Brasileirão Série A

Santos e Corinthians fazem o “clássico das muralhas” no Brasileirão. Confira o prognóstico!

Foto: Ivan Storti/Santos FC

Às 16h de domingo, duelo alvinegro na Vila Belmiro é a grande atração da 23ª rodada

Escola do futebol ofensivo, o Santos, quem diria, se agarra agora à sua defesa. E neste domingo, às 16h, na Vila Belmiro, o adversário santista será praticamente um “irmão gêmeo” melhorado neste sentido. O Corinthians que hoje lidera o Brasileirão e desafia o Santos fora de casa conta com um desempenho impressionante na defesa. São 11 gols sofridos pela equipe, contra apenas 14 do Santos em 22 jogos até aqui. Chamar a partida deste domingo de “clássico das muralhas” dispensa justificativas. As duas equipes não têm só as melhores defesas deste campeonato – e sim de toda a história do Brasileirão.

O fator Cássio

O Corinthians está tranquilo como poucos líderes estiveram no Brasileirão. O time tomou sustos pontuais, verdade, mas a campanha é incontestável. Os sete pontos de liderança para o Grêmio são fortes demais para qualquer um questionar o que o time de Fábio Carille está fazendo.

E o que o clube faz como ninguém neste Brasileirão é se trancar na defesa. Um dos grandes méritos da campanha é a excelente fase do goleiro Cássio, presença praticamente certa no Brasil que está garantido para a Copa do Mundo da Rússia.  Ele está brilhando tanto que tem se consagrado também como um grande pegador de pênaltis na atualidade.

Não dá para limitar a brilhante atuação da defesa corintiana apenas ao goleiro. O desempenho dos laterais também está superando qualquer expectativa. Tanto Fagner, na direita, quanto Guilherme Arana, pela esquerda, estão entre os grandes nomes da competição. Pablo e Balbuena, a dupla de defesa que deve ser escalada para domingo, também é garantia de segurança e de paz para a sempre exigente torcida corintiana.

O pilar defensivo é também uma das armas do Corinthians para tamanho sucesso fora de casa. O líder do campeonato é o visitante mais complicado deste Brasileirão, com inacreditáveis oito vitórias em dez partidas como visitante. O Corinthians ainda não perdeu fora de casa neste campeonato. É mesmo um desempenho impressionante.

Santos conta com o fantástico Vanderlei

Embora a situação de Cássio seja praticamente incontestável, é verdade que o Santos há muitos anos não contava com um goleiro tão sensacional como Vanderlei. Os mais jovens vão dizer que desde Fábio Costa o clube não estava em tão boas mãos. Os mais antigos podem até recuar um pouco mais no tempo e lembrar o argentino Agustín Cejas ou o uruguaio Rodolfo Rodríguez.

Sempre famoso pelo “futebol moleque” e por brilhar ao longo das décadas por tantos e tantos gols marcados, o Santos hoje é um time forte na retaguarda muito por conta também da boa fase dos laterais Zeca e Victor Ferraz. Lucas Veríssimo e Gustavo Henrique são igualmente eficientes e devem ter um teste à altura para parar Jô e companhia neste domingo.

Chama atenção o bom funcionamento da equipe sob o comando de Levir Culpi, que assumiu o clube em junho e conseguiu fazer o que é prioridade para dez de dez treinadores: arrumar o sistema defensivo logo de cara.

Um dos segredos da boa fase das defesas de Santos e Corinthians se vê no passado de cada um dos treinadores. Afinal, Levir Culpi e Fábio Carille foram zagueiros quando eram jogadores, e ambos sabem, na prática e na teoria, a importância de segurar os ataques adversários.

Palpite

Muita marcação, muita pegada e um jogo “decidido em uma única bola” como costumam dizer os técnicos. É esta a cara que o Santos x Corinthians deve ter neste domingo.

O Santos vai jogar pensando na Libertadores que precisa encarar na semana que vem no Equador, contra o Barcelona. O Corinthians joga sem se preocupar  com o amanhã. Resta saber se o time não vai se conformar com um empate na Vila Belmiro – um resultado sempre positivo, e que segue sendo assim.

Imaginamos um 1×1 sem muitas discussões. E para você? Como será o domingo em Santos?

Jogos da 23ª rodada do Brasileirão 2017

Sábado, 9 de setembro

 

  • 16:00 – Atlético-MG x Palmeiras – Palpite: Empate
  • 18:00 – Vasco x Grêmio – Palpite: Vasco
  • 19:00 – São Paulo x Ponte Preta – Palpite: São Paulo

 

Domingo, 10 de setembro

 

  • 11:00 – Atlético-PR x Coritiba – Palpite: Atlético-PR
  • 16:00 – Santos x Corinthians – Palpite: Empate
  • 16:00 – Sport x Avaí – Palpite: Sport
  • 16:00 – Vitória x Fluminense – Palpite: Fluminense
  • 19:00 – Botafogo x Flamengo – Palpite: Empate
  • 19:00 – Chapecoense x Cruzeiro – Palpite: Chapecoense
Segunda-feira, 11 de setembro

 

  • 20:00 – Atlético-GO x Bahia – Palpite: Bahia