Brasileirão Série A

Santos recebe o Palmeiras pela 7ª rodada do Brasileirão 2017 – e verde é a cor do favorito

Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação

Depois de vencerem seus jogos no final de semana e recuperarem um pouco da “moral perdida”, Santos e Palmeiras fazem o clássico paulista da sétima rodada do Campeonato Brasileiro amanhã, à partir das 21:45.

Pelo lado santista a grande novidade estará no banco de reservas: Levir Culpi estréia no comando do Peixe depois de assumir o lugar de Dorival Júnior, dispensado depois da derrota para o Corinthians. Elano, que comandou o alvinegro por duas rodadas (vitórias sobre o Botafogo por 1 a 0 e Atlético-PR por 2 a 0) volta ao posto de auxiliar técnico e será uma incômoda sombra para Culpi que precisará mostrar serviço rapidamente se não quiser ouvir os gritos da torcida pedindo a recondução do ex-ídolo ao posto de técnico.

Já o Palmeiras se lembrou do que é vencer batendo o Fluminense por 3 a 1 no Allianz Parque no último sábado. Mesmo sem jogar um bom futebol, o Verdão papou os três pontos e, com um elenco muito superior ao do Santos, leva algum favoritismo para a Vila Belmiro.

Confira também os demais prognósticos:
» Corinthians x Cruzeiro
» Chapecoense x Vasco
» Sport x São Paulo
» Flamengo x Ponte Preta
» Vitória x Botafogo
» Atlético-MG x Atlético-PR
» Atlético-GO x Avaí

 

Santos

Depois de pouco mais de seis meses afastado do futebol – desde sua demissão do Fluminense –, Levir Culpi volta a trabalhar em um clube grande e já tem pela frente a missão de acabar com uma estatística bastante incômoda: em 2017 o Santos não venceu um único clássico regional. Pelo Paulistão foi derrotado por Palmeiras, São Paulo e Corinthians – para quem também perdeu pelo Brasileirão no jogo que custou o emprego de Dorival Júnior.

Pelo menos Levir pôde observar o trabalho do auxiliar-técnico Elano em dois jogos e receber, de mão beijada, a receita do sucesso deste Santos: a velocidade. Abrindo mão da experiência de jogadores como Ricardo Oliveira e apostando em nomes novos como Kayke, o interino conseguiu emendear duas vitórias e levar o Peixe aos 9 pontos.

Para a partida de amanhã, Culpi poderá contar com o retorno de Lucas Lima – que estava contundido. Resta saber se ele usará o meia, fazendo uma opcão pela criatividade ou se manterá Vitor Bueno na armação apostando na velocidade de Copete e Bruno Henrique abertos pelas pontas.

 

Palmeiras

Depois de passar por uma fase meio conturbada onde o próprio técnico Cuca chegou a dizer que o elenco atual – embora muito mais caro –, é inferior ao do ano passado (que consquistou o título), o Palmeiras chega na Vila Belmiro embalado por uma vitória expressiva (mas nem um pouco convincente) sobre o Fluminense no último sábado.

E não serão os 3 a 1 conquistados no Alianz Parque que farão o comandande alviverde repetir a escalação. Ainda na busca de um “time titular”, Cuca poderá deixar Zé Roberto no banco e apostar em Egídio na lateral esquerda – o que será uma temeridade, já que, embora lento, o veterano é um marcador muito mais eficiente que o jovem que ainda não se firmou no time.

Na outra lateral, Jean – de novo –, não agradou e, perdendo cada vez mais espaço, deverá ser substituído por Mayke. No mais, o time deverá ser o mesmo que venceu o Fluminense na rodada anterior – a menos que Cuca “surte” e mude tudo no vesteiário, como fez no jogo contra o São Paulo (que resultou na derrota palmeirense). Tudo é possível.

 

Prognóstico

Técnico por técnico, Cuca está muito acima de Levir Culpi (que também está abaixo de Dorival Júnior – que apesar de ser melhor, não conseguia fazer o Santos “render”). A vitória da última rodada dá um pouco de gás para o Palmeiras, porém o time ainda está no “período crítico” de seu técnico: uma oscilação pela qual todas as equipes em que trabalha passam até estabilizarem e darem resultado. Isso pode definir o jogo na Vila Belmiro.

Se Culpi seguir a “cartilha de Elano”, apostará na velocidade e, nisso, o Palmeiras terá problemas nas duas laterais. O Santos pode achar o caminho do gol pelos lados. Se for conservador e apostar alto em Lucas Lima, o novo técnico do Peixe pode se decepcionar e marcar mais um “x” no quadro de clássicos perdidos de 2017.

Em nossa opinião, Santos e Palmeiras empatam em 2 a 2. Um resultado ruim para ambos, mas, pelo investimento feito, pior para o Verdão.