Brasileirão Série A

Santos de olho na vice-liderança e Fluminense querendo a Libertadores esquentam o Brasileirão nesta segunda

Foto: Divulgação Santos Futebol Clube

Duas equipes chegam com grandes objetivos, mas em momentos distintos

Não podemos dizer que a 20ª rodada do Campeonato Brasileiro se encerra nesta segunda-feira, porque o duelo entre Chapecoense e Corinthians foi adiado, mas o dia marca um desfecho importante deste final de semana da competição, que tem Santos e Fluminense se enfrentando na Vila Belmiro focados em subir na tabela.

 

Santos tenta subir mais

Com a ausência do Corinthians, derrota do Grêmio e os empates de Palmeiras e Sport, o Santos entra em campo para ser a equipe que melhor aproveitou estes últimos dias. Isso porque uma vitória o deixaria com um ponto a menos do vice-líder e com nove de vantagem para o primeiro fora do G-6.

O melhor de tudo é que se depender da fase atual o desfecho é bem provável. O Santos não sabe o que é perder há 12 jogos, desde o revés para o Flamengo, em 28 de junho, pela Copa do Brasil. Além disso, o desempenho em casa, seja jogando na Vila Belmiro ou no Pacaembu, está impecável, com seis triunfos seguidos. Mais do que vencer, o alvinegro praiano está convencendo, com 15 gols marcados neste período, apesar de ter sofrido seis.

O único ponto negativo foi a forma que o time foi dominado pelo Atlético-PR na quinta-feira, pela Copa Libertadores. Porém, como o clube tinha a vantagem no placar agregado, era algo até aceitável.

 

Fluminense mira o G-6

Sofrendo com a instabilidade desde que o começou o Campeonato Brasileiro, o Fluminense tem enfim a grande chance de encostar no G-6. Como Cruzeiro e Flamengo foram derrotados, o tricolor pode saltar para a sétima colocação e isso empatado em pontos com Sport Recife e Atlético-PR, que estão em quinto e sexto, respectivamente. Para isso, só precisa de uma vitória.

Aí que mora o problema, pois o time vai de uma boa atuação para um desempenho sofrível de um jogo para o outro. Por outro lado, o rendimento do clube como visitante tem sido bem positivo. A equipe é a sétima com melhor aproveitamento, com três vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas. Considerando Brasileirão e Sul-americana, os cariocas não sabem o que é perder fora de casa há sete partidas, desde 10 de junho, quando caíram para o Palmeiras, por 3 a 1.

Outro fator para o Fluminense se apegar é na qualidade do ataque, que é o quarto mais efetivo da competição, com 29 gols marcados. Em compensação, a defesa tem deixado a desejar, sendo a sétima mais vazada.

 

Retrospecto de Santos x Fluminense

Os times se encontraram 82 vezes em jogos oficiais até aqui e o histórico aponta imenso equilíbrio. O Santos aparece na frente com 34 vitórias, mas o Fluminense já levou a melhor em 32 oportunidades, além de 16 empates.

A vantagem só muda de lado quando considerados apenas os duelos no Rio de Janeiro, que aí o tricolor toma a ponta, com 24 triunfos, sete empates e 14 reveses.

No primeiro turno, em um grande jogo, o Fluminense sofreu, mas levou a melhor por 3 a 2.

 

Prováveis escalações

Sem novos problemas, as duas equipes entram em campo com a base dos últimos jogos.

Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Verissimo, David Braz e Zeca; Alison, Yuri e Lucas Lima, Bruno Henrique, Copete e Ricardo Oliveira.

Fluminense: Julio Cesar; Lucas, Henrique, Renato e Marlon; Wendel, Marlon Freitas, Orejuela, Wellington Silva e Gustavo Scarpa; Henrique Dourado.

 

Palpite

Como o Santos tem apresentado uma regularidade nas últimas apresentações e joga em casa, a equipe tem tudo para levar a melhor sobre o Fluminense, que vive situação inversa. Com os dois ataques sendo fortes, a expectativa também é que a partida tenha muitos gols

 

Jogos da 20ª rodada do Campeonato Brasileiro 2017

Segunda-feira, 14 de agosto

  • 12:00 – Santos x Fluminense. Palpite: Santos vence por 2×1

Quarta-feira, 23 de agosto (Adiado)

  • 19:30 – Chapecoense x Corinthians.

 

Classificação do Campeonato Brasileiro 2017

  1. Corinthians, 47 – Libertadores
  2. Grêmio, 39 – Libertadores
  3. Santos, 35 – Libertadores
  4. Palmeiras, 33 – Libertadores
  5. Sport Recife, 29 – Pré-Libertadores
  6. Atlético-PR, 29 – Pré-Libertadores
  7. Flamengo, 29 – Copa Sul-Americana
  8. Botafogo, 28 – Copa Sul-Americana
  9. Cruzeiro, 27 – Copa Sul-Americana
  10. Atlético-MG, 26 – Copa Sul-Americana
  11. Fluminense, 26 – Copa Sul-Americana
  12. Coritiba, 25 – Copa Sul-Americana
  13. Vasco, 25
  14. Ponte Preta, 24
  15. Bahia, 23
  16. São Paulo, 22
  17. Chapecoense, 22 – Série B
  18. Avaí, 21 – Série B
  19. Vitória, 19 – Série B
  20. Atlético-GO, 15 – Série B