Brasileirão Série A

Sem clima para festas, aniversariante da semana Coritiba tenta sair da zona da degola contra o Grêmio pelo Brasileirão

Foto: Ricardo Nogueira/Getty Images

Em situação complicada na classificação, Coxa Branca quer dar presente à torcida diante dos gaúchos, em semana que clube completou 108 anos

Sem muitos motivos para comemorar os 108 anos de história, completados na última quinta-feira (12 de outubro), o Coritiba busca sair da incômoda situação na tabela do Brasileirão em jogo contra o Grêmio, neste domingo (15 de outubro), às 19h, no Couto Pereira. Os comandados de Marcelo Oliveira terão a oportunidade de dar um presente duplo – vitória e saída da zona do rebaixamento – para a torcida Coxa Branca na semana de seu aniversário, mas o adversário, atualmente no G-4, promete fazer jogo duro.

 

Coritiba: passado vencedor, presente nebuloso

Um dos clubes mais tradicionais do país, o Coritiba completou nesta semana 108 anos sem muito clima. Com um passado vencedor, sendo o maior campeão do Campeonato Paranaense e campeão Brasileiro de 1985, o Coxa vive um momento tenso na temporada com a possibilidade de um novo rebaixamento para a Série B.

Atualmente na penúltima colocação do torneio com 28 pontos, sendo dois pontos acima do lanterna Atlético Goianiense e três abaixo do Fluminense, o 16º colocado, o alviverde paranaense não sabe o que é vencer há oito jogos. São cinco derrotas e três empates no período, o que iguala a pior sequência da equipe dos últimos anos, ocorrida em 2013.

Para piorar a situação, o clube terá pela frente dois jogos para lá de complicados. Se já não bastasse ter perdido para o líder Corinthians no meio de semana por 3×1, o Coxa encara o Grêmio, único representante brasileiro na Taça Libertadores, em casa, e depois vai a Belo Horizonte medir forças com o Cruzeiro, atual campeão da Copa do Brasil e há oito jogos invicto.

Como alento está a atuação contra o ponteiro. Apesar do revés na Arena Corinthians, o time de Marcelo Oliveira poderia ter saído com um resultado melhor se não fosse o goleiro alvinegro Cássio, responsável por importantes defesas.

 

Marcelo Oliveira x Anderson

Além de sofrer com o péssimo momento do clube, tudo o que o torcedor alviverde não queria saber das desavenças dentro da equipe. Mas elas estão aí! Depois de criticar a atuação – diga-se falta de “apetite” – do meia Anderson contra o Bahia, que entrou no segundo tempo do empate em 1×1 em Salvador, Marcelo Oliveira parece não contar mais com a principal estrela do time.

Apesar de ter sido fundamental na campanha do título paranaense, tendo belas apresentações na reta final do estadual, Anderson caiu de produção no Brasileirão e nada fez. Na última semana, por exemplo, o ex-jogador do Manchester United não esteve no grupo que fez mini-temporada em Atibaia e, consequentemente, não foi relacionado para o embate com o Corinthians. Pelo jeito, a passagem do meio-campista por Curitiba acabou.

 

Z-4 ou Libertadores?

De vice-líder e candidato ao título do Brasileirão no início do segundo turno, o Grêmio amarga a cada rodada um resultado negativo – são quatro derrotas nos últimos cinco jogos – e já é o quarto colocado, agora 12 pontos atrás do Corinthians.

Focado na primeira partida da semifinal da Taça Libertadores, que ocorre em duas semanas contra o Barcelona de Guayaquil, o Tricolor Gaúcho precisa voltar a jogar bola se quiser vencer os equatorianos. E isso passa diretamente pelo desempenho no nacional.

A equipe dirigida por Renato Portaluppi venceu apenas duas das últimas oito partidas realizadas no Brasileirão. O baixo aproveitamento de 25% é motivo de preocupação para o treinador, que quer o time “voando” na competição continental. O incômodo é tanto que após nova apatia no nacional, em derrota dentro de casa para o Cruzeiro, o comandante gaúcho soltou o verbo. Será que veremos nova postura em Coritiba?

 

Palpite

Apesar do desfalque do atacante Luan, que após dois meses fora dos gramados já treina com bola e pode ser a novidade da equipe contra o Corinthians, e da falta de ambição do clube no Brasileirão, o Grêmio é favorito para vencer o Coritiba. Favorito apenas no papel, mas sabemos que isso não ganha jogo. É apostando no descaso do adversário em relação à competição que o Coxa pode arrancar uma vitória e amenizar a enorme pressão no Alto da Glória.

 

Jogos da 28ª rodada do Brasileirão 2017

Sábado, 7 de outubro

  • 16:00 – Cruzeiro 2×1 Ponte Preta – Palpite: Cruzeiro

Sábado, 14 de outubro

  • 19:00 – Vasco x Botafogo – Palpite: Botafogo
  • 21:00 – São Paulo x Atlético Paranaense – Palpite: empate

Domingo, 15 de outubro

  • 17:00 – Fluminense x Avaí – Palpite: Fluminense
  • 17:00 – Sport x Atlético Mineiro – Palpite: empate
  • 17:00 – Atlético Goianiense x Palmeiras – Palpite: Palmeiras
  • 17:00 – Chapecoense x Flamengo – Palpite: Chapecoense
  • 19:00 – Coritiba x Grêmio – Palpite: Coritiba
  • 19:00 – Bahia x Corinthians – Palpite: Corinthians

Segunda-feira, 16 de outubro

  • 20:00 – Santos x Vitória – Palpite: Santos