Champions League

Segunda fase classificatória da Liga dos Campeões movimenta continente europeu na abertura da temporada 2017/2018

Foto: Mark Runnacles/Getty Images

Enquanto os principais clubes da Europa vão voltando aos treinamentos e iniciando a bateria de exames antes da pré-temporada, a bola já rola solta para muitos outros times no Velho Continente. Acredite se quiser, mas a Liga dos Campeões 2017/2018 já começou. É a segunda fase classificatória que chega esta semana, com jogos entre terça e quarta-feira (18 e 19 de julho), movimenta todo o território europeu, com nada mais do que 17 embates válidos pelas partidas de volta. Conheceremos os clubes que vão se juntar a nomes como Ajax, Nice, CSKA Moscou, Olympiakos, entre outros, na sequência do mata-mata.

   

Celtic x Linfield

Uma das principais atrações e de rivalidades políticas e religiosas desta fase é entre o escocês Celtic, atual hexacampeão local e apoiado por grande parte de católicos e republicanos da República da Irlanda, e o Linfield, da Irlanda do Norte, que tem em sua maioria torcedores protestantes e ainda apoiadores dos Rangers. Depois de 2×0 em Belfast, os escoceses podem perder por uma diferença de um gol no Celtic Park, em Glasgow, que ficarão com a vaga. Apesar do tenso duelo, o Celtic tem tudo para seguir na competição.

   

Buducnost x Partizan

Outro confronto regional que merece a nossa atenção é entre dois times da antiga Iugoslávia: o Buducnost, de Montenegro, pega o Partizan, da Sérvia. Jogando no estádio Pop Goricom, os montenegrinos vão para o tudo ou nada após serem derrotados por 2×0. Se devolverem o placar, a partida vai para a prorrogação. Já o time de Belgrado, que possui o brasileiro Leonardo, autor de um dos gols da vitória na semana passada, precisa de apenas um empate para carimbar a vaga.

   

Red Bull Salzburg x Hibernians

Quem também está com a classificação bem encaminhada é o Red Bull Salzburg. O time que conta com o zagueiro brasileiro Paulo Miranda joga em seus domínios diante do Hibernians podendo perder por até dois gols. Na partida de ida, o clube goleou os malteses fora de casa por 3×0, com gols de Valon Berisha, Hwang Hee-Chan e Takumi Minamino.

   

Copenhague x Zilina

Empolgado pelo hat-trick de Andrija Pavlovic em 15 minutos durante o segundo tempo da partida de ida – placar de 3×1 -, contra o Zilina, da Eslováquia, o Copenhague é uma das “cravadas” da rodada desta semana. A passagem dos dinamarqueses, que são presença frequente no torneio europeu, para a fase seguinte está muito próxima e deve se concretizada com mais uma vitória, desta vez em seus domínios.

   

Ludogorets x Zalgiris

Na Bulgária, o Ludogorets tenta passar longe o fator zebra no qualificatório. Presente na temporada passada na fase de grupos da Liga dos Campeões, em uma chave que contava com Arsenal e PSG, os atuais campeões búlgaros vão ter que reverter o placar de 2×1 alcançado pelo Zalgiris, na Lituânia. A equipe que conta com sete brasileiros, entre eles o atacante Jonathan Cafu, que jogou na Ponte Preta e teve breve passagem pelo São Paulo, assegura a classificação se vencer por 1×0 ou qualquer placar igual ou superior a dois gols de diferença. Se chegar ao 2×1, teremos emoção com a prorrogação.

   

Rosenborg x Dundalk

Já na Noruega, o anfitrião Rosenborg encara o Dundalk depois de ter arrancado um empate de 1×1 com os irlandeses. Líder no Nacional com cinco pontos de vantagem para o segundo colocado, o Rosenborg quer aumentar a sequência positiva neste início de temporada. Para isso, o time deposita suas fichas no goleador Nicklas Bendtner, que teve passagem pela Terra da Rainha vestindo a camisa do Arsenal. Assim, os noruegueses devem levar o confronto em seu caldeirão, apesar do qualificado time irlandês, considerado um dos melhores de seu campeonato local. Qualquer vitória classifica os donos da casa. Já empate igual ou superior a 2×2 dá vaga aos visitantes, que no ano passado bateram na trave ao serem derrotados pelo Légia de Varsóvia.

   

Jogos da segunda fase classificatória da Liga dos Campeões:

  • 18/07 – 11:00 – FC Astana x Spartaks
  • 18/07 – 13:00 – Alashkert x BATE
  • 18/07 – 13:00 – Vardar x Malmo
  • 18/07 – 14:00 – Samtredia x Qarabag
  • 18/07 – 14:00 – The New Saints x Rijeka
  • 18/07 – 14:00 – Vikingur x Hafnarfjordur
  • 18/07 – 15:45 – Buducnost x Partizan
  • 19/07 – 11:00 – Dudelange x APOEL
  • 19/07 – 12:15 – Rosenborg x Dundalk
  • 19/07 – 12:30 – Copenhague x Zilina
  • 19/07 – 12:30 – Kukesi x S. Tiraspol
  • 19/07 – 13:00 – Ludogorets x Zalgiris
  • 19/07 – 13:15 – Maribor x Zrinjski
  • 19/07 – 13:30 – Red Bull Salzburg x Hibernians
  • 19/07 – 13:45 – Celtic x Linfield
  • 19/07 – 14:15 – Honved x H. Beer Sheva