Brasileirão Série A

Quem irá parar o Corinthians? Será o Atlético-PR neste sábado? Confira o prognóstico da abertura da 14ª rodada

Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Sossegado na liderança com dez pontos à frente do Grêmio, Timão tem tudo para conseguir a vitória e de quebra manter a invencibilidade na competição

Nada como vencer o maior rival – e ainda por cima, como visitante. O Corinthians vive uma das fases mais iluminadas dos últimos anos quando muitos entendem que, mesmo antes da metade do Brasileirão 2017, dificilmente o Timão deixará de ser campeão. E o triunfo por 2 a 0 sobre o Palmeiras, em pleno Allianz Parque, na rodada passada, só reforça o poder do Alvinegro de Parque São Jorge como principal candidato ao título mesmo com mais de 20 rodadas a serem disputadas.

 

CORINTHIANS X ATLÉTICO-PR

Neste sábado (15), o atual líder do Campeonato Brasileiro receberá o Atlético-PR, no Itaquerão, a partir das 19h (horário de Brasília) na abertura da 14ª rodada. Enquanto os donos da casa fazem campanha impecável com quase 90% de aproveitamento (89,7%), o Furacão começa a flertar seriamente com a zona do rebaixamento. Nas últimas três rodadas, os paranaenses acumularam duas derrotas e um empate. O último revés foi para o Cruzeiro, na Arena da Baixada, na última quarta-feira (12), por 2 a 0.

Mas os problemas do Rubro-Negro do Paraná começaram a ficar mais evidentes a partir da derrota, em Curitiba, para o Santos (3 a 2) no primeiro jogo das oitavas de final da Copa Libertadores da América. Apesar de ainda ter como reverter a desvantagem e buscar a classificação, a diretoria preferiu demitir o técnico Eduardo Baptista depois de apenas 13 jogos à frente da equipe.

A situação fez com que Paulo Autuori, então diretor executivo de futebol e antecessor de Baptista, resolvesse pedir demissão. Em solidariedade a Autuori, o meia Carlos Alberto também se desligou do Atlético-PR. Enfim, desenha-se um cenário de total descompasso no Furacão, que acertou com o treinador Fabiano Soares, que fez carreira em Portugal, até o restante da temporada – se ele durar até lá.

 

TIMÃO COM DOIS DESFALQUES IMPORTANTES

Herói do clássico contra o Palmeiras, após sofrer o pênalti que gerou a abertura do placar e por ter marcado o gol que decretou a vitória, Guilherme Arana levou o terceiro cartão amarelo e está fora do confronto contra o Atlético-PR, assim como o meia Rodriguinho. Moisés e Marquinhos Gabriel, respectivamente, devem ser os substitutos.

E o momento é tão bom no Parque São Jorge que ninguém quer sair, quando todos estão focados em manter a excelente fase e comemorar o título no fim do ano. O técnico Fábio Carille, inclusive, revelou que recebeu uma oferta financeiramente tentadora do futebol chinês. Mas o treinador fez juras de lealdade ao Timão e disse que só deixará o cargo se for o desejo do clube.

 

NÚMEROS DO CONFRONTO ENTRE CORINTHIANS E ATLÉTICO-PR

  • 47 jogos oficiais
  • 16 vitórias do Corinthians
  • 15 vitórias do Atlético-PR
  • 16 empates

 

Prováveis escalações:

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Balbuena, Pablo e Moisés (Marciel); Gabriel, Maycon, Jadson, Marquinhos Gabriel e Romero; Jô.
Técnico: Fábio Carille

ATLÉTICO-PR: Weverton; Jonathan, Wanderson, Paulo André e Nicolas, Otávio; Eduardo Henrique, Sidcley (Felipe Gedoz) e Nikão; Eduardo da Silva e Ederson.
Técnico: Fabiano Soares

 

Palpite:

Se o Corinthians perder amanhã (15) será com certeza uma das maiores zebras dos últimos meses. A boa fase do Timão não é um capricho do destino. Apesar de não contar com nenhum astro, a equipe esbanja aplicação tática e muita transpiração dos jogadores. Poucos times são intensos e focados como o Alvinegro de Parque São Jorge. Altamente recomendado já contabilizar os três pontos dos mandantes de véspera.

 

Jogos da 14ª rodada:

Confira os demais confrontos da 14ª rodada do Campeonato Brasileiro 2017 (favoritos em negrito):

  • 16/07 – 11:00 – Palmeiras x Vitória
  • 16/07 – 16:00 – Vasco x Santos
  • 16/07 – 16:00 – Cruzeiro x Flamengo
  • 16/07 – 16:00 – Atlético-GO x Atlético-MG
  • 16/07 – 16:00 – Chapecoense x São Paulo
  • 16/07 – 16:00 – Grêmio x Ponte Preta
  • 16/07 – 19:00 – Coritiba x Fluminense
  • 16/07 – 19:00 – Bahia x Avaí
  • 17/07 – 20:00 – Botafogo x Sport Recife

 

Classificação do Campeonato Brasileiro após a 13ª rodada:

  1. Corinthians – 35 pontos
  2. Grêmio – 25 pontos
  3. Santos – 23 pontos
  4. Flamengo – 23 pontos
  5. Sport – 21 pontos
  6. Cruzeiro – 20 pontos
  7. Palmeiras – 19 pontos
  8. Vasco – 19 pontos
  9. Botafogo – 19 pontos
  10. Coritiba – 19 pontos
  11. Fluminense – 17 pontos
  12. Atlético-MG – 17 pontos
  13. Bahia – 15 pontos
  14. Atlético-PR – 15 pontos
  15. Ponte Preta – 15 pontos
  16. Chapecoense – 15 pontos
  17. São Paulo – 12 pontos
  18. Avaí – 12 pontos
  19. Vitória – 12 pontos
  20. Atlético-GO – 8 pontos