Brasileirão Série A

Será que dá? Fluminense e Bahia se pegam pela 31ª rodada sonhando com o G-6 do Brasileirão

Bahia prognóstico
Foto: Marcelo Malaquias / EC Bahia

Empatados com 38 pontos na tabela de classificação, equipes têm última chance de se aproximarem do grupo que vai para a Copa Libertadores de 2018

O Brasileirão ainda conta com oito rodadas até o início de dezembro, mas a 31ª, que ocorre neste fim de semana (28 a 30 de outubro), definirá basicamente as pretensões de duas tradicionais equipes na reta final do nacional. Empatados com 38 pontos no meio de tabela, Fluminense (13º) e Bahia (12º) se enfrentam neste domingo, às 17h, no Maracanã, sonhando com uma vaga no G-6, que dá vaga para a obsessiva Copa Libertadores de 2018. É o famoso duelo do tudo ou nada, ou seja, quem vencer continua percorrendo o duro objetivo, mas quem perder praticamente dá adeus ao sonho. Confira o resumo da partida!

 

Sequência em casa para embalar

O Fluminense tem nas próximas duas semanas a oportunidade de dar um salto na classificação do Brasileiro. E o Rio de Janeiro será fundamental neste processo, já que o clube fará quatro jogos consecutivos na Cidade Maravilhosa.

Tentando esquecer a derrota na abertura das quartas de final da Copa Sul-Americana para o Flamengo, o clube foca todas as suas energias no embate com o Bahia. Depois, volta a duelar com o rival rubro-negro no meio de semana pela competição continental. Na sequência, o time das Laranjeiras “visita” o Botafogo, no Engenhão (4 de novembro), e ainda tem o Coritiba, no Maracanã (8 de novembro).

Se passar ileso pelos confrontos do Nacional, ou melhor, conquistar 100% de aproveitamento nos três embates, a possibilidade de rebaixamento virará pó e, aí sim, a Libertadores começará a se tornar realidade.

Para o jogo de logo mais, o técnico Abel Braga irá esperar até o último momento para definir os titulares. O objetivo é não “estourar” nenhum atleta, já que o confronto com o Flamengo é tido como de “vida ou morte” na temporada. Apesar do mistério, Henrique Ceifador, artilheiro do Brasileirão com 16 gols, deve pintar na formação titular já que ele descansou no último domingo.

 

Incentivo 1

Instável durante toda a temporada, o Fluminense espera receber o apoio de sua torcida para levantar autoestima, ainda mais com um clássico com um Flamengo na sequência. Para isso, a diretoria tricolor baixou o preço dos ingressos para o duelo com o Bahia. Tudo para ajudar os jogadores a alcançarem os três pontos e chegarem mais confiantes para o decisivo Clássico das Multidões.

 

Incentivo 2

Se dentro de campo a situação não anda das melhores, pelo menos fora dele o Fluminense parece ter acabado com a má fase – temporariamente. O clube fechou nesta semana patrocínio com a Universal Orlando Resort até o duelo com o Corinthians, no dia 15 novembro. Com dinheiro em caixa, os salários dos jogadores não devem atrasar, não é?!

 

Jogo da afirmação

Com um clima muito mais leve após o triunfo no clássico contra o Vitória no último domingo, por 2×1, o Bahia quer confirmar a boa fase no campeonato e dar uma arrancada de olho no G-6. Cinco pontos acima do Z-4, que tem o rival baiano abrindo a turma da confusão, os tricolores baianos já estão na zona de classificação para a Copa Sul-Americana. Porém, o grupo dirigido por Paulo Cézar Carpegiani quer mais!

Nove pontos atrás do Botafogo, último time do G-6, o Bahia tem que vencer o Fluminense se quiser brigar pela Libertadores. O problema é que para concluir a ousada meta o clube não terá o seu principal artilheiro no torneio: Mendoza. O goleador da equipe no Brasileirão com seis gols está suspenso. Assim, é possível que Régis comece entre os 11 titulares.

Mas os desfalques baianos não param por aí. O volante Edson, um dos pilares do time, teve um estiramento na coxa e deve ficar afastado dos gramados por três semanas. Juninho deve ocupar a vaga do jogador. Com isso, o Esquadrão de Aço deve entrar com a seguinte formação: Jean; Eduardo, Tiago, Lucas Fonseca e Matheus Reis; Renê Junior e Juninho; Régis, Allione e Zé Rafael; Edigar Junio.

 

Jogos da 31ª rodada do Brasileirão 2017

Sábado, 28 de outubro

  • 17:00 – São Paulo x Santos – Palpite: empate
  • 19:00 – Flamengo x Vasco – Palpite: Vasco
  • 21:00 – Atlético Paranaense x Chapecoense – Palpite: Atlético Paranaense

Domingo, 29 de outubro

  • 17:00 – Fluminense x Bahia – Palpite: Fluminense
  • 17:00 – Atlético Mineiro x Botafogo – Palpite: Atlético Mineiro
  • 17:00 – Ponte Preta x Corinthians – Palpite: empate
  • 18:00 – Sport x Coritiba – Palpite: Sport
  • 18:00 – Vitória x Atlético Goianiense – Palpite: Vitória
  • 19:00 – Avaí x Grêmio – Palpite: empate

Segunda-feira, 30 de outubro

  • 20:00 – Palmeiras x Cruzeiro – Palpite: Palmeiras