NBA

San Antonio Spurs vai para a final do Oeste. E no Leste, dá Celtics ou Wizards?

NBA 2017
Foto: Maddie Meyer/Getty Images

Time de Greg Popovich volta à decisão da conferência depois de dois anos fora

O San Antonio Spurs é o finalista da Conferência Oeste da NBA, Jogando fora de casa, a equipe atropelou o Houston Rockets por 114×75 na noite desta quinta-feira e definiu a série melhor de sete no Jogo 6.

O resultado foi dos mais surpreendentes. A primeira razão foi a péssima pontaria dos Rockets, que tiveram sua pior partida no playoff e somaram apenas 75 pontos – uma quantidade indigna na própria temporada, ainda mais em jogo decisivo.

James Harden se escondeu em sua barba e foi o vexame da noite – ou melhor, do pós-temporada, mas sobre ele falamos a seguir.

O segundo grande espanto da surra deste Jogo 6 foi a ausência de Kawhi Leonard, que ao contrário do que prometera, não atuou em Houston. Ele torceu o tornozelo no Jogo 5 e precisou ficar fora da prorrogação.

   

Sai o craque, entra o time

Sem Kawhi e sem Tony Parker, que havia se lesionado antes, Gregg Popovich se viu obrigado a fazer das suas. E ele fez com maestria, comprovando o gênio incrível que é. Os Spurs jogaram como uma verdadeira equipe, um conjunto brilhante onde todos tiveram vez.

Nesta noite, a bola desceu redondo para LaMarcus Aldridge, principal nome dos Spurs, responsável por 34 pontos e 12 rebotes. Mas ele teve companheiros à altura. Pau Gasol somou 10 pontos e 11 rebotes, enquanto Jonathon Simmons anotou 18 pontos e Patty Mills, outros 14.

O desempenho coletivo atropelou James Harden, responsável por só 10 pontos, sendo superado por Trevor Ariza (20 pontos) e Clint Capela (15 pontos e 12 rebotes). Foi a despedida mais melancólica possível para um Houston que encantou na temporada regular e teve alguns sopros de bom basquete no playoff, mas a imagem que fica é mesmo a do toco de Manu Ginóbili em James Harden. Depois dali, a equipe não voltou mais para quadra. Nenê tampouco. O pivô brasileiro não atuou também nesta partida, lesionado que está.

A disparidade entre as equipes foi clara desde o começo, embora os primeiros minutos tenham sido de um Rockets lutando bastante para não deixar o San Antonio abrir distância. Mas Aldridge e Gasol comandaram o garrafão, e a diferença em favor dos Spurs disparou logo no segundo quarto.

Mesmo jogando fora de casa, o intervalo no placar era de 61×42 para os soldados de Popovich, e esta margem só cresceu. O momento mais constrangedor veio no período final, quando o San Antonio abriu 42 pontos (!!) de frente. Uma surra espantosa, ainda mais sem Kawhi em quadra.

Resta ver o que Popovich tem agora na manga para o seu grande desafio: o Golden State Warriors, que está com um 8-0 impecável no playoff até aqui. A primeira partida da final será no domingo, com mando de quadra do Golden State, às 16h30 (de Brasília). Estamos ansiosos desde já.

   

Em 24 segundos…

…A imperdível atração desta sexta vai ser Wizards x Celtics em uma semifinal na qual só os mandantes venceram até agora. Está 3×2 Boston, e o jogo será em Washington.

…Isaiah Thomas justificou seu baixo rendimento das últimas partidas garantindo que agora ele está “jogando para o time”. Depois do apagão de James Harden em Houston, convém escutar e observar, porque pelo menos o Boston está vencendo e Isaiah está com papel muito mais positivo que o “Barba”, uma gigante decepção para todo mundo.

…Quem tem chance de provar que merece mais crédito é John Wall. O armador do Washington conquistou aplausos pelo que fez até aqui, mas é de se imaginar que ele dificilmente vai ter em sua carreira outra série tão parelha e indefinida para demonstrar seu valor.

   

O jogaço da NBA nesta noite será:

  • 21h – Washington Wizards x Boston Celtics (Celtics 3-2)

   

Os placares da semifinal do Oeste foram:

  • Jogo 6 – San Antonio Spurs 114×75 Houston Rockets
  • Jogo 5 – San Antonio Spurs 110×107 Houston Rockets
  • Jogo 4 – Houston Rockets 125×104 San Antonio Spurs
  • Jogo 3 – San Antonio Spurs 103×92 Houston Rockets
  • Jogo 2 – San Antonio Spurs 121×96 Houston Rockets
  • Jogo 1 – Houston Rockets 126×99 San Antonio Spurs

   

Como terminaram os jogos na Conferência Leste até aqui:

  • Jogo 5 – Boston Celtics 123×101 Washington Wizards
  • Jogo 4 – Washington Wizards 121×102 Boston Celtics
  • Jogo 3 – Washington Wizards 116×89 Boston Celtics
  • Jogo 2 – Boston Celtics 129×119 Washington Wizards
  • Jogo 1 – Boston Celtics 123×111 Washington Wizards

 

Comentários

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.