Copa Paulista

Sem divisão, Portuguesa busca segunda vitória na Copa Paulista para fugir da crise

Foto: Adler Reises/Portuguesa

Lusa precisa ganhar competição para ter campeonato no ano que vem

A segunda fase da Copa Paulista terá mais uma rodada neste meio de semana e o foco segue na Portuguesa, que precisa do título da competição para não ficar de fora da próxima edição da Série D do Brasileirão.

 

Grupo 4

Você não está lendo errado, as chaves começam com o número 4, pois a nomenclatura segue a continuação dos grupos da primeira fase, que foram de 1 a 3. Logo neste já aparece a Portuguesa, que largou com vitória sobre o São Paulo e agora encara o Linense em busca de alcançar os seis pontos e ficar mais próxima de uma classificação.

Com um elenco bem superior, pois disputava a quarta divisão do Brasileirão, a Lusa tem tudo para avançar com tranquilidade e jogando em casa certamente garantirá um resultado positivo. Apesar da tensão, o time vive um bom momento com a torcida, que segue empolgada com as atuações do veterano Marcelinho Paraíba.

Na mesma chave, o São Paulo busca os primeiros três pontos contra o XV de Piracicaba, mas dificilmente terá sucesso. Usando uma equipe alternativa no torneio, o tricolor está mais focado em dar rodagem aos seus jovens e dificilmente passará de fase. Com isso, deve ser facilmente batido fora de casa, principalmente porque a equipe de Piracicaba é uma das mais fortes da competição, tendo perdido somente um dos 13 jogos até aqui.

 

Grupo 5

Em uma das chaves mais desequilibradas do torneio, Ferroviária – que é da elite do Paulista – e Água Santa – que fez boa campanha na A2 – são bem superiores aos concorrentes. Como as duas equipes se enfrentaram na primeira rodada, a tendência é que a partir de agora colecionem vitórias contra Taboão da Serra e Inter de Limeira.

Nesta quarta-feira, a Ferroviária, que ganhou na estreia, recebe o Taboão e certamente conseguirá uma goleada. Comandada por PC de Oliveira, que foi técnico da seleção brasileira de futsal, a equipe conta com um ataque poderoso, formado por Hygor, Maurício e Renato Kayser. Até aqui, foram 23 gols marcados em 13 jogos.

Já o Água Santa, que viu sua invencibilidade ser derrubada, é favorito diante do Inter, mas joga fora de casa.

 

Grupo 6

Este é em tese o grupo mais fraco da Copa. O mais forte é o São Caetano, que conquistou o título da A2 do estadual e estará na elite do Paulistão na próxima temporada. Mesmo tendo ficado no empate com o Santos na estreia, não deve ter dificuldades diante do Mirassol e certamente conquistará os três pontos no Anacleto Campanella. Vice-campeão brasileiro em 2000 e 2001 e da Libertadores em 2002, o Azulão é outro que mira o título do torneio para voltar a figurar em uma divisão nacional, o que não acontece desde 2015.

Assim como o São Paulo, o Santos também está na competição para dar experiência a garotada, só que vem apresentando mais qualidade que o rival. No entanto, a missão contra o Desportivo Brasil não deve ser fácil, pois o adversário chega de goleada de 4 a 0 sobre o Mirassol.

 

Regulamento

A segunda fase da Copa Paulista é disputada em formato de turno e returno, dando um total de seis rodadas. Os dois primeiros colocados de cada grupo mais os dois melhores terceiros avançam para o mata-mata. Na fase seguinte, os confrontos são definidos de acordo com a classificação geral das chaves. Com isso, o primeiro encara o oitavo, não importando em que posição terminou dentro do seu próprio grupo e assim por diante.

 

Jogos da 2ª rodada da Liga dos Campeões 2017/2018

Terça-feira, 26 de setembro

  • 20:00 – Portuguesa x Linense. Palpite: Portuguesa vence por 2 a 0

Sábado, 13 de setembro

  • 15:00 – Desportivo Brasil x Santos. Palpite: 1 a 1
  • 20:00 – XV de Piracicaba x São Paulo. Palpite: XV de Piracicaba vence por 2 a 1
  • 20:00 – Ferroviária x Taboão da Serra. Palpite: Ferroviária vence por 2 a 0
  • 20:00 – Inter de Limeira x Água Santa. Palpite: Inter de Limeira vence por 1 a 0
  • 20:00 – São Caetano x Mirassol. Palpite: São Caetano vence por 2 a 1

 

Classificação do Grupo 4

  1. Portuguesa, 3
  2. XV de Piracicaba, 3
  3. Linense, 0
  4. São Paulo, 0

Classificação do Grupo 5

  1. Ferroviária, 3
  2. Taboão da Serra, 3
  3. Inter de Limeira, 0
  4. Água Santa, 0

Classificação do Grupo 6

  1. Desportivo Brasil, 3
  2. Santos, 1
  3. São Caetano, 1
  4. Mirassol, 0