Brasileirão Série A

São Paulo é favorito contra o Vitória na 5ª rodada do Brasileirão 2017; confira os prognósticos dos jogos de quinta-feira!

Foto: Ricardo Nogueira/Getty Images

Nesta quinta-feira, o Vitória vai à capital paulista enfrentar o São Paulo na 5ª rodada do Campeonato Brasileiro 2017. Enquanto isso, em Goiânia, o lanterna Atlético-GO encara a Ponte Preta, em busca de sua primeira vitória na competição. Mais tarde o Bahia recebe o Cruzeiro em confronto direto, e a líder Chapecoense recebe o Grêmio. Este último jogo era para acontecer na quarta, mas foi adiado devido às más condições climáticas no aeroporto de Chapecó. Confira abaixo os prognósticos para as partidas que fecham a rodada do Brasileirão!

 

São Paulo x Vitória

Quatro jogos, três derrotas, saldo de três gols negativos. É essa a situação do Vitória no Campeonato Brasileiro. Com apenas um pontinho magro na tabela, o Leão abriu a competição empatando por 0 a 0 com o Avaí. Passou três partidas sem marcar e, quando finalmente anotou um no placar, foi na derrota por 2 a 1 contra o Fluminense. A torcida já protesta, xinga e ameaça. Mais uma vez, o Vitória é forte candidato à luta contra o rebaixamento. E não é apenas potencial ofensivo que falta. Também é necessário capital humano para fortalecer a equipe. Até o último jogo, Petkovic acumulava as funções de treinador, gerente e diretor de futebol. Agora, assume o técnico Alexandre Gallo, com a dura missão de colocar ordem na casa.

Enquanto isso, o São Paulo vive um momento de altos e baixos. Passada a euforia inicial, a torcida agora olha com desconfiança para o comando de Rogério Ceni, principalmente após a má atuação e consequente eliminação no Paulistão, na Copa Sul-Americana e na Copa do Brasil. Nos últimos jogos pelo Brasileirão, a equipe pareceu engrenar com a excelente atuação da dupla Lucas Pratto e Luiz Araújo, o que rendeu a vitória por 2 a 0 diante do Avaí e novamente por 2 a 0 contra o Palmeiras. Porém, Luiz Araújo foi negociado com o Lille (França) e não joga mais pelo Tricolor. Outros desfalques serão Cueva e Rodrigo Caio, escalados por suas respectivas seleções.

Provável escalação do Vitória: Fernando Miguel; Patric, Alan Costa, Fred e Thallyson; Willian Farias, Uillian Correia e Gabriel Xavier; Neilton, Kieza e David. Técnico: Alexandre Gallo.

Provável escalação do São Paulo: Renan Ribeiro; Lucão, Maicon e Militão; Thiago Mendes, Jucilei, Cícero e Junior Tavares; Thomaz, Pratto e Marcinho. Técnico: Rogério Ceni.

Palpite: O São Paulo nunca foi derrotado pelo Vitória jogando no Morumbi, e não é dessa vez que isso deve acontecer. O prognóstico é de um jogo com poucos gols, marcados apenas pelo lado Tricolor. Previsão de 1 a 0.

 

Atlético-GO x Ponte Preta

Mal começou o Brasileirão 2017 e já tem time com a corda no pescoço. É o caso do Atlético Goianiense, que estreou levando 4 a 1 do Coritiba, já perdeu do Bahia por 3 a 0 e foi derrotado em casa pelo Corinthians e pelo Flamengo. Nesse meio-tempo, também sofreu a eliminação da Copa do Brasil ao perder em casa, novamente para o Flamengo — que nem vive uma fase lá muito espetacular. Tem apenas um gol no campeonato, marcado há quase um mês, e precisa desesperadamente de um resultado positivo. Já a Ponte Preta vem de vitória. O time de Campinas tem demonstrado um futebol competente, com destaque para o bom momento do artilheiro Lucca — quatro gols em quatro jogos. A Macaca é favorita para vencer fora de casa.

Palpite: Atlético-GO 0x1 Ponte Preta

 

Bahia x Cruzeiro

O Bahia não retornou à Série A para passar vergonha. Depois da estreia com goleada para cima do Atlético-PR, o Tricolor de Aço chegou a tropeçar diante do Vasco e do Botafogo, mas manteve a série de vitórias toda vez que joga em casa, o que lhe garantiu a 9ª colocação na tabela ao final da quarta rodada. Depois de erguer a taça da Copa do Nordeste, agora é hora de focar no Campeonato Brasileiro. Edson é desfalque, após lesionar o joelho, mas isso não deve impedir o Bahia de impor um jogo duro para os visitantes mineiros. O Cruzeiro chega com os nervos à flor da pele, depois dos dois embates intensos com a Chapecoense, com direito a bate-boca e confusão. No primeiro, eliminou os catarinenses da Copa do Brasil. No segundo, pelo Brasileirão, amargou a derrota por 2 a 0. Com um saldo de zero gols, a Raposa está em 8ª na tabela. Não contará com Arrascaeta, que foi escalado para a Seleção Uruguaia, e o fator casa deve pesar.

Palpite: Bahia 1×1 Cruzeiro.

 

Chapecoense x Grêmio

Este jogo era para acontecer na quarta-feira, porém foi adiado para quinta. O motivo: um denso nevoeiro obrigou o fechamento do aeroporto de Chapecó e das cidades vizinhas, impedindo a chegada tanto dos visitantes quanto do time da casa (que voltava de Belo Horizonte, onde venceu o Cruzeiro). Em comum acordo entre as equipes, o Grêmio solicitou o adiamento, que foi aceito pela CBF. As duas equipes agora seguem de Porto Alegre para Chapecó de ônibus.

Com 10 pontos e saldo de 5 gols, a Chape terminou a 4ª rodada na liderança do campeonato. Empatou apenas na primeira rodada com o Corinthians — time que, após seu jogo da 5ª rodada, dormiu em primeiro — e depois foram apenas triunfos. O Grêmio não vem muito atrás. Com 9 pontos, uma vitória na Arena Condá poderia significar a vice-liderança. O Tricolor Gaúcho perdeu apenas uma vez, e vem obtendo sucesso em conciliar a campanha no Brasileirão com outros campeonatos. Classificou-se em primeiro lugar no Grupo 8 da Libertadores e segue vivo na Copa do Brasil, tendo vencido o Fluminense pelo placar agregado de 5 a 1. Como desfalques, terá Geromel e Gata Fernández, enquanto que Barrios foi liberado pelo departamento médico e estará à disposição do técnico Renato Portaluppi.

Palpite: A partida será espetacular. A Chapecoense é muito forte com o apoio da torcida na Arena Condá, mas o Grêmio vem alcançando bom desempenho fora de casa e promete um duelo à altura. Mesmo assim, o palpite fica para os donos da casa vencerem pela diferença de 1 gol.

 

Tabela de jogos da 5ª rodada do Brasileirão 2017:

  • 06/06, 20:00 – Fluminense 1×1 Atlético-PR
  • 07/06, 19:30 – Atlético-MG 1×0 Avaí
  • 07/06, 19:30 – Coritiba 1×0 Palmeiras
  • 07/06, 21:00 – Santos 1×0 Botafogo
  • 07/06, 21:45 – Vasco 2×5 Corinthians
  • 07/06, 21:45 – Sport Recife 2×0 Flamengo
  • 08/06, 19:30 – São Paulo x Vitória
  • 08/06, 19:30 – Atlético-GO x Ponte Preta
  • 07/06, 20:00 – Chapecoense x Grêmio
  • 08/06, 21:00 – Bahia x Cruzeiro

 

Classificação (antes dos jogos de 8/jun):

  1. Corinthians – 13
  2. Coritiba – 12
  3. Chapecoense – 10 (saldo de 5 gols) [joga hoje]
  4. Fluminense – 10 (2 gols)
  5. Grêmio – 9 [joga hoje]
  6. Ponte Preta – 7 (3 gols)  [joga hoje]
  7. Cruzeiro – 7 (0 gols) [joga hoje]
  8. Botafogo – 7 (0 gols)
  9. Sport Recife – 7 (-2 gols)
  10. Bahia – 6 (2 vitórias, 5 gols)  [joga hoje]
  11. São Paulo – 6 (2 vitórias, 2 gols)  [joga hoje]
  12. Santos – 6 (2 vitórias, -2 gols)
  13. Vasco – 6 (2 vitórias, -7 gols)
  14. Flamengo – 6 (1 vitória, 1 gol)
  15. Atlético-MG – 6 (1 vitória, 0 gols)
  16. Palmeiras – 4 (0 gols)
  17. Avaí – 4 (-4 gols)
  18. Atlético-PR – 2
  19. Vitória – 1  [joga hoje]
  20. Atlético-GO – 0  [joga hoje]

Legenda: Verde: Libertadores | Roxo: Pré-Libertadores | Azul: Sul-Americana | Vermelho: Série B

Artigo atualizado em 8 de junho, para contabilizar os jogos da noite anterior.