Brasileirão Série A

“Robin Hood” do Brasileiro, Santos tem nova chance e encara Atlético Goianiense pela 30ª rodada do Brasileirão

Santos Brasileirão 2017
Foto: Ivan Storti / Santos FC

Invicto há cinco jogos, alvinegro praiano vem de três empates consecutivos contra equipes da parte debaixo da tabela; em situação praticamente insustentável, Dragão tem último suspiro 

Se você gosta de contos mitológicos certamente já ouviu falar da saga de Robin Hood, um fora da lei inglês que roubava da nobreza para dar para os pobres. Guardadas suas devidas proporções, é claro, é por aí o cenário do Santos, quarto colocado no Brasileirão, a dez rodadas do fim. Carrasco dos grandes do G-6, o Peixe tem sido um verdadeiro cavalheiro contra times da parte debaixo da tabela. São desperdícios e mais desperdícios de pontos na briga pelo título nacional que não vem desde 2002. Pela “enésima vez”, o time da Baixada Santista tem a oportunidade de se aproximar do líder Corinthians através do confronto com o lanterna Atlético Goianiense, neste domingo (22 de outubro), às 17h, na Vila Belmiro. Será que Ricardo Oliveira e companhia finalmente acabarão com a generosidade e marcarão território? Confira o prognóstico da partida!

 

Robin Hood do Brasileirão

Se já é difícil secar o Corinthians, imagine quando o primeiro colocado do nacional tropeça e a sua missão é apenas vencer um adversário em crise? Bom, o Santos teve duas chances raríssimas de encostar no líder do Brasileirão nas últimas duas rodadas. E adivinha o que aconteceu? Empates e mais empates. São três igualdades na sequência para equipes que brigam contra o rebaixamento – Ponte Preta (1×1), Vitória (2×2) e Sport (1×1) –, o que torna Levir Culpi e seus comandados o Robin Hood do campeonato.

A diferença que poderia estar em apenas três pontos para o Timão no início desta rodada, agora é de nove. Um alvinegro praiano que teve a frieza de vencer o todo poderoso Corinthians na Vila Belmiro, derrotar o Palmeiras no Allianz Parque e segurar o Grêmio em Porto Alegre não consegue ser efetivo contra clubes da zona da confusão. Então, o que esperar do duelo contra o Dragão?

 

Rei dos empates

Uma coisa é certa, a torcida santista está cansada de ver seu time somar um ponto a cada partida. É bom Lucas Lima, que está em final de contrato, se mexer porque o clube precisa urgentemente de seus passes para abocanhar os três pontos. O Santos, que tem o mesmo número de pontos – 50 – de Grêmio e Palmeiras na tabela, é considerado o Rei das Igualdades, ao lado do Fluminense, com um total de 11 no Brasileirão. Em termos de comparação, o Corinthians já igualou o marcador em oito oportunidades, enquanto o vice-líder gaúcho e o alviverde ficaram com cinco empates cada. Ou seja, os comandados de Levir Culpi poderiam estar em situação bem melhor na classificação se tivessem ganhado mais jogos.

 

Pressão

Bater o lanterna do campeonato é obrigação. Pelo menos é o que pensa parte da torcida santista, que logo após mais um 1×1 do clube no Brasileirão, ocorrido na noite de ontem, pichou os muros da Vila Belmiro. Lucas Lima e Zeca são os principais alvos. Chegou a hora dar uma resposta?

 

Último suspiro

O Atlético Goianiense chega para o embate desanimado por conta das chances desperdiçadas nas rodadas anteriores. Com dois jogos consecutivos em casa – contra Palmeiras e Vasco -, o Dragão tinha a possibilidade de emendar duas vitórias e ficar próximo da saída da zona do rebaixamento. Mas como tem sido de praxe quando joga no Olímpico, o time goiano foi derrotado pelos paulistas e cariocas e praticamente “sepultou” sua permanência na Série A.

Apesar da imensa dificuldade em sair da lanterna, o time rubro-negro espera usar o fator surpresa para derrubar o Santos. Foi fora de casa que o clube aprontou para cima de Corinthians, Avaí e Ponte Preta. Será que vem mais um inesperado triunfo?

Com 26 pontos, o Dragão ocupa a última posição do Campeonato Brasileiro. A diferença para o Vitória, primeiro time fora do Z-4, é de sete pontos. Assim, resta aos comandados de João Carlos Sanches “vencer ou vencer”.

 

Jogos da 30ª rodada do Brasileirão 2017

Sábado, 21 de outubro

  • 17:00 – Vasco x Coritiba – Palpite: Vasco

Domingo, 22 de outubro

  • 17:00 – Santos x Atlético Goianiense – Palpite: Santos
  • 17:00 – São Paulo x Flamengo – Palpite: empate
  • 17:00 – Cruzeiro x Atlético Mineiro – Palpite: Cruzeiro
  • 17:00 – Atlético Paranaense x Sport – Palpite: Atlético Paranaense
  • 17:00 – Bahia x Vitória – Palpite: Bahia
  • 19:00 – Ponte Preta x Avaí – Palpite: Ponte Preta
  • 19:00 – Chapecoense x Fluminense – Palpite: empate

Segunda-feira, 23 de outubro

  • 20:00 – Botafogo x Corinthians – Palpite: Corinthians