Brasileirão Série A

Prognósticos para Santos x Sport e São Paulo x Fluminense, jogos da 10ª rodada do Brasileirão 2017

Foto: Alexandre Schneider/Getty Images

Exceto pelo Santos, times lutam para subir no campeonato e convencer suas torcidas

A 10ª rodada do Brasileirão será aberta com um jogo que promete muitas alternativas na Vila Belmiro às 19h (de Brasília) deste sábado com o confronto entre Santos e Sport. É um duelo desigual antes mesmo de começar. O Santos ocupa a terceira colocação no campeonato, enquanto o Sport, comandado pelo ex-técnico do Peixe Vanderlei Luxemburgo, está apenas e tão somente na 17ª posição. Se o campeonato terminasse hoje, o técnico – que, vale lembrar, dirigiu até o Real Madrid – estaria rebaixado para a Série B.

   

UM SANTOS BEM MAIS OBJETIVO

De treinador novo, o experiente Levir Culpi, este Santos do Brasileirão empolga pelo oportunismo e por saber muito bem o que fazer nos contra-ataques.

Seguindo à risca o que apontava o interino Elano, Levir está escalando o velocista Copete na esquerda do ataque, fazendo o mesmo com Bruno Henrique na direita. A mudança é grande. A aposta anterior era em Vitor Bueno, que atuava improvisado.

É um Santos que finaliza muito melhor, com uma média de 5,33 chutes certos a gol por partida. O anterior, de Dorival, tinha um aproveitamento somente de 3,25.

“Aproveitamos os contra-ataques, mas quando tem que trabalhar a bola, trabalhamos. Essa arma do contra-ataque é outra forma de jogo que tentamos aproveitar nas partidas”, analisou o volante Renato.

É de se esperar que a cada rodada o Santos de Levir tenha mais a sua cara e menos a de Elano, que fez um ótimo trabalho quando solicitado. Resta saber como será a sequência desta parceria e como o Santos vai ser ou não favorecido neste novo momento.

   

UM LUXEMBURGO CARACTERÍSTICO NO SPORT

O “professor” deu muitas broncas no seu time na rodada do meio de semana, quando ficou no 2×2 com o Atlético-MG em Belo Horizonte. Um resultado bom, sem dúvidas. “Falei para os meus jogadores que futebol não é teatro, nem igreja. Que eles precisavam se acostumar a ser cobrados com força, que é comum um técnico falar palavrão. Mas eles souberam muito bem o que fazer e agora podem até tomar uma cervejinha. Uma só. Não muitas”, brincou o comandante rubro-negro.

Ele segue reclamando da falta de treinos. “Não dá tempo. É só papo. Papo e papo. Jogo e descanso”, finalizou.

   

PROGNÓSTICO

Na Vila Belmiro, o Santos dificilmente deixa escapar pontos. Certo? Errado. O time perdeu a última partida que fez no estádio, para o Cruzeiro, e vinha fazendo bonito no “tour” recente pelo Pacaembu. O Sport ainda é um time em construção. Difícil sequer imaginar um empate. Cravamos 2×0 Santos.

   

UM SÃO PAULO À BEIRA DO CAOS

Que ninguém tente esconder a realidade: o técnico Rogério Ceni corre sim risco de demissão caso o São Paulo perca mais uma – desta vez contra o Fluminense, no Morumbi, às 16h de domingo.

O tricolor paulista está mal em um início de campeonato como há anos não esteve. Ocupa apenas a 14ª colocação e está apenas um ponto à frente da zona de rebaixamento. Esta partida diante do Fluminense é praticamente uma final para o clube e para a manutenção do técnico e do projeto do time para a temporada.

O São Paulo está trocando muitos jogadores e a instabilidade só atrapalha a equipe neste momento. O argentino Jonatan Gómez foi contratado e deve estrear na semana que vem. Já Petros, Matheus Jesus e Richard Arboleda estão também próximos do Morumbi.

Com isso, Rogério lança mão de garotos como Brenner e Denílson – que demonstraram talento, mas não maturidade para “segurar o rojão”. O resultado disso? Um São Paulo que não vence há quatro rodadas. Preocupante.

   

UM FLUMINENSE MUITO DESFALCADO

Técnico do tricolor carioca, Abel Braga não sabe o que fazer para fixar um time e competir com ele neste Brasileirão. Para a partida deste domingo, não contará com o volante Matheus Norton, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

“Quando coloco a cabeça no travesseiro, eu penso que estou no terceiro time que monto em um ano. São nove jogadores de fora, cinco ou seis titulares. Logicamente que é muito complicado”, analisou.

O lugar de Matheus Norton deve ser ocupado por Wendel, que se recuperou de uma entorse no joelho.

“Se eu forçasse a barra contra o Avaí, o Wendel teria condições de atuar. Ele volta contra o São Paulo, assim como o Lucas”, concluiu Abel, antecipando parte da equipe que vai atuar no Morumbi.

   

PROGNÓSTICO

Um time confuso e outro com dificuldades físicas para ser montado. Este São Paulo x Fluminense deve mostrar muita vontade e pouca capacidade. Partidas assim são propícias para empates. É o que indicamos. Um 1×1. E você? Qual seu palpite?

 

Confira a 10ª rodada completa do Brasileirão 2017:

SÁBADO, 24 DE JUNHO

  • 19h00: Santos x Sport – Palpite: 2×0 Santos

DOMINGO, 25 DE JUNHO

  • 11h00: Vasco x Atlético-GO – Palpite: 2×1 Vasco
  • 16h00: São Paulo x Fluminense – Palpite: 1×1
  • 16h00: Cruzeiro x Coritiba – Palpite: 0x0
  • 16h00: Atlético-PR x Vitória – Palpite: 2×1 Atlético-PR
  • 16h00: Grêmio x Corinthians – Palpite: 1×1
  • 16h00: Ponte Preta x Palmeiras – Palpite: 1×1
  • 18h30: Bahia x Flamengo – Palpite: 2×1 Flamengo
  • 18h30: Chapecoense x Atlético-MG – Palpite: 2×2

SEGUNDA-FEIRA, 26 DE JUNHO

  • 20h00: Atlético-MG x Avaí – Palpite: 4×1 Atlético-MG