Brasileirão Série A

Reservas do Grêmio defendem a vice-liderança no Campeonato Brasileiro contra o Atlético-PR; veja nosso prognóstico

FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Nitidamente desinteressado no Campeonato Brasileiro, o Grêmio do técnico Renato “Gaúcho” Portaluppi recebe o Atlético-PR neste final de semana pela 21ª rodada da competição com uma formação claramente reserva. Será o suficiente para manter a equipe portoalegrense na vice-liderança do Brasileirão ou o Furacão manterá a boa fase e surpreenderá na Arena do Grêmio?

 

Poupando os titulares

Na semana passada, o técnico do Grêmio, Renato Portaluppi, disse em alto e bom som que colocaria “a garotada” para jogar o Brasileirão sempre que tivesse alguma partida de mata-mata no meio de semana. É a estratégia escolhida pelo “professor” para poupar os titulares e chegar forte nos duelos decisivos. Na próxima quarta-feira, o Grêmio fará o jogo de volta das semifinais da Copa do Brasil contra o Cruzeiro, no Mineirão, com uma vantagem de 1 a 0 conquistada nesta semana em Porto Alegre. Sem poder contar com Pedro Geromel – que sofreu uma contusão no final da partida contra a Raposa e desfalcará o tricolor por pelo menos 3 semanas –, o comandante gremista quer evitar novas baixas.

Isso significa dizer que uma provável queda de rendimento irá acontecer. Das 5 derrotas do Grêmio no Brasileirão, 3 foram com a equipe reserva em campo – uma sarna que, sejamos sinceros, o próprio Renato arrumou para se coçar quando, ainda na 3ª rodada do campeonato, mandou um time formado apenas com garotos na derrota para o Sport por 4 a 3. Não havia necessidade de poupar titulares naquele momento e os frutos chegaram agora, no segundo turno.

De todo modo, independentemente da formação que irá para o jogo, o Grêmio é uma equipe forte e briosa. Depois da derrota no final de semana passado para os resevas do Botafogo por 1 a 0, o tricolor gaúcho não vai querer enfileirar sua segunda derrota em seguida diante de sua torcida – um resultado que pode não lhe custar a segunda colocação mas, dependendo do resultado do jogo entre Santos e Coritiba, pode acabar de vez com a diferença em pontos dos dois times.

Com o melhor ataque da competição (35 gols marcados) e a segunda melhor defesa (19 gols sofridos), o Grêmio simula “desprezo” pelo Brasileirão, mas segue forte na defesa da vice-liderança.

 

Subindo de produção

Depois de um início  preocupante no Brasileirão e passar pelo comando de 3 técnicos, o Atlético-PR parece ter se encontrado nas mãos de Fabiano Soares – que substituiu Eduardo Baptista, que, por sua vez, havia substituído Paulo Autuori (atual gestor de futebol do Furacão).

Invicto há 4 jogos – com 4 vitórias (faturando nos últimos 5 jogos 12 de possíveis 15 pontos) – o Atlético-PR saiu da parte de baixo da tabela e neste momento, com 29 pontos, é o 6º colocado do Brasileirão, na zona de classificação para a Libertadores à frente de bichos-papões como Flamengo, Botafogo e Cruzeiro. Nada mau para o time que começou o campeonato tomando uma goleada de 6 a 2 para o Bahia – devolveu vencendo por 4 a 1 na abertura do segundo turno no final de semana passado.

Com um elenco interessante, a equipe paranaense vem subindo de produção e com 8 vitórias, 5 empates e 7 derrotas passou a incomodar os adversários e é, neste momento, séria candidata a permanecer no G-6 ao final do Brasileirão. Equilibrado na defesa e no ataque – foram 25 gols a favor e 23 gols sofridos – o Atlético-PR é hoje o 7º melhor ataque e a 8ª defesa menos vazada. E pelo que a equipe vem mostrando, a tendência é de que estes números melhorem mais um tanto. Pior para o Grêmio.

 

Nosso prognóstico

Definitivamente a “cabeça” do Grêmio não está, neste momento, no Brasileirão. O raciocínio é: “vão os reservas; se vencerem, é melhor; se empatarem, tudo bem e se perderem, não acontece nada porque continuamos no topo do G-4, atrás do líder”. Não quer dizer que a molecada vai fazer “corpo-mole”. Pelo contrário, eles vão querer mostrar serviço, mas a empolgação contra um time bem mais experiente como o do Atlético-PR pode custar caro. Meu palpite é de que o jogo termine empatado; o Furacão segue invicto para o próximo embate e o tricolor soma mais um ponto para garantir que o Santos não o ultrapasse.

 

Caneladas ao Vivo

Neste domingo, a partir das 16 horas acompanhe nossas Caneladas ao Vivo para Avaí e São Paulo – jogo que vale vaga no Z-4 – pelo Twitter do Ganhador. Venham todos! Vai ter bolo.

 

Programação dos jogos e emissoras de TV para a 21ª rodada do Campeonato Brasileiro

A 21ª rodada do Brasileirão retoma a sua normalidade e ninguém vai ter folga

Sábado – 19/08/2017

  • 16:00 – Corinthians x Vitória – Arena Corinthians (Premiere) – Palpite: Corinthians
  • 19:00 – Flamengo x Atlético-GO – Ilha do Urubu (Premiere) – Palpite: Flamengo

Domingo – 20/08/2017

  • 11:00 – Grêmio x Atlético-PR – Arena Grêmio (Premiere) – Palpite: empate
  • 16:00 – Avaí x São Paulo – Ressacada (Globo, Premiere) – Palpite: Avaí
  • 16:00 – Bahia x Vasco – Fonte Nova (Globo, Premiere) – Palpite: Bahia
  • 16:00 – Ponte Preta x Botafogo – Moisés Lucarelli (Premiere) – Palpite: Ponte Preta
  • 16:00 – Cruzeiro x Sport – Mineirão (Globo, Premiere) – Palpite: Cruzeiro
  • 19:00 – Coritiba x Santos – Couto Pereira (Premiere, SporTV) – Palpite: Santos
  • 19:00 – Palmeiras x Chapecoense – Allianz Parque (Premiere) – Palpite: Palmeiras

Segunda-Feira – 21/08/2017

  • 20:00 – Fluminense x Atlético-MG – Maracanã (Premiere, SporTV) – Palpite: Atlético-MG