Brasileirão Série A

Rodada 12 do Brasileirão: Avaí que se segure para não ser goleado pelo Grêmio! Veja o prognóstico

FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Enquanto o Tricolor voa na temporada 2017, equipe catarinense luta a duras penas para sair da zona de rebaixamento; jogo será realizado em Porto Alegre

Domingo (09), o Grêmio tem uma senhora oportunidade de garantir mais três pontos na tábua de classificação do Brasileirão 2017. E chegariam em boa hora. Depois de duas derrotas consecutivas na competição, o Tricolor viu o Corinthians abrir sete pontos de distância na ponta da tabela. Na vice-liderança, os gaúchos já são ameaçados por Flamengo e Palmeiras, que vêm logo abaixo.

 

GRÊMIO X AVAÍ

Na Arena do Grêmio, os mandantes receberão o Avaí às 16h (horário de Brasília). A equipe catarinense faz campanha muito ruim e está na penúltima colocação com apenas nove pontos – 13 a menos que os gremistas. E se os últimos resultados no Campeonato Brasileiro decepcionaram o técnico Gaúcho, a equipe vai muito bem na Copa do Brasil, quando abriu as quartas de final com uma vitória por 4 a 0 sobre o Atlético-PR (casa), e na Libertadores, depois de bater o Godoy Cruz (ARG) por 1 a 0, em Mendoza, na partida de ida das oitavas de final, realizada na última terça-feira (04).

 

HISTÓRICO DO CONFRONTO

Quando o assunto é o retrospecto nos jogos entre os dois times na história, o Grêmio dá um banho com 12 vitórias em 17 partidas, enquanto o Avaí só ganhou três vezes, além de dois empates. Na última vez que o local da partida foi Porto Alegre, o Tricolor Imortal se deu bem. Era a 28ª rodada do Brasileirão de 2015. Os donos da casa fizeram 3 a 1. A derradeira vitória do Leão da Ressacada sobre os gaúchos foi em 2010, nas oitavas de final da Copa do Brasil, pelo placar de 3 a 2. Mas como o duelo de ida terminou em 3 a 1 para os gremistas, os catarinenses acabaram eliminados.

 

FOCO NO BRASILEIRÃO

E coitado do Avaí. Como serão cinco rodadas ininterruptas focadas no Campeonato Brasileiro, o time de Renato Gaúcho fará de tudo para diminuir a diferença de pontos para o Corinthians. Com ótimo desempenho nas competições de mata-mata, a ordem é ganhar “gordura” no Brasileirão para o momento em que a Copa do Brasil e, principalmente, a Libertadores voltarem à pauta.

Já pelos lados dos catarinenses, bateu o alívio pelo fato de a equipe não ter levado gols nos últimos jogos. Mas o experiente zagueiro Betão, com passagens por Corinthians e Santos, sabe que o grande desafio será neutralizar as infiltrações matadoras de Luan. Aliás, o medalhista de ouro na Rio 2016 com a Seleção Brasileira tem despertado o interesse de muitos clubes na Europa. Só da Itália já foram duas sondagens. Primeiro foi a Internazionale. Agora, quem se mostra disposta a abrir os cofres pela joia gremista é a Sampdoria. Especula-se que o clube genovês estaria disposto a pagar 18 milhões de euros pelos direitos do meia-atacante.

Renato Gaúcho tem total consciência de que o sucesso do time, justamente na época em que a janela de transferências do Velho Continente, aumenta consideravelmente o risco de debandada no elenco. Além de Luan, outros atletas tricolores estão sendo cobiçados. São os casos de Ramiro, Geromel e Pedro Rocha, que se notabilizou como um excelente garçom para os atacantes gremistas, principalmente o paraguaio Lucas Barrios, que vive grande fase depois de uma passagem irregular pelo Palmeiras. Um desfalque certo no próximo domingo é o goleiro Marcelo Grohe, que se machucou contra o Godoy Cruz.

 

Prováveis escalações:

GRÊMIO: Léo; Edílson, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Michel, Arthur, Ramiro, Luan e Pedro Rocha; Barrios.
Técnico: Renato Gaúcho

AVAÍ: Douglas Friedrich; Diego Tavares, Betão, Fagner Alemão e Capa; Luan, Judson, Juan e Marquinhos; Joel e Romulo (Júnior Dutra).
Técnico: Claudinei Oliveira

 

Palpite:

É complicado exaltar alguma coisa sobre o Avaí… talvez as belas moças de Florianópolis que vão assistir ao time na Ressaca. Nem isso adianta, pois o duelo será em Porto Alegre. O Grêmio é a melhor equipe do país na atualidade. Trata-se de uma verdadeira máquina mortífera. Os mandantes vencerão por três gols de vantagem. Simples assim.

 

Jogos do final de semana:

A seguir, confira os demais jogos da 12ª rodada do Brasileirão 2017 (favoritos em negrito):

  • 08/07 – 16:00 – Atlético-GO x Vitória
  • 08/07 – 18:00 – Vasco x Flamengo – palpite: empate
  • 08/07 – 19:00 – Corinthians x Ponte Preta
  • 09/07 – 11:00 – Chapecoense x Atlético-PR
  • 09/07 – 16:00 – Cruzeiro x Palmeiras
  • 09/07 – 16:00 – Bahia x Fluminense – palpite: empate
  • 09/07 – 19:00 – Botafogo x Atlético-MG
  • 09/07 – 19:00 – Santos x São Paulo
  • 10/07 – 20:00 – Coritiba x Sport Recife – palpite: empate