25 pontos) terá um adversário tradicionalmente complicado. Também no sábado, às 16h30 (horário de Brasília), o Galo vai até o estádio Serra Dourada encarar o Goiás, que faz campanha decepcionante. Afinal, o Esmeraldino, que começou a Segundona como um dos favoritos ao acesso à primeira divisão, encontra-se apenas na 14ª posição – mais preocupado com a queda para a Série C do que pensando na promoção de divisão. Já o clube alagoano não perde desde a 8ª rodada.

Também com chances de reintegrar o grupo dos quatro primeiros colocados, o Vila Nova (26 pontos) irá se deslocar até Florianópolis, onde enfrentará o surpreendente Figueirense, às 16h30 (horário de Brasília) do sábado. Mas os catarinenses impressionam pela péssima campanha. Egresso da Série A neste ano, o Figueira está na zona da degola com 16 pontos. Mesmo se vencer os goianos, o Alvinegro não conseguiria sair do Z-4 nesta rodada, já que a primeira equipe fora, o Paysandu, soma 20 pontos na classificação.

Virtual rebaixado, o lanterna Náutico (oito pontos) tentará ganhar novamente depois de quatro rodadas. O oponente será o Criciúma, que ocupa a nona colocação, com 23 pontos.

 

JOGOS DA 17ª RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE B 2017:

Terça-feira, 25 de julho

  • ABC 1 x 0 Brasil de Pelotas
  • Internacional 2 x 0 Oeste

Sexta-feira, 28 de julho

  • 19h15 – Juventude x América-MG
  • 21h30 – Paysandu x Ceará

Sábado, 29 de julho

  • 16h30 – Figueirense x Vila Nova
  • 16h30 – Goiás x CRB
  • 16h30 – Guarani x Londrina
  • 16h30 – Paraná x Santa Cruz
  • 19h00 – Náutico x Criciúma
  • 19h00 – Boa Esporte x Luverdense

 

 CLASSIFICAÇÃO DE MOMENTO NA SÉRIE B:

  1. América-MG, 30 – Série A
  2. Guarani, 28 – Série A
  3. Juventude, 27 – Série A
  4. Internacional, 27 – Série A
  5. Vila Nova, 26
  6. CRB, 25
  7. Londrina, 24
  8. Santa Cruz, 23
  9. Criciúma, 23
  10. Oeste, 23
  11. Ceará, 22
  12. Paraná Clube, 21
  13. Boa Esporte, 21
  14. Goiás, 20
  15. Brasil de Pelotas, 20
  16. Paysandu, 20
  17. Luverdense, 17 – Série C
  18. Figueirense, 16 – Série C
  19. ABC, 15 – Série C
  20. Náutico, 8 – Série C