Brasileirão Série A

Santos x Avaí na 38ª rodada tem disputa pelo vice e luta contra o rebaixamento

Santos Copete
Foto: Ivan Storti / Santos FC

Santos pode ser vice-campeão do Brasileirão 2017; Avaí foge da degola

Apesar de já conhecer seu campeão, o Campeonato Brasileiro reservou muitas emoções para a rodada final. Um dos jogos que mais prometem é Santos x Avaí. No alto da tabela, o Peixe já está classificado para a fase de grupos da Libertadores, mas ainda disputa com Palmeiras e Grêmio o prêmio de 11 milhões de reais destinado ao vice-campeão. Na 18ª posição, o Avaí só conseguirá se manter na Série A se vencer e ainda contar com o tropeço de dois de seus três adversários diretos: Sport, Coritiba e Vitória. O duelo acontece no domingo, dia 3 de dezembro, às 17 horas, na Vila Belmiro.

Depois de aproveitar os vacilos do goleiro Muralha para vencer o Flamengo de virada na Ilha do Urubu, o Santos volta à Vila Belmiro para fazer em casa o último jogo do ano. A vitória pode transformar seu prêmio de quarto colocado no Brasileirão (5,6 milhões de reais) na premiação pelo vice-campeonato (11,3 milhões). Isso, é claro, se contar com tropeços do Palmeiras diante do Atlético Paranaense e do Grêmio contra o Atlético Mineiro. Se depender do interesse dos gremistas no duelo da 38ª rodada, pelo menos o terceiro lugar da competição está bem ao alcance, basta o Peixe fazer o dever de casa e vencer o quase rebaixado Avaí. O Santos é o terceiro melhor mandante do campeonato e conta com a segunda melhor defesa.

Para o Avaí, a situação é bem complicada. Com 42 pontos na tabela, disputa a permanência na Série A com o Sport, que também tem 42 pontos, Coritiba e Vitória, ambos com 43. No saldo de gols, o Avaí leva a pior diante dos três, por isso um empate não será suficiente. Apenas um triunfo é capaz de dar alguma esperança ao Azurra. A boa notícia é que o time vem de uma sequência de bons resultados: empatou fora de casa com o Cruzeiro e venceu em casa Palmeiras e Atlético Paranaense. Apesar de ter terminado o primeiro turno em 19º lugar, a campanha do Avaí no segundo foi bem promissora, alcançando os 44% de aproveitamento. Se considerássemos apenas os jogos do returno, estaria em 13º lugar. O ataque, que era seu calcanhar de Aquiles, deu um salto de 10 gols marcados em 19 partidas do primeiro turno para 18 gols marcados em 18 partidas do returno. Por outro lado, a defesa continuou deficiente e foi vazada em oito dos últimos dez jogos.

 

Palpite

O empenho do Avaí ao lutar até o último instante é louvável, e o Azurra terminará o Brasileirão 2017 com dignidade. Porém, o desespero da degola não deverá ser suficiente para bater a superioridade técnica do Peixe. O palpite fica para a vitória do Santos por 2 a 0.

 

Jogos da 38ª rodada do Brasileirão 2017

Todos os jogos da última rodada do Brasileirão 2017 acontecem simultaneamente. Serão no domingo, dia 3 de dezembro, às 17 horas.

  • 17:00 – Atlético-GO x Fluminense
  • 17:00 – Atlético-MG x Grêmio
  • 17:00 – Atlético-PR x Palmeiras
  • 17:00 – Botafogo x Cruzeiro
  • 17:00 – Chapecoense x Coritiba
  • 17:00 – Santos x Avaí
  • 17:00 – São Paulo x Bahia
  • 17:00 – Sport x Corinthians
  • 17:00 – Vasco x Ponte Preta
  • 17:00 – Vitória x Flamengo