UFC

Rafael dos Anjos Vs Robbie Lawler: encontro eletrizante promete sacudir o UFC Canadá

Foto: Divulgação/UFC

Neste sábado, o UFC Fight Night Canadá coloca frente a frente dois tops da categoria dos meio-médios. No evento que acontece em Winnipeg, Rafael dos Anjos e Robbie Lawler fazem as honras da luta principal com um só objetivo em jogo: garantir a posição de próximo desafiante ao título dos meio-médios, atualmente em posse do campeão Tyron Woodley. E o combate é muito mais do que um duelo de alto nível. É o encontro entre dois veteranos conhecidos pelo estilo agressivo e golpes poderosos. Já dizia Galvão Bueno. Prepare o seu coração, amigo!

Dos Anjos vive uma nova fase na carreira. Depois de perder o cinturão dos leves, em julho do ano passado, o brasileiro tentou mais uma vez se sair bem na divisão dos leves (até 71kg), mas acabou derrotado por Tony Ferguson, atual campeão, e decidiu buscar novos ares. Ele estreou nos meio-médios (até 77kg) contra Tarec Saffiedine. Venceu bem, de forma dominante. Mais à vontade na divisão, ele encarou Neil Magny, em setembro. Atropelou o americano no primeiro round com uma finalização rápida, o suficiente para colocá-lo no top 5 da categoria. Agora, diante de um ex-campeão dos meio-médios, Rafael pode garantir sua chance por um novo título inédito para o Brasil no UFC – ele foi o primeiro brasileiro na história a conquistar um cinturão dos leves e pode repetir o feito nos meio-médios.

Do outro lado do cage está Robbie Lawler, um dos lutadores mais assustadores da organização. É tipo aquele aquele monstro do filme de terro que você só vence se arrancar a cabeça. Woodley conseguiu, mas é missão possível para pouquíssimos. Depois de perder o título ao ser nocauteado por Tyron, Lawler diminuiu o ritmo e lutou apenas uma vez. Em julho deste ano, pelo UFC 214, ele bateu Donald Cerrone na decisão em luta bastante movimentada. Um triunfo diante de Rafael pode lhe render uma revanche com Woodley.

O casamento de estilos é interessante. Naturalmente, o melhor caminho para Rafael é buscar a luta de chão. O brasileiro tem um jiu-jitsu afiado. Mas tentar colocar Lawler para baixo é como aquelas promoções malucas de lanchonete. “Se você conseguir comer um hambúrguer de dois quilos em cinco minutos, ele sai de graça.” É possível? Claro que é! Mas é difícil. Há um preço a se pagar. Robbie bate doído, pesado, e não para. Rafael tem de montar uma estratégia muito bem feita, a longo prazo, na minha opinião, já que a luta é de cinco rounds. Lawler é um rival duro de ser nocauteado, não adianta ir com tudo pra cima. Pode faltar gás lá na frente.

É difícil prever o que pode acontecer nesta luta. Ela pode acabar rápido, ou se confirmar como uma guerra de cinco rounds. O fato é que trata-se de um momento especial, daqueles que podemos relaxar a desfrutar de um confronto de alto nível. Rafael dos Anjos e Robbie Lawler são ex-campeões do UFC em atividade, em busca da recuperação do título. Veteranos, eles querem mostrar que ainda tem muito o que mostrar no mundo das lutas.