Brasileirão Série A

Rodada 10: prognóstico de Cruzeiro e Coritiba, partida entre duas incógnitas do Brasileirão

Foto: Pedro Vilela/Getty Images

Coxa começou a competição com tudo, mas apresenta enorme queda de rendimento nas últimas rodadas; já a Raposa e seus medalhões ainda não mostraram a que vieram

Vai ficar no quase, morre na praia, cavalo paraguaio. Três das mais tradicionais definições para os times de quem se espera algo que não se cumpre no fim. Será que é o destino de Cruzeiro e Coritiba neste Brasileirão? Os dois têm aspectos distintos em suas trajetórias, mas já vão despertando a desconfiança de seus torcedores mesmo às vésperas da 10ª rodada, quando nem perto da metade da competição estamos.

 

CRUZEIRO X CORITIBA

No próximo domingo (25), às 16h (horário de Brasília), a Raposa fará as honras da casa para o Coxa, quando a missão de ambos será reencontrar o caminho das vitórias. Enquanto os mineiros vêm de três jogos sem triunfos, os paranaenses não conseguem um resultado positivo desde que derrotaram o Palmeiras, no Couto Pereira, pela 5ª rodada.

No início do Campeonato Brasileiro, ninguém esperava muito coisa da equipe do Alto da Glória, mas o início surpreendente, com quatro vitórias nas cinco primeiras rodadas, animou a torcida e deixou os críticos atentos. Foi então que a expectativa por voos mais altos em 2017 aumentou. Porém, as últimas quatro partidas trouxeram resultados frustrantes e apenas três pontos, apesar de que os comandados de Pachequinho duelaram com três dos melhores times do campeonato: Corinthians, Grêmio e Botafogo.

De vice-líder, o Coritiba caiu para a quinta colocação e já sofre enorme pressão, pois a diferença para o Vasco, atual 12º colocado, é de apenas três pontos. Portanto, uma possível derrota em Belo Horizonte pode provocar uma queda vertiginosa na tabela. Mas a realidade é que pouco se espera do Coxa, que conta com um elenco bem inferior a clubes como o Flamengo, Atlético-MG e o próprio Cruzeiro, que, atualmente, estão em posições abaixo na tábua de classificação. Para piorar, Kleber Gladiador, ídolo da torcida, pode pegar um gancho de 12 partidas por ter agredido de forma desleal dois adversários no duelo contra o Bahia.

 

CRUZEIRO: ELENCO DE PESO E APROVEITAMENTO PÍFIO

Basta dar uma conferida no plantel da Raposa para se certificar de que estamos diante de um verdadeiro esquadrão, com nomes do quilate de Thiago Neves, Lucas Silva, Rafael Sóbis, Arrascaeta, Robinho, Fabio, Ábila e mais recentemente Rafael Marques e Sassá. Natural é imaginar um grupo desses no alto da tabela. Porém, a Raposa passou a assumir o papel de coadjuvante.

Há quase um ano no comando técnico celeste, Mano Menezes ainda não conseguiu colocar a equipe no patamar que se espera. Depois de perder o título mineiro para o arquirrival, Atlético-MG, e ter sido eliminado logo na primeira fase da Copa Sul-Americana, o treinador, antes unanimidade, já sofre pressão por parte da torcida – apesar de ainda contar com o respaldo da diretoria. No entanto, os dirigentes, que investiram forte para esta temporada, não vão se contentar com o clube oscilando entre a metade e a parte inferior da tabela.

 

HISTÓRICO DO CONFRONTO

Ao todo, Cruzeiro e Coritiba se enfrentaram 45 vezes em confrontos oficiais. E a vantagem do lado azul da capital mineira é grande, com 21 vitórias, contra 11 dos paranaenses, além de 13 empates. Aliás, o placar igual foi registrado no último encontro entre os dois, justamente no Mineirão, palco do próximo duelo. Como visitante, o Coxa ganhou da Raposa em apenas duas ocasiões.

 

Prováveis escalações:

CRUZEIRO: Fábio; Ezequiel, Léo, Caicedo, Diogo Barbosa; Lucas Romero, Ariel Cabral (Lucas Silva), Robinho, Thiago Neves, Rafael Sóbis, Alisson.
Técnico: Mano Menezes

CORITIBA: Wilson; Dodô (Léo), Werley, Márcio, William Matheus; Jonas (Iago), Alan Santos (Tiago Real), Matheus Galdezani; Henrique Almeida, Alecsandro e Rildo.
Técnico: Pachequinho

 

Palpite:

Todo respeito à apaixonada torcida do Coxa, mas a queda de rendimento da equipe já era esperada. O Coritiba não conta com um time para brigar pelo título. Já o Cruzeiro tem. O desafio dos mineiros é alcançar o patamar de Corinthians e Grêmio, além de descontar os 12 pontos que os separam da ponta da tabela. E no próximo domingo, na esperança de repetir a ótima atuação contra os gremistas, na última segunda-feira (19), minha indicação é de que a equipe celeste ganhará com dois gols de frente.

 

Jogos da 10ª rodada do Campeonato Brasileiro 2017

A seguir, confira os outros duelos da 10ª rodada do Brasileirão (favoritos em negrito):

  • 24/06 – 19:00 – Santos x Sport Recife
  • 25/06 – 11:00 – Vasco x Atlético-GO
  • 25/06 – 16:00 – Atlético-PR x Vitória
  • 25/06 – 16:00 – São Paulo x Fluminense – palpite: empate
  • 25/06 – 16:00 – Grêmio x Corinthians
  • 25/06 – 16:00 – Ponte Preta x Palmeiras – palpite: empate
  • 25/06 – 18:30 – Bahia x Flamengo
  • 25/06 – 19:00 – Chapecoense x Atlético-MG – palpite: empate
  • 26/06 – 20:00 – Botafogo x Avaí