Paulista Feminino

Rio Preto e Santos fazem a final do Campeonato Paulista de Futebol Feminino 2017

Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

Meninas da Vila viajam a Mirassol para enfrentar o Jacaré no Campos Maia.

Sábado é dia de final no Campeonato Paulista de Futebol Feminino. Após três fases e vinte e duas rodadas, Rio Preto e Santos despontam como finalistas do campeonato, e se enfrentarão em jogos de ida e volta. O primeiro confronto será no dia 30 de setembro, às 15 horas, no Estádio Municipal José Maria de Campos Maia, em Mirassol.

 

Santos

Donas de melhor aproveitamento ao longo de toda a competição, as Meninas da Vila conquistaram 19 vitórias, 2 empates — ambos diante do Corinthians, na 3ª e na 10ª rodadas — e 1 única derrota, diante do próprio Rio Preto, em um jogo fora de casa na segunda fase, com placar 2 a 1. A campanha superior à do Jacaré lhes garantiu a vantagem de decidir o segundo jogo da final em casa.

Nas semifinais, o Santos enfrentou a Ponte Preta. No duelo de ida, venceu fora de casa, com gol de Florencia no segundo tempo. Na volta, Brena abriu o placar de cabeça, logo aos 9 minutos de jogo. Ketlen entrou em campo no segundo tempo para amplicar a vitória diante da torcida e anotar o 100ª gol do time na temporada 2017. Ao longo de todo o campeonato, as Meninas da Vila sofreram apenas 9 gols, metade dos sofridos pelo Rio Preto.

 

Rio Preto

Assim como o Santos, as meninas do Jacaré também empataram com o Corinthians. Foi no confronto de volta das semifinais, na Arena Barueri. O Rio Preto já havia vencido por 2 a 0 em casa no jogo de ida, ocasião em que Adriana, artilheira do time, marcou seu 13ª gol no campeonato e Monica mandou fechar a conta ao balançar as redes nos acréscimos. Para avançar na competição, o Rio Preto poderia ter perdido por até um gol. Porém, segurou o placar no 0 a 0 na casa do oponente e conquistou a vaga na final.

Além deste empate, a campanha conta também com 18 vitórias e 3 derrotas. A primeira foi na estreia, 3 a 1 diante da Ferroviária. O segundo revés aconteceu na segunda fase, em jogo contra o São José, com gol aos 42 do segundo tempo, e o terceiro foi o 1 a 0 diante do próprio Santos. O Rio Preto já soma 70 gols pró no campeonato, uma média de 3,2 por jogo, contra 2,6 do Santos.

 

Retrospecto

Santos e Rio Preto se encontraram quatro vezes na temporada de 2017, e o time da casa venceu em todas as ocasiões. Os dois primeiros confrontos foram pelo Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino, e os dois últimos pelo Campeonato Paulista.

Resultados dos jogos de 2017:
  • 19/03, 15:30 – Rio Preto 1×0 Santos, no Anísio Haddad
  • 24/05, 17:00 – Santos 1×0 Rio Preto, na Vila Belmiro
  • 20/08, 15:00 – Santos 1×0 Reio Preto, no CT Rei Pelé
  • 26/08, 15:00 – Rio Preto 2×1 Santos, no Campos Maia
Final do Campeonato Paulista de Futebol Feminino:
  • 30/09, 15:00 – Rio Preto x Santos, no Campos Maia
  • 07/10, 16:00 – Santos x Rio Preto, na Vila Belmiro