Mais esportes

Rússia é campeã dos Jogos Mundiais Wroclaw 2017

Foto: BTWphotographers Maziarz / Rajter / Divulgação

Alemanha ficou em segundo e a Itália em terceiro lugar.

Brasil terminou na 16º posição, caindo cinco lugares em relação a Cali 2013. Nossos atletas decepcionaram principalmente nas artes marciais, onde estava a maior parte de nosso contingente, e no punhobol. Confirmamos porém, que somos os melhores do mundo no handebol de areia.

 

Festa polonesa

A Polônia fez bonito atuando em casa. As cerimônias de abertura e encerramento foram simples, porém belas, envolventes e emocionantes. O país trabalhou duro para receber o mundo em Wroclaw.

A delegação polonesa conquistou medalhas nos Esportes Aéreos, na Dança, no Jiu-Jitsu, no Karatê, no Salvamento, no Muyai Thai, no Levantamento de Peso, no Sumô, no Remo Indoor, no Kickboxing e no Motociclismo.

Estes últimos três foram Esportes Demonstração em 2017 e poderão ser efetivados para 2021. Não se sabe ainda o futuro de Escalada e Karatê nos Jogos Mundiais, pois ambos serão olímpicos a partir de 2020. É possível, que assim como a Ginástica Rítmica, o Levantamento de peso e o Tiro com Arco, apenas provas não olímpicas sejam disputadas em Birmingham 2021.

 

As medalhas do Brasil

As medalhas de ouro do Brasil vieram do Handebol de Areia feminino e masculino, do Karatê Kumitê até 55kg feminino, com Valéria Kumizaki; e do Levantamento de Peso, com Ana Castellain, na categoria peso pesado.

As de prata saíram com a dupla feminina de bocha rafa; e no peso leve feminino de Sumô, com Luciana Montgomery.

As de bronze foram conquistadas por Hernanit Veríssimo, nos 75kg Kumitê de Karatê; e com Rafaela Freitas da Patinação Artística, na disciplina livre.

 

Show no Handebol de Areia

O papel do Brasil no Handebol de Areia, tanto feminino, quanto masculino, talvez faça desta modalidade a mais forte da nação nos Jogos Mundiais.

Os homens conquistaram o tricampeonato consecutivo. Na primeira fase derrotaram Uruguai e Austrália por 2 sets a 0 e perderam para o Qatar por 2 a 1. Nas quartas de final, passaram pela Polônia por 2 a 0 e na semifinal ganharam da Hungria por 2 a 0. Sorte que os qataris perderam a sua partida diante da Croácia e foram tentar o bronze. Na decisão, o Brasil bateu os croatas por 2 a 1 e deu a volta olímpica.

As mulheres festejaram o bicampeonato de forma invicta. Sem perder nenhum set, as vítimas das Verde e Amarelas foram Austrália, Polônia, Taiwan, Tunísia, Espanha e Argentina.

 

Esportes coletivos

Os Estados Unidos não confirmaram seu favoritismo e perderam a medalha de ouro no futebol americano. Tudo bem que em campo não estavam os melhores da NFL. O título ficou com a França, o vice com a Alemanha e o bronze com os norte-americanos.

O corfebol é uma modalidade holandesa. Deu a lógica e os laranjas ficaram com o ouro, ao bater Taiwan na decisão. A Bélgica ficou em terceiro lugar.

Pouca gente sabe mas o Brasil tem uma das seleções mais fortes do planeta de punhobol, praticado principalmente pelos descendentes alemães. Os germânicos ficaram com o ouro, os suíços com a prata e os austríacos com o bronze. Os brasileiros terminaram em quarto lugar, à frente de Argentina e Chile. Não tivemos a competição feminina.

No lacrosse masculino, os Estados Unidos não deram mole e venceram o Canadá por 11 a 8 na grande final. A Austrália também subiu ao pódio.

No caiaque polo, a Alemanha papou os ouros das mulheres e dos homens, derrotando respectivamente Itália e França nas finais. A Espanha ficou com o bronze do masculino e a Itália com o do feminino.

No floorbol, Suécia e Suíça fizeram uma final emocionante que terminou com festa azul e amarela. A Finlândia beliscou o bronze.

No hóquei sobre patins, que foi olímpico em 1992, a República Checa mostrou que é muito forte na modalidade ao golear a França por 5 a 1 na disputa pelo ouro. A Suíça bateu o Canadá por 4 a 3 pelo bronze.

 

Cabo de Guerra sonha em recuperar prestígio de outrora

O Cabo de Guerra foi esporte oficial dos Jogos Olímpicos de 1900, 1904, 1908, 1912 e 1920. Muito praticado em escolas, a modalidade sonha em retornar ao programa olímpico.

Em Wroclaw, aconteceram três competições da modalidade: nos 540kg feminino, a China levou a melhor ao superar Taiwan por 3 a 0. Nos 700kg masculino, a Suíça prevaleceu sobre a Holanda por 3 a 0. Já nos 640kg masculino, tocou hino do Reino Unido, após apertada contenda contra a Suíça.

 

Birmingham 2021

Birmingham, cidade de 212 mil habitantes, no centro do estado do Alabama se prepara para receber os Jogos Mundiais de 2021. Ela foi anunciada como sede em janeiro de 2015, depois de derrotar Lima (no Peru) e Ufa (na Rússia).

A Associação Internacional dos Jogos Mundiais disse ter recebido diversas candidaturas para 2025 mas não divulgou quais seriam, nem um calendário para a escolha da futura anfitriã.

 

Quadro de medalhas (ouro – prata – bronze)

  1. Rússia – 28 – 21 – 14
  2. Alemanha – 18 – 10 – 14
  3. Itália – 16 – 13 – 13
  4. França – 14 – 14 – 15
  5. Ucrânia – 10 – 7 – 8
  6. Colômbia – 9 – 10 – 2
  7. Japão – 9 – 6 – 7
  8. China – 8 – 7 – 5
  9. Bélgica – 7 – 9 – 8
  10. Estados Unidos – 6 – 11 – 5
  11. Hungria – 6 – 4 – 4
  12. Dinamarca – 6 – 0 – 0
  13. Polônia – 5 – 6 – 9
  14. Belarus – 4 – 2 – 5
  15. Suécia – 4 – 2 – 5
  16. Brasil – 4 – 2 – 2
  17. Suíça – 3 – 8 – 4
  18. Coréia do Sul – 3 – 6 – 3
  19. Austrália – 3 – 5 – 6
  20. Tailândia – 3 – 5 – 2