Brasileirão Série A

São Paulo pode complicar ainda mais a vida do Atlético-MG no Brasileirão

Foto: Alexandre Schneider/Getty Images

Partida está marcada para às 16h00 de domingo, no Morumbi.

São Paulo luta para entrar no G-4, enquanto que o Atlético-MG tenta deixar o Z-4 o quanto antes. Ambas as equipes ainda não encontraram seu melhor futebol no Brasileirão.

 

São Paulo ainda busca time ideal

O São Paulo conquistou seu primeiro ponto fora do Morumbi na Série A. O empate veio diante do Sport, na Ilha do Retiro. Apesar do resultado, todos que assistiram ao duelo se arrependeram. Os 22 jogadores maltrataram a bola. Sendo assim, o que fazer para melhorar?

Uma das soluções é buscar reforços. A diretoria estuda a contratação do zagueiro equatoriano Arboleda, do Universidad Católica de Quito. O técnico Rogério Ceni falou a mesma língua da torcida e defendeu o retorno do argentino Centurión, que está emprestado ao Boca Jrs. Ele também solicitou a renovação do contrato do uruguaio Lugano e a contratação em definitivo de Marcinho. Enquanto os cartolas tentam atender todas as solicitações, pelo menos Júnior Tavares estendeu seu vínculo com o clube, já que ele tinha proposta de se transferir para o Ajax. Quem poderá estrear no domingo é Denílson, que veio do Avaí e treinou com bola. A comissão técnica aguarda sua regularização na CBF.

Mas a solução para o Tricolor engrenar pode surgir sem a necessidade de novas peças. Só o ex-goleiro ainda não percebeu que as atuações de Maicon e Cícero têm sido medíocres. O meio-campo são-paulino é totalmente dependente de Cueva na hora da criação e de atacar. O peruano deverá estar disponível para a partida de domingo, já que seus compromissos com a seleção terminaram.

Pelo menos a defesa teve outra atuação segura. O esquema de três zagueiros parece intocável por enquanto.

Os ingressos para domingo começaram a ser vendidos ontem. Os preços variam entre R$ 20,00 e R$ 140,00.

 

Atlético-MG tenta sair do Z-4

O Atlético-MG vai ladeira abaixo neste Brasileirão. Antes, apontado como um dos elencos mais fortes do país, o Galo não conseguiu ainda embalar. Em sua casa, o desempenho é de apenas 25%: uma vitória e três derrotas. Em campanhas vitoriosas, o fator Independência havia sido decisivo. Se este desempenho se perpetuar em Belo Horizonte, os alvinegros correrão sérios riscos de repetir 2005 e acabar na segunda divisão.

Além do retrospecto ruim, a crise se instalou na instituição. Líder em cruzamentos errados entre todos os participantes do torneio, a torcida perdeu a paciência quando Felipe Santana errou o recuo de bola e permitiu o gol do Atlético-PR, que empurrou o Galo para a zona da degola. O treinador Roger Machado saiu em defesa de seus jogadores e assumiu o momento ruim. “A culpa é de todos mas eu assumo a responsabilidade”.

A diretoria já dá como certa a contratação de Blanco junto ao América-MG. Seria um novo reforço para enriquecer o elenco e dar mais gás ao quadro. Oxigênio certamente será necessário, pois o Galo conheceu ontem seu rival das oitavas de final da Taça Libertadores da América. Trata-se do Jorge Wilstermann, de Cochabamba, município que fica a 2.500m acima do nível do mar. Na competição, os bolivianos ganharam os nove pontos em seus domínios e perderam os três encontros na estrada. Assim como o Galo, o Aviador vive mau momento na liga nacional. Em décimo lugar, luta desesperadamente contra a descida ao nível de prata. Os dois se cruzaram na Copa CONMEBOL de 1998 e os brasileiros ganharam ambas as pelejas. A confederação sul-americana ainda não divulgou as datas dos enfrentamentos.

 

Quem ganha?

Acredito que o São Paulo tenha mais possibilidades de ganhar por jogar em seu estádio. Se a torcida não comparecer, neutralizando o mando de campo, o empate tem mais chances de acontecer.

As prováveis formações para domingo são:

São Paulo: Renan Ribeiro; Éder Militão, Lucão e Maicon; Marcinho, Jucilei, Cueva, Thomaz e Júnior Tavares; Wellington Nem e Lucas Pratto. Técnico: Rogério Ceni.

Atlético-MG: Victor; Alex Silva, Felipe Santana, Leonardo Silva e Fábio Santos; Rafael Carioca, Elias, Valdívia e Marlone; Robinho e Rafael Moura. Técnico: Roger Machado.

 

Outros jogos

A oitava rodada começará amanhã. Às 16h00, os Atléticos de Goiás e do Paraná se enfrentam no Estádio Olímpico de Goiânia. Às 19h00, Vasco da Gama e Avaí medirão forças em São Januário. Às 21h00, Santos e Ponte Preta animarão o Pacaembu.

O futebol no domingo começará às 11h00. Coritiba e Corinthians fazem um embate de muita expectativa na parte de cima da classificação. Às 16h00, teremos Fla-Flu no Maracanã. No mesmo horário, a Chape receberá o Botafogo e o Bahia dará as boas-vindas ao Palmeiras. Às 19h00, Sport e Vitória fazem um clássico nordestino na Ilha do Retiro.

Às 20h00 de segunda-feira, Cruzeiro e Grêmio duelarão no Mineirão.

 

Jogos da 8ª rodada do Campeonato Brasileiro 2017:

Sábado, 17 de junho:

  • 16h00: Atlético-GO x Atlético-PR
  • 19h00: Vasco x Avaí
  • 21h00: Santos x Ponte Preta

Domingo, 18 de junho:

  • 11h00: Coritiba x Corinthians
  • 16h00: Fluminense x Flamengo
  • 16h00: São Paulo x Atlético-MG
  • 16h00: Bahia x Palmeiras
  • 16h00: Chapecoense x Botafogo
  • 19h00: Sport x Vitória

Segunda-feira, 19 de junho:

  • 20h00: Cruzeiro x Grêmio

 

Classificação:

  1. Corinthians – 19 – Taça Libertadores (fase de grupos).
  2. Grêmio – 18 – Taça Libertadores (fase de grupos).
  3. Coritiba – 14 – Taça Libertadores (fase de grupos).
  4. Chapecoense – 13 – Taça Libertadores (fase de grupos).
  5. Santos – 12 – Taça Libertadores (fase preliminar).
  6. Bahia – 10 – Taça Libertadores (fase preliminar).
  7. São Paulo – 10 – Copa Sul-Americana.
  8. Cruzeiro – 10 – Copa Sul-Americana
  9. Ponte Preta – 10 – Copa Sul-Americana.
  10. Fluminense – 10 – Copa Sul-Americana.
  11. Flamengo – 10 – Copa Sul-Americana.
  12. Vasco da Gama – 9 – Copa Sul-Americana.
  13. Botafogo – 9
  14. Sport – 8
  15. Palmeiras – 7
  16. Atlético-GO – 6
  17. Atlético-MG – 6 – Série B.
  18. Vitória – 5 – Série B.
  19. Avaí – 5 – Série B.
  20. Atlético-PR – 5 – Série B.