Brasileirão Série A

Qual Palmeiras entrará em campo contra o Coritiba: a versão vencedora de 2016 ou a atual?

Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação

Mesmo com a volta de Cuca, comandante da máquina alviverde que conquistou o Brasileirão do ano passado, Verdão segue oscilando e terá um adversário que faz ótimo início na competição

Hoje à noite (07), o Couto Pereira será palco de mais um duelo entre Coritiba e Palmeiras, que passam atualmente por situações distintas da que vivenciaram no Brasileirão do ano passado. Se em 2016, o Coxa lutou para não cair até as últimas rodadas, hoje encontra-se entre os primeiros colocados. Com nove pontos (três vitórias e uma derrota), os paranaenses ocupam a quinta posição na tabela de classificação. Em casa, os comandados de Pachequinho estão com 100% de aproveitamento.

E o Verdão? É, tá difícil. Depois de um começo animador contra o Vasco, na primeira rodada, com uma goleada por 4 a 0, o Alviverde engatou uma ingrata sequência de duas derrotas até o empate em 0 a 0, no último jogo, contra o Atlético-MG, em pleno Allianz Parque. Cuca só não foi vaiado ainda porque o crédito dele com a torcida é bem maior que o oferecido pelo principal patrocinador do clube no mercado.

 

CORITIBA X PALMEIRAS

E não será nada fácil a tentativa palmeirense de dar uma guinada logo mais, às 19h30 (horário de Brasília), no bairro do Alto da Glória, já que os paulistas terão os desfalques de Arouca, Moisés, Thiago Martins, Dudu, Guerra, Jean e Edu Dracena, além de Mina e Borja, que estão com a seleção da Colômbia. Dá quase um time inteiro.

Já os donos da casa precisarão lidar com as ausências de Rodrigo Ramos, que segue em processo de recuperação, depois de sofrer uma lesão na coxa, além do meia Anderson, que tem problema semelhante ao de Ramos e ainda não tem previsão de volta aos gramados. Já Walisson Maia, recuperado de uma entorse no joelho, e o atacante Iago, que esteve fora do time por causa de uma lesão muscular, estão aptos a jogar e poderão ser relacionados para a partida de hoje (07).

 

HISTÓRICO DO CONFRONTO

Ao todo, Palmeiras e Coritiba se enfrentaram em 47 jogos oficiais. E os paulistas contam com uma vantagem levemente superior, com 19 vitórias, contra 15 dos paranaenses. No entanto, quando o Coxa tem o mando de campo, o time tem o dobro de triunfos em relação ao Verdão: dez contra cinco. Em 2016, no mesmo palco do duelo desta quarta-feira, houve empate em 2 a 2, mas o último encontro entre os dois aconteceu em São Paulo e terminou com o Alviverde conquistando os três pontos com um suado placar de 2 a 1.

 

QUEM PODE DESEQUILIBRAR

Com as ausências de Dudu e Borja, Keno terá a responsabilidade de ser a referência no ataque palestrino. Na última partida, o ex-jogador do Santa Cruz acertou uma bola no travessão e foi o melhor jogador do Palmeiras no empate sem gols contra o Galo, no último fim de semana. Willian é também outro jogador que pode fazer a diferença para os visitantes.

Pelos lados do Coritiba, a grande confiança recai na dupla de frente formada por Kleber Gladiador e Henrique Almeida, que têm boa sintonia comprovada desde 2015. Neste ano, Almeida voltou ao Couto Pereira após uma passagem abaixo das expectativas no Grêmio. E a linha ofensiva só não fica mais forte porque o atacante Alecsandro, emprestado pelo Verdão ao Coxa, não poderá entrar em campo por conta de uma cláusula contratual que o impede de enfrentar o ex-time.

 

Prováveis escalações:

CORITIBA: Wilson; Dodô, Werley, Márcio e William Matheus; Alan Santos, Matheus Galdezani e Tomas Bastos; Neto Berola (Rildo), Henrique Almeida e Kleber.
Técnico: Pachequinho

PALMEIRAS: Fernando Prass; Mayke, Antônio Carlos (Luan), Juninho e Egídio; Thiago Santos e Tchê Tchê; Hyoran (Veiga ou Felipe Melo), Keno e Róger Guedes (Michel Bastos); Willian.
Técnico: Cuca

 

Palpite:

A realidade é que o Palmeiras se contentaria facilmente com o empate. Com muitos e importantes desfalques, o Verdão não conseguirá conter o bom momento do Coritiba, que será inflamado pela presença maciça de torcedores, que são aguardados em grande peso, hoje, no Alto da Glória. O Coxa irá ganhar pela diferença de dois gols.

 

Jogos da rodada

Confira os demais confrontos da 5ª rodada do Brasileirão, incluindo o resultado da abertura (favoritos em negrito):

  • 06/06 – Fluminense 1 x 1 Atlético-PR
  • 07/06 – 19:30 – Atlético-MG x Avaí
  • 07/06 – 21:00 – Santos x Botafogo
  • 07/06 – 21:45 – Chapecoense x Grêmio – empate
  • 07/06 – 21:45 – Sport Recife x Flamengo
  • 07/06 – 21:45 – Vasco x Corinthians
  • 08/06 – 19:30 – Atlético-GO x Ponte Preta
  • 08/06 – 19:30 – São Paulo x Vitória