Coppa Italia

Segunda parte das oitavas da Copa da Itália tem Napoli e Juventus em campo; confira os prognósticos

Foto: Giuseppe Maffia/NurPhoto via Getty Images

Outro jogo interessante que define um dos classificados para as quartas de final será entre Roma e Torino; Milan e Inter farão clássico na próxima fase

Entre a terça e a quarta-feira (20), serão realizados os jogos da segunda parte das oitavas de final da Copa da Itália 2017/2018. Na semana passada, os favoritos e também mandantes garantiram a classificação para a próxima fase: Internazionale, Milan, Lazio e Fiorentina, que eliminaram Pordenone, Verona, Cittadella e Sampdoria, respectivamente. Aliás, de acordo com o chaveamento da competição, está confirmada a realização do Derby Della Madonnina, que reúne os dois gigantes e arquirrivais de Milão.

 

COPA DA ITÁLIA: NAPOLI FAVORITO A ENCARAR A ROMA NAS QUARTAS DE FINAL

Como não poderia ser diferente, Juventus, Napoli, Roma e Atalanta são favoritas a seguirem na briga pelo título. De acordo com a tabela, com a confirmação da qualificação dos mais cotados, teremos o encontro entre napolitanos e romanistas, enquanto a Vecchia Signora mediria forças com a representação de Bérgamo. Mas, antes, os confrontos precisam confirmar o que as projeções sugerem.

Caso dos Azzurri Meglio, que encaram, amanhã (19), às 18h (horário de Brasília), no estádio San Paolo, a Udinese. É sempre bom frisar que, com exceção da semifinal, todos os duelos são disputados em jogo único. Antes das quartas, as equipes envolvidas em competições europeias têm direito ao mando de campo. Voltando à partida, os mandantes não podem se iludir com a 13ª colocação do adversário na Série A, que vive um momento de recuperação, com direito a três vitórias seguidas, sendo a última a mais emblemática: 3 a 1 na então líder, Inter de Milão, no último sábado (16), no estádio Giuseppe Meazza.

De volta à primeira colocação do Campeonato Italiano, o Napoli é o grande favorito a garantir sua presença nas quartas de final, muito em função de contar não só com uma equipe mais qualificada como a vantagem do mando de campo. Se o embate terminar empatado no tempo normal, a decisão da vaga acontecerá nas cobranças das penalidades máximas.

 

JUVENTUS X GENOA

No dia seguinte (20), às 17h45 (horário de Brasília), a Juve recebe o Genoa, no Allianz Stadium. Diferente de outros anos, quando dava trabalho para os grandes da Bota e terminava a temporada no meio da classificação, o clube de Gênova encontra-se na zona de rebaixamento. Não há muita razão para nos alongarmos sobre o desfecho do jogo. Massimiliano Allegri pode até mesmo se dar ao luxo de mandar a campo uma formação com muitos reservas, para dar ritmo àqueles que pouco têm atuado com regularidade.

No entanto, é bom a Vecchia Signora não acreditar que o resultado positivo irá se consumar por si só. A Inter é um bom exemplo. Quando todos esperavam um massacre pra cima do modesto Pordenone, da terceira divisão, a classificação só veio nos pênaltis, após um empate sem gols durante os 90 minutos. Mas uma precoce eliminação dos juventinos seria a zebra do ano na Itália.

 

ROMA X TORINO

No mesmo dia, mais cedo, às 14h30 (horário de Brasília), a Roma irá encarar o Torino, no estádio Olímpico. Os giallorossi fazem uma campanha muito consistente na temporada, quando se qualificaram para o mata-mata da Liga dos Campeões, na primeira colocação de seu grupo, e também seguem na cola dos líderes na Série A. Vai ficar complicado para o Toro, 10º colocado no Italiano, um time aplicado, muito bem treinado por Siniša Mihajlović e que tem como destaque o artilheiro Belotti, um dos “vilões” da desclassificação italiana nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. O melhor palpite é um triunfo seguro dos romanistas por dois gols de diferença.

 

ATALANTA X SASSUOLO

Antes, na terça-feira (19), ao meio-dia (horário de Brasília), a Atalanta, que vive grande momento, quando segue firme na Liga Europa e ocupando a sétima posição na Série A, fará as honras da casa para o pequeno Sassuolo, clube que vem se mantendo a duras penas na primeira divisão, nos últimos anos. A representação de Bérgamo, cidade vizinha a Milão, é a mais cotada para se qualificar e, muito provavelmente, encarar a Juventus na próxima fase da Copa da Itália.

 

JOGOS DESTA SEMANA NA COPA DA ITÁLIA 2017/2018

Terça-feira, 19 de dezembro

  • 12:00 – Atalanta x Sassuolo – Palpite: Atalanta
  • 18:00 – Napoli x Udinese – Palpite: Napoli

Quarta-feira, 20 de dezembro

  • 14:30 – Roma x Torino – Palpite: Roma
  • 17:45 – Juventus x Genoa – Palpite: Juventus

 

OUTRIGHTS DA COPA ITÁLIA 2017/2018

Hoje, os favoritos ao título seguem esta ordem:

  • Juventus
  • Napoli
  • Inter
  • Milan
  • Lazio
  • Roma
  • Fiorentina
  • Atalanta
  • Torino
  • Sassuolo
  • Udinese
  • Genoa