Brasileirão Série A

São Paulo vence o clássico, fica longe do Z-4, respira no Campeonato Brasileiro e vê a queda de Levir Culpi no Santos

Foto: Ivan Storti/Santos FC

O São Paulo derrubou o Santos no Pacaembu pela 31ª rodada do Brasileirão da Série A, por 2 a 1, e se distanciou do Z-4. Junto com o Peixe, caiu também seu treinador, Levir Culpi, que já havia sido “demitido” no último dia 20 mas, a pedido dos jogadores, foi mantido no cargo sabendo que não teria seu contrato renovado em 2018 e que a diretoria não nutria nenhuma simpatia por seu trabalho. Não é preciso ser nenhum Sherlock Holmes para saber que a demissão era questão de dias. Elano assume o comando alvinegro interinamente até o final do ano e, diferente de seu antecessor, já marcou treinos para amanhã, segunda-feira, dia 30, na Vila Belmiro (Culpi, mesmo após a derrota, havia dado folga ao elenco até o dia 31).

A derrota pode permitir ao Corithians – que joga hoje à tarde contra a Ponte Preta – recolocar 9 pontos de distância entre ele e o Santos na disputa pelo título de Campeão Brasileiro. Um diferença que, faltando 7 jogos para o fim do campeonato (para quem jogou ontem, sábado) dificilmente será tirada. É pouco provável que Dorival Júnior – demitido do Santos após derrota para o Corinthians – não tenha se sentido “vingado” com o resultado que praticamente acaba com as chances de título do Peixe e ainda é um importante passo na luta do São Paulo contra o rebaixamento.

 

Um sobrou, enquanto que o outro, faltou

Mais uma vez Hernanes foi o nome do jogo pelos lados do São Paulo. Sobrando na partida, o capitão do tricolor tomou conta do meio de campo e distribuiu os passes que resultaram nos gols de Marcos Guilherme e Cueva – e no chute de Petros que explodiu na trave de Vanderlei. Sua atuação foi fundamental para que a equipe, sob o comando de Dorival Júnior, conseguisse, pela primeira vez, sua segunda vitória em seguida na luta contra o Z-4.

Ao lado de Zeca – que aconselhado pelo Capitão Nascimento, pediu pra sair e nem foi para o jogo  – Lucas Lima foi bastante hostilizado pela torcida do Santos na rodada anterior (vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-GO na Vila Belmiro). O resultado, claro, foi visto em campo ontem: sem vontade e sem movimentação, o atleta foi presa fácil da marcação tricolor, não conseguiu criar jogadas de perigo e muito menos dar alguma consistência ao meio campo do Peixe. Acabou substituído por Copete – que também não fez muita coisa além de correr.

 

Como ficam

O São Paulo chegou aos 40 pontos e pulou para a 11ª posição na classificação, 7 pontos à frente do Vitória, 17º colocado (que ainda joga hoje). Mesmo que a diferença caia para 4 pontos novamente após os jogos deste domingo, o São Paulo vai à campo no próximo sábado, enfrentar o Atlético-GO no Serra Dourada sabendo que mesmo uma derrota não o colocará de volta no Z-4 – o que na atual situação do time é muita coisa.

O Santos por sua vez, segue estacionado no 3º lugar com 53 pontos e pode ver o líder aumentar a diferença para 9 outra vez. Se isto acontecer, o alvinegro pode dar adeus em defnitivo à briga pelo título e deve se focar apenas no G-4 e na luta por uma vaga na fase de grupos da Libertadores 2018.

 

Jogos, resultados e palpites para a 31ª rodada do Campeonato Brasileiro

Sábado, 28 de outubro de 2017

  • 17:00 – São Paulo 2 x 1 Santos
  • 19:00 – Flamengo 0 x 0 Vasco
  • 21:00 – Atlético-PR 0 x 0 Chapecoense

Domingo, 29 de outubro de 2017

  • 17:00 – Fluminense x Bahia – palpite: Bahia
  • 17:00 – Atlético-MG x Botafogo – palpite: empate
  • 17:00 – Ponte Preta x Corinthians – palpite: Corinthians
  • 18:00 – Sport x Coritiba – palpite: Sport
  • 18:00 – Vitória x Atlético-GO – palpite: Vitória
  • 19:00 – Avaí x Grêmio – palpite: Avaí

Segunda-feira, 30 de outubro de 2017

  • 20:00 – Palmeiras x Cruzeiro – palpite: Cruzeiro

 

Caneladas ao vivo

E neste domingo a partir das 17 horas, estarei ao vivo no Twitter do Ganhador comentando o jogo entre Ponte Preta e Corinthians. A Macaca precisa dos pontos  para fugir do Z-4 e o Timão tem que vencer para manter Santos e Palmeiras no retrovisor. O domingão promete!