Brasileirão Série A

Santos precisa da vitória contra o Grêmio, na Vila Belmiro, para garantir-se na Libertadores de 2018

Foto: Ivan Storti / Santos FC

Sem muito mais o que almejar no Brasileirão, Santos luta para conquistar uma vaga na Libertadores, enquanto que o Grêmio só pensa no Lanús.

Desprezando completamente o Campeonato Brasileiro e focado apenas na primeira partida da final da Libertadores no próximo dia 22 em Porto Alegre, o Grêmio chega à Vila Belmiro recheado de reservas para enfrentar um Santos que imaginava encontrar seu rumo sob o comando de Elano após a demissão de Levir Culpi mas que, diante da dura realidade de 4 derrotas em 5 jogos, briga apenas para confirmar sua vaga no G-4, com chances cair para o G-6.

 

Jornada acidentada

O Santos começou o Campeonato Brasileiro sob o comando de Dorival Júnior – hoje no São Pualo  que não resistiu ao início ruim do Peixe e caiu na 4ª rodada da competição após uma derrota por 2 a 0 para o Corinthians. Elano assumiu o comando do time interinamente e conseguiu bons resultados até a chegada de Levir Culpi que, pouco a pouco, foi queimando seu filme na Vila Belmiro até o icônico episódio da “Demissão que Nunca Veio”, mas que chegou uma semana depois. Novamente sob o comando de Elano, o Peixe ensaiou uma reação e teve a possibilidade de ameaçar a liderança do Corinthians, mas tropeçando em seus próprios erros, caiu da vice-liderança para a 4ª colocação. Com o fim da briga pelo título de Campeão Brasileiro de 2017, o Santos luta hoje contra os maus resultados e por uma chance de disputar a Libertadores do ano que vem.

Como o Grêmio, que faz nesta semana a primeira partida da grande final do torneio continental contra o Lanús em Porto Alegre. Usando a partida contra o São Paulo na última quarta-feira como uma espécie de “treino de luxo” para o time, Renato Gaúcho chega à Vila Belmiro com uma eqiuipe recheada de reservas e pouco se importando com o resultado – como, aliás, boa parte da torcida tricolor. Mesmo assim, o Grêmio segue forte e garantido na Libertadores de 2018 mesmo que perca todas as partidas que lhe restam no Brasileirão, pois, com 61 pontos não pode mais ser alçançado pelo Vasco, o 8º colocado (por conta do 5º lugar do Cruzeiro e seu título da Copa do Brasil o G-6 é, hoje, um G-7).

 

Como chegam

A campanha do Santos não é de arrancar suspiros de ninguém: foram até aqui 15 vitórias, 11 empates e 9 derrotas, garantindo-lhe o 4º lugar com 56 pontos. Nos últimos 5 jogos, entretando, o time conquistou apenas 3 pontos em 15 possíveis – uma jornada que ajudou a acabar de vez com suas chances de título mesmo antes do encontro entre Corinthians e Fluminense na última quarta-feira.

O Grêmio vem um pouco melhor, com 18 vitórias, 7 empates e 10 derrotas. Foram 11 pontos conquistados nos últimos 15 disputados. Um desempenho bom – mesmo para uma equipe que nitidamente não tem interesse no Brasileirão.

Como entrará com um time reserva, Renato Gaúcho não terá problemas para escalar o Grêmio, Diferente de Elano que não poderá contar com o contestado e talentoso Lucas Lima.

 

Nosso palpite

O Santos tem sido um bom mandante no Campeonato Brasileiro e o Grêmio costuma sofrer quando faz uso de escalações “alternativas”. Como precisa muito da vitória para pelo menos garantir-se matematicamente na próxima Libertadores, o Peixe deve pressionar o tricolor desde o início e tentar se aproveitar dos “vacilos” da “equipe B” do Grêmio. A vitória santista é o palpite mais razoável para este duelo.

 

JOGOS E PALPITES DA 36ª RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2017

Domingo, 19 de novembro

  • 17:00 – Flamengo x Corinthians – Palpite: empate
  • 17:00 – São Paulo x Botafogo – Palpite: Botafogo
  • 17:00 – Sport x Bahia – Palpite: Bahia
  • 17:00 – Vitória x Cruzeiro – Palpite: Cruzeiro
  • 19:00 – Atlético-GO x Chapecoense – Palpite: Chapecoense
  • 19:00 – Santos x Grêmio – Palpite: Santos
  • 19:00 – Atlético-MG x Coritiba – Palpite: Coritiba
  • 19:00 – Atlético-PR x Vasco – Palpite: Empate

Segunda-feira, 20 de novembro

  • 17:00 – Fluminense x Ponte Preta – Palpite: Fluminense
  • 20:00 – Avaí x Palmeiras – Palpite: Palmeiras