NBA

Quem é quem: confira o nosso guia para o All-Star Game da NBA

Foto: Christian Petersen/Getty Images

Tudo o que é preciso saber para curtir o grande evento esportivo do fim de semana

Mescla de show, esporte e inteligência, o All-Star Game da NBA chega neste fim de semana à sua 66ª edição mostrando ao mundo que está forte como nunca na condição de um dos grandes eventos anuais do esporte.

E nem falamos só de basquete, pois o modelo adotado pela NBA desde 1951 é repassado também a várias outras modalidades.

Entre os tradicionais campeonatos de arremessos de três pontos e de enterradas, o prato principal do All-Star Game será mesmo o jogo entre as seleções das conferências leste e oeste. Ele será realizado no Smooth King Center, em New Orleans, casa do New Orleans Pelicans, a partir das 22h (de Brasília) de domingo.

O Leste carrega uma vantagem histórica. São 37 vitórias até hoje, contra 28 do Oeste – que ganhou as últimas duas.

No ano passado foi atingido inclusive o recorde de pontos, com um impressionante Oeste 196×173.

Acompanhe quem serão os titulares e os reservas e por que eles estão nesta lista formada pela votação do público e dos treinadores da NBA:

 

CONFERÊNCIA LESTE

LEBRON JAMES (CLEVELAND CAVALIERS)
Vai para seu 13º All Star-Game, empatando com Dirk Nowitzki como recordista da atualidade. O maior de todos os tempos neste item é Kareem-Abdul Jabaar, com 18. Chamam atenção suas médias de pontos (26 por jogo) e arremessos (53,9%) nesta temporada. Joga como ala.

KYRIE IRVING (CLEVELAND CAVALIERS)
Esta será a quarta participação do armador. É a máquina dos lances livres. Acerta 90% deles.

JIMMY BUTLER (CHICAGO BULLS)
Ala-armador, vai para seu terceiro ASG. Tem sido o pilar dos Bulls em minutos jogados – 36,6 por partida – e é dotado de uma rapidez rara na NBA de hoje e de qualquer momento. Está na temporada de melhor média de pontos da sua vida. São 24,5 por partida.

DEMAR DEROZAN (TORONTO RAPTORS)
Outro ala-armador e outro jogador que está em seu ápice como cestinha. São 27,3 pontos por jogo. Fará sua terceira participação no All-Star Game.

GIANNIS ANTETOKOUNMPO (MILWAUKEE BUCKS)

O “grego maluco” é o estreante da vez no time do Leste no ASG. Ala-pivô, é o faz-tudo de sua equipe e o jogador que lidera as estatísticas da maioria dos fundamentos. Possui média de 23 pontos, 8,6 rebotes e 5,5 assistências.

TÉCNICO: BRAD STEVENS (BOSTON CELTICS)
Tem 40 anos e comanda os Celtics desde 2013. O Boston ocupa a segunda colocação na Conferência Leste, com 64% de aproveitamento.

Os reservas serão: Isaiah Thomas (Boston Celtics); John Wall (Washington Wizards); Carmelo Anthony (New York Knicks); Kyle Lowry (Toronto Raptors), Paul Millsap (Atlanta Hawks), Paul George (Indiana Pacers) e Kemba Walker (Charlotte Hornets).

 

CONFERÊNCIA OESTE

STEPHEN CURRY (GOLDEN STATE WARRIORS)
O monstro dos arremessos de três pontos vai para seu quatro ASG. Vem em temporada discreta nos números, com uma média de pontos (24,7) abaixo do seu recorde de 30,1 do ano passado. Tampouco brilha nos chutes de três: 41% contra 46%, seu melhor índice. Está calibrado mesmo no lance livre: 91,6%, muito eficiente até mesmo para um armador, como é o seu caso.

KEVIN DURANT (GOLDEN STATE WARRIORS)
O brilhante ala é o mais experiente do Oeste. Faz em 2017 sua oitava participação no Jogo das Estrelas. 25,8 pontos de média. Vive o mesmo caso de Curry. Está longe do seu ápice nas estatísticas.

ANTHONY DAVIS (NEW ORLEANS PELICANS)
Ala-pivô, está em seu quatro ASG. Vive sua melhor fase em média de pontos (27,7) e lances livres (efetividade de 80,1%).

JAMES HARDEN (HOUSTON ROCKETS)
O “Barba” é para muitos o ala do momento da NBA. Está melhor que nunca nos pontos (29,2) e assistências (11,3) por jogo. Será seu quinto All-Star Game.

KAWHI LEONARD (SAN ANTONIO SPURS)
Ala-armador, está em seu ápice também em pontos (25,9 por jogo) e lances livres (89,9% de acertos). Este será seu segundo ASG.

TÉCNICO: STEVE KERR (GOLDEN STATE WARRIORS)
O ex-companheiro de Michael Jordan no Chicago Bulls é técnico dos Warriors desde 2014. Uma curiosidade: ele nasceu em Beirute, a capital do Líbano.

Reservas: Klay Thompson e Draymond Green (Golden State Warriors); DeMarcus Cousins (Sacramento Kings); Marc Gasol (Memphis Grizzlies); DeAndre Jordan (Los Angeles Clippers) e Gordon Hayward (Utah Jazz).

Odds: Leste (2.61) x Oeste (1.48)

 

Além do All-Star Game, outra atração interessante para o brasileiro será o Jogo das Celebridades, às 22h desta sexta-feira. Oscar Schmidt será um dos participantes. Aos 59 anos, esta será sua “estreia” na NBA, liga que ele passou longe durante a carreira por preferir atuar pela seleção brasileira, algo que em seus tempos era impossível conciliar.