UFC

Retorno de Khabib Nurmagomedov ao UFC é cercado de tensão e expectativa

Foto: Divulgação/UFC

Precisamos falar de Khabib Nurmagomedov. Neste sábado, pelo UFC 219, o russo mais temido do mundo das lutas volta a ação. Ele enfrenta Edson Barboza na co-luta principal do evento, que é liderado por Cris Cyborg Vs Holly Holm. Depois de falhar no corte peso e completar mais de um ano fora do octógono, o lutador retorna ao esporte para garantir uma chace pelo cinturão da categoria dos leves. Pressionado e com grandes expectativas depositadas em si, o russo carrega uma grande responsabilidade nos ombros.

Era para Nurmagomedov ter voltado a lutar antes, em março deste ano. Ele faria com Tony Ferguson a luta que definiria o campeão interino dos leves. Mas por conta de uma falha no corte de peso ele acabou impossibilitado de lutar e adiou o combate. Isso unido ao ramadã, período em que muçulmanos praticam jejum ritual, o deixaram fora de combate. Agora, ele volta para colocar fim às incertezas que o cercam a respeito de seu futuro na organização. Durante a semana, ele até brincou, dizendo que irá bater o peso “nem que tenha que cortar uma perna fora”.

Mais do que a missão de confirmar que é um top da categoria e está pronto para lutar pelo título, Nurmagomedov carrega uma representatividade pouco lembrada. Ele é o maior astro russo da história do MMA. O UFC jamais fez um evento no país de mais de 146 milhões de habitantes. E Conor McGregor, mais ícone da companhia, declarou na última semana que sonha um dia lutar na Rússia. Faça as contas! Se Nurmagomedov se confirma como um desafiante ao título e encara Conor McGregor em um evento na Rússia, seria uma mina de ouro para o UFC e um prato cheio para os fãs de lutas.

Companheiro de treinos de Daniel Cormier, campeão meio-pesado do UFC, Khabib tem sido divulgado na internet pelo amigo, que não esconde a empolgação em vê-lo de volta ao octógono. Daniel tem prometido o melhor Khabib que o mundo já viu. E se esse cara realmente aparecer, Edson Barboza estará encrencado.

Nurmagomedov é o favorito segundo as casas de apostas. Apesar de estar há mais de um ano inativo, o russo não costuma falhar. Invicto após 24 lutas, ele dominou todos os seus rivais sem grandes dificuldades e é tido como um futuro campeão do UFC há anos. O duelo com Edson Barboza é na medida certa. O brasileiro vive grande fase, e não há melhor forma provar que está de volta e pronto para lutar pelo título do que vencendo um top da divisão que vem embalado e em grande fase na carreira.