Futebol: Podcast

São Paulo e Atlético-MG perto do Z-4; Palmeiras vence outra e o Fluminense se recupera; acompanhe todos os resultados da 9ª rodada do Campeonato Brasileiro

[powerpress]

A primeira metade da 9ª rodada do Campeonato Brasileiro, realizada ontem, foi mais equilibrada que a anterior – na qual os donos da casa levaram uma surra. Desta vez foram 3 vitórias dos mandantes, 2 dos visitantes e apenas 1 empate. Teve time grande que se complicou mais um pouco e favorito que venceu – mas segue não convencendo. Assim como teve equipes se reabilitando e confirmando a tendência de crescimento dentro da competição.

 

Atlético-PR 1 x 0 São Paulo

Com o zagueiro Lucão “barrado” do time depois de suas falhas – e declarações – no último final de semana, o São Paulo foi até a Arena da Baixada enfrentar o Atlético-PR e o tabu que cerca o confronto na casa do Furacão (em 16 jogos foram 11 derrotas do tricolor e 5 empates). E não deu.

Com Militão, Lugano e Rodrigo Caio na zaga – novamente desentrosada e mal-posicionada – o São Paulo foi vazado logo aos 3 minutos do primeiro tempo pelo zagueiro Wanderson.

Com a vantagem no placar, o Atlético se fechou na defesa e, no melhor estilo “Tite”, esperou pelo contra-ataque (que veio, mas não foi bem aproveitado). A equipe paulista tentou alguma pressão, mas, sem criatividade e qualidade, pouco ameaçou.

Com o resultado, o time do técnico Eduardo Baptista segue sua campanha de recuperação e já pode respirar aliviado, fora do Z-4 – que está, neste momento, perigosamente perto do São Paulo, que aproveitou o mercado aberto ontem e fez compras de reforços no atacado (Jonatan Goméz, Petros, Robert Arboleda e Matheus Jesus). Resta saber se estes nomes são a solução para os problemas tricolores e até onde vai a paciência da torcida com Rogério Ceni – que segue no cargo escorado apenas na imagem que construiu como goleiro do clube. Independentemente de qualquer coisa, corrijo o que disse sobre o tricolor no começo da competição: não tem elenco pra ser rebaixado, mas está correndo um risco gigantesco se mantiver este desempenho ruim.

 

Palmeiras 1 x 0 Atlético-GO

Com um gol de Borja, o Palmeiras venceu o Atlético-GO ontem, no Allianz Parque e agora ocupa a sétima posição na tabela a apenas 1 ponto da zona para a Libertadores. Mas, verdade seja dita, foi pouco.

O Palmeiras tem muito mais elenco e muito mais recursos que o Atlético-GO que – com todo respeito à sua torcida – é um dos piores times do Brasileirão, somando 2 vitórias e 7 derrotas. O Verdão venceu, mas passou por apuros e o Dragão quase marcou por duas vezes.

É muito pouco para um time que “se planejou” e investiu para ser campeão. E, com nove rodadas, acredito que já deu tempo para Cuca definir um time titular e um esquema de jogo como base. Depois que resolver isso, acho que ele até pode voltar a pedir a contratação de mais atacantes.

 

Atlético-MG 2 x 2 Sport

O Atlético-MG é outro “favorito” que não engrena nem sob decreto. Ontem, no Horto, a equipe do técnico Roger Machado saiu atrás no placar, buscou a virada e levou o empate. Fortes emoções o tempo todo!

A verdade é que há tempos o Galo não joga bem no Horto. Aquela pressão que o time exercia sobre o adversário em outros tempos já não existe mais e os mineiros colecionam tropeços em casa neste Brasileirão. Esqueçam aquela história de “caiu no Horto, tá morto”. Isso é passado.

O Sport também é um time que não se ajuda nem um pouco. Saiu na frente, jogava bem na casa do adversário e em dois lances bobos – de grande falta de atenção da equipe – tomou a virada.

Virada que não serviu para animar o time mineiro, que voltou para o segundo tempo no mesmo ritmo “morno” dos primeiros 45 minutos. Resultado? Foi dominado pelo Sport que chegou ao empate em cobrança de pênalti de Diego Souza e só não virou porque Lenis perdeu a melhor chance do jogo.

No final, foi um empate ruim para os dois times: o Sport segue sendo o primeiro time no Z-4 com 9 pontos e o Atlético-MG está imediatamente acima, com 10. Assim como o São Paulo, o Galo tem time pra seguir na Série A, mas tá pedindo pra cair.

 

Vitória 0 x 2 Santos

Com dois gols de Copete, em assistências de Bruno Henrique, o Santos chegou à sua quarta vitória seguida no Brasileirão (são 5 jogos de invencibilidade) e agora está na terceira colocação do Campeonato Brasileiro – a melhor recuperação, até aqui, de um dos times apontados como candidato ao título na primeira rodada. O resultado interrompe a boa série de 3 jogos sem perder do Vitória do técnico Alexandre Gallo.

Com o resultado, o time baiano entrou no Z-4 e deverá seguir brigando até o fim do campeonato para fugir do rebaixamento.

Já o Santos de Levir Culpi/Elano (sim, tem dedo do auxiliar nestes resultados) parece ter embalado de vez e está pronto para entrar na briga pelo título – porque na luta pela vaga na Libertadores está mais do que garantido.

 

Botafogo 3 x 1 Vasco

No clássico carioca deu a lógica. Superior o tempo todo no Engenhão, o Botafogo não tomou conhecimento do Vasco – que segue sem vencer fora de casa no Brasileirão –, e com dois gols de Roger (Victor Luis completou o placar), subiu para a 5ª colocação na tabela e voltou a brigar por uma vaga na Libertadores de 2018. O Vasco descontou com Caio Monteiro.

O Botafogo segue disputando a competição em seu ritmo: com muita aplicação e tendo consciência de que não tem um elenco de astros. Um time operário que segue dando bons resultados.

Para o torcedor vascaíno há também um alento: na próxima rodada o cruzmaltino recebe o Atlético-GO em São Januário – estádio onde venceu todos os seus jogos pelo campeonato até aqui.

 

Avaí 0 x 3 Fluminense

O Fluminense encerrou a série de 4 jogos sem vitória e passou por cima do modestíssimo Avaí ontem na Ressacada. Com gols de Maicon (contra), Henrique Dourado e Mascarenhas, o tricolor não precisou fazer grande esforço para confirmar seu favoritismo.

Com o resultado, o tricolor volta a figurar no Z-6 que garante vaga à Libertadores (ocupa a 6ª posição com 14 pontos) e afunda mais um pouco o Avaí, lanterna do campeonato com apenas 5 pontos conquistados até aqui (1 vitória e 2 empates).

 

Jogos de hoje da 9ª rodada

A 9ª rodada do Brasileirão termina hoje, dia 22, com os seguintes jogos:

  • Corinthians x Bahia – Arena Corinthians – 19:30
  • Ponte Preta x Cruzeiro – Moisés Lucarelli – 19:30
  • Flamengo x Chapecoense – Ilha do Urubu – 21:00
  • Grêmio x Coritiba – Arena do Grêmio – 21:00