NBB

Semifinais para entrar na história do NBB!

Foto: Staff Images/Flamengo

Pela primeira vez, nenhum dos quatro primeiros colocados da temporada regular chegou à quarta fase.

De nada adiantou fazerem as melhores campanhas da fase de classificação. Flamengo, Mogi das Cruzes, Franca e UNICEUB foram eliminados nas quartas de final do Novo Basquete Brasil.

 

Boquiaberto

Vamos entender o que aconteceu? Na temporada regular, os 15 participantes do NBB se enfrentaram em turno e returno num total de 28 compromissos. Flamengo, Mogi das Cruzes, Franca e UNICEUB foram os quatro primeiros com 21, 20, 19 e 19 vitórias respectivamente. Eles ficaram isentos da segunda fase.

Os classificados entre o quinto e o 12o lugares tiveram que disputar as oitavas de final. Até o Macaé, que só conseguiu ganhar em oito oportunidades, estava neste primeiro mata-mata. O Pinheiros superou o Vasco da Gama por 3 jogos a 2, o Vitória fez 3 a 2 no Campo Mourão, o Paulistano precisou das cinco rounds contra o Basquete Cearense e o Bauru se saiu invicto contra os macaenses.

Nas quartas de final é que teríamos o passeio de zebras…

 

Pinheiros acaba com sonho do penta do Flamengo

Atual tetracampeão do NBB, detentor de seis títulos nacionais no total e contando com craques como Marcelinho, Marquinhos, Olivinha, Ramón, Mineiro, Hollins, entre outros, o Flamengo abriu duas vitórias de frente sobre os paulistanos e ninguém esperava ver os cariocas fora das semifinais. Os pinheirenses não se abateram, ganharam duas vezes dentro da Cidade Maravilhosa e protagonizaram a incrível virada por 3 a 2.

Ao clube da Gávea resta o consolo de que o quinto lugar garante o Urubu na Liga Sul-Americana, caso haja um acordo entre a FIBA e a CBB para que a entidade internacional retire a suspensão de seu associado brasileiro.

 

Bauru jogando menos

O Bauru é o único dos sobreviventes no torneio que não tem precisado de todas as partidas para desclassificar seus oponentes. Foi assim nas oitavas de final e nas quartas de final. Ele será o rival do Pinheiros.

Os bauruenses tentam repetir o ano de 2002, quando conquistaram seu único título brasileiro. A característica do quadro do interior é a forte marcação defensiva. Segundo o técnico Demétrius Ferracciú, “é incrível estarmos na semifinal deste ano, pois tudo foi construído ao longo da temporada”. Ele se refere à perda de jogadores da temporada passada, como Fischer (agora no Flamengo), Day (aposentado) e Hettsheimeir (que saiu no fim do ano para o Fuenlabrada-ESP). Gegê, Guio Deodato, Shilton e Valtinho foram contratados. A torcida passou a ver em quadra um time forte na defesa, em vez daquele plantel ofensivo dos anos anteriores.

 

Semifinalista mais jovem do NBB

O tradicional Paulistano tem a fama de ser muito forte nas suas categorias de base. Não se trata de um lema exclusivo do basquetebol mas ele é aplicável às outras modalidades da instituição, como tênis, natação, esgrima e voleibol, para citar apenas algumas.

O elenco para este NBB foi quase todo ele revelado nas escolinhas. O grupo só conta com cinco atletas mais velhos: Hure (32 anos), Eddy, (30), Renato (30), Guilherme (30) e Jhonatan (29). Os destaques da prata da casa são Arthur Pecos, Georginho, Lucas Cias, Mogi e Yago Matheus. A média de idade dos alvirrubros é de 21,7 anos.

 

Único de fora do estado de São Paulo

Pela primeira vez, o Vitória chegou à semifinal do NBB. Em sua segunda temporada entre os grandes, o clube esqueceu o revés de 2015/16 diante do Mogi das Cruzes por 3 a 0 nas oitavas de final e se aproximou da decisão.

Os rubro-negros ficaram em sétimo na temporada regular. Depois bateram Campo Mourão e tiveram êxito em sua revanche contra o Mogi das Cruzes. O próximo oponente será o Paulistano. Os baianos são os únicos de fora do estado de São Paulo a chegar entre os quatro.

 

As semifinais

As semifinais do NBB serão disputadas em melhor de cinco duelos, assim como foram as oitavas e as quartas. A Liga Nacional de Basquete divulgou a tabela apenas dos três primeiros embates, o qual divulgamos no fim deste texto.

 

Botafogo lidera Liga Ouro

A Liga Ouro é a 2a divisão do NBB. O Botafogo lidera a competição com 30 pontos em 17 jogos, seguido pelo Contagem Towers com 29 em 16. Neste momento, Blumenau e Joinville também estão no G-4, que levará aos playoffs. Santos-AP e Brusque estão praticamente eliminados.  A temporada regular irá até o fim do mês.

O campeão deste certame substituirá o Caxias Basquete na elite em 2017/18. A equipe gaúcha foi a última colocada do NBB desta temporada e terá que retornar à Liga Ouro no ano que vem.

 

Agenda das semifinais

Jogos 1:

  • Segunda-feira, 08 de maio, às 19h30: Pinheiros x Bauru
  • Terça-feira, 09 de maio, às 19h30: Vitória x Paulistano

Jogos 2:

  • Sexta-feira, 12 de maio, às 19h30: Paulistano x Vitória
  • Sábado, 13 de maio, às 14h00: Bauru x Pinheiros

Jogos 3:

  • Domingo, 14 de maio, às 11h00: Paulistano x Vitória
  • Segunda-feira, 15 de maio, às 19h30: Bauru x Pinheiros