Brasileirão Série A

Santos recebe o Flamengo no Pacaembu; confira o prognóstico deste jogo e a tabela da 18ª rodada do Campeonato Brasileiro

Foto: Ivan Storti/Santos FC

Uma semana depois de se enfrentarem pelas quartas de final da Copa do Brasil, Santos e Flamengo se encontram novamente hoje, desta vez no Pacaembu e pela 18ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2017 (na TV, Globo e Premiere a partir das 21:45). Para o Peixe o duelo significa uma oportunidade de tomar a vice-liderança do Grêmio (que enfrenta o Atlético-GO no mesmo horário). O Flamengo, por sua vez, tentará vencer para reassumir o 4º lugar no Brasileirão (esperando, também, o resultado do jogo entre Botafogo e Palmeiras).

 

Invicto há 5 rodadas

Analisando apenas o G-6 do Brasileirão, o Santos – ao lado do Grêmio – é o time com o melhor aproveitamento nas últimas 5 rodadas: foram 11 pontos conquistados com 3 vitórias e 2 empates sendo que um deles foi no “confronto direto” com o Grêmio pela vice-liderança na rodada anterior. No campeonato, o Peixe acumula 9 vitórias, 4 empates e 4 derrotas.

Avesso à mudanças radicais, o técnico Levir Culpi deverá manter a base do time que empatou na última rodada. Isso pode significar que o veterano atacante Ricardo Oliveira – recuperado de uma pneumonia – poderá estar entre os 11 titulares, apesar de seu fraco desempenho no último domingo (muito em função, claro, de sua falta de ritmo de jogo).

Em fase final de recuperação de uma lesão muscular, o volante Renato poderá ficar à disposição do técnico e ser uma opção para o segundo tempo. Por outro lado, o argentino Vecchio, que vinha sendo usado como titular, deverá seguir fora. Quem também não joga é o recém-contratado Matheus Jesus, que ainda precisa buscar seu melhor condicionamento.

 

De olho no G-4

Seguindo com a análise do desempenho apenas do times sque hoje estão no G-6, o Flamengo decepciona mais uma vez. Faturou apenas 6 dos 15 pontos possíveis nas últimas 5 rodadas e como consequência perdeu o 4º lugar na tabela do Brasileirão para o Palmeiras – que venceu o Avaí por 2 a 0 no sábado. Campeão de empates na Série A – 8 até aqui – o Rubro-Negro segue “patinando” e jogando muito abaixo daquilo que o seu elenco pode.

Assim como Levir Culpi, o técnico Zé Ricardo não é adepto de grandes mudanças no time. Mesmo assim, depois do bom desempenho mostrado na partida contra o Corinthians no último domingo, é possível que o meia William Arão fique com a vaga de Cuellar. Se acordar com um desejo incrível de tentar coisas novas e viver loucamente, o técnico pode ousar e deixar o intocável Márcio Araújo no banco.

Independentemente desta eventual mudança, o professor comemora o fato de poder contar com o goleiro Diego Alves, o meia Geuvânio e o atacante Éverton Ribeiro – que ficaram fora do duelo da semana passada por não estarem inscritos na Copa do Brasil. Sem dúvida, um Flamengo mais forte do que aquele que perdeu por 4 a 2 na Vila Belmiro há uma semana.

 

Prognóstico

Definitivamente a ousadia não faz parte do “cardápio” dos dois times. Nem Levir Culpi e muito menos Zé Ricardo gostam de “inventar” ou “arriscar”. Isso não deverá mudar para o duelo de hoje. Diante disso, e pelo que os times vêm apresentando no Campeonato Brasileiro, o empate é o palpite mais seguro com uma leve possibilidade de vitória do Santos (leve, porque Diego Alves não é Muralha).

 

Os jogos da 18ª rodada do Campeonato Brasileiro e a programação da TV

Quarta-feira – 02/08/2017

  • 19:30 – Sport x Fluminense – Ilha do Retiro (Premiere, SporTV) – Palpite: Sport
  • 19:30 – Chapecoense x Bahia – Arena Condá (Premiere) – Palpite: Bahia
  • 21:00 – Atlético-MG x Corinthians – Mineirão (Premiere) – Palpite: empate
  • 21:00  – Vitória x Ponte Preta – Barradão (Premiere) – Palpite: Ponte Preta
  • 21:45 – Botafogo x Palmeiras – Engenhão (Globo, Premiere) – Palpite: Botafogo
  • 21:45 – Santos x Flamengo – Pacaembu (Globo, Premiere) – Palpite: empate
  • 21:45 – Atlético-GO x Grêmio – Olímpico (Globo, Premiere) – Palpite: Grêmio

Quinta-Feira – 03/08/2017

  • 19:30 – São Paulo x Coritiba – Morumbi (Premiere) – Palpite: Coritiba
  • 19:30 – Atlético-PR x Avaí – Arena da Baixada (Premiere) – Palpite: Avaí
  • 20:00 – Vasco x Cruzeiro – Raulino de Oliveira (Premiere, SporTV) – Palpite: Cruzeiro