Copa Libertadores

Santos deve encaminhar a vaga para as semifinais da Libertadores contra o Barcelona, em Guayaquil

Foto: Ivan Stori/Santos FC

Depois que foi apresentado ao Locro de Papa – uma espécie de escondidinho equatoriano – meu camarada Miguel Gonzales acredita que tudo que vem do Equador é bom. Inclusive o futebol. O sujeito está tão convicto disso que vai tentar convencer você também de que o Santos – único invicto na Libertadores até aqui – não terá forças para superar o Barcelona de Guayaquil e avançar para as semifinais do torneio. Tadinho…

 

A defesa garante

Além de ser o único time ainda invicto na Libertadores, a vitória sobre o Corinthians pelo Campeonato Brasileiro no último domingo, deu ao Santos a impressionante marca de 16 jogos sem derrotas – somando todas as competições em que participa. A equipe da Vila Belmiro caiu pela última vez em 28 de junho – 2 a 0 diante do Flamengo na Ilha do Urubu. De lá pra cá, o alvinegro não sabe o que é perder.

Este sucesso atual se deve muito a boa forma do sistema defensivo do Peixe – a segunda melhor defesa do Brasileirão com 14 gols sofridos, atrás apenas do Corinthians neste quesito. Firme na defesa e com um ataque por vezes envolvente, o Santos tem tudo para surpreender o Barcelona no Equador e voltar para casa com a classificação encaminhada. E, talvez, algumas porções de Locro de Papa na bagagem.

 

O momento dos dois times

Apesar de fazer uma campanha mediana – inesperada até – na Libertadores, o Barcelona de Guayaquil não vem bem no campeonato nacional onde soma duas vitórias, três empates e três derrotas e está 11 pontos longe do líder Deportivo Cuenca. Por este motivo, titulares vêm sendo poupados no Campeonato Equatoriano para que o time tenha força máxima na Libertadores. Apesar disso, os donos da casa não poderão contar com o atacante Ariel, o lateral Tito Valencia e o meia Cristian Aleman, todos entregues ao departamento médico do clube. Por outro lado, o  lateral Mario Pineida e os volantes Gabriel Marques e Erick Castillo estão liberados pelo DM e poderão atuar sem restrições

O Santos também havia meio que desistido do Brasileirão até o jogo do último domingo. A vitória diante do líder Corinthians reacendeu as esperanças de título na Vila Belmiro. Com isso o time de Levir Culpi seguirá dividindo sua atenção nas duas competições. Para o jogo de amanhã, o técnico não poderá contar com Gustavo Henrique, Copete, Vecchio, Nilmar e Vitor Bueno. Mesmo assim, terá um elenco forte para atingir o objetivo fora de casa (ainda mais com Vanderlei no gol).

No confronto direto em jogos oficiais, Barcelona de Guayaquil e Santos enfrentaram-se apenas na Libertadores de 2004, com duas vitórias do time brasileiro: 3 a 1 no Equador e 1 a 0 na Vila Belmiro.

 

Possíveis escalações

Os times deverão ir à campo com as seguintes formações:

Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, David Braz e Zeca; Renato, Alison e Lucas Lima; Thiago Ribeiro, Bruno Henrique e Ricardo Oliveira. Técnico: Levir Culpi.

Barcelona: Máximo Banguera; Castillo, Darío Aimar, Luís Caicedo, Beder Caicedo; Marques e Calderón; Esterilla, Marcos Caicedo e Erick Castillo; Álvez. Técnico:  Guillermo Almada.

 

Nosso palpite

De maneira bem resumida, são times que jogam de modo muito parecido: procuram a posse de bola não para impôr o seu estilo de jogo ou agredir o adversário e sim para manterem suas defesas protegidas. Foi assim que o Santos veio invicto até aqui e o Barcelona “engrossou” pra cima do Botafogo no Rio e eliminou o Palmeiras no Allianz Parque. Por conta disso, não devemos esperar um jogo cheio de gols ou com grandes lances ofensivos. Mesmo com o empate sendo uma aposta mais segura, eu acredito que o Santos tem mais time e conseguirá, no Equador, a vitória que praticamente o colocará nas semifinais da Libertadores – o jogo de volta está marcado para o próximo dia 20 na Vila Belmiro.

 

Quartas de final, jogos de ida

Quarta-feira, 13 de setembro:

  • 19h15: San Lorenzo x Lanús – palpite: San Lorenzo.
  • 21h45: Barcelona x Santos – palpite: Santos.
  • 21h45: Botafogo x Grêmio – palpite: Grêmio.

 

Quinta-feira, 14 de setembro:

  • 21h45: Jorge Wilstermann x River Plate – palpite: empate.