Brasileirão Série A

Prognósticos para Bahia x Fluminense na 12ª rodada do Brasileirão 2017

Foto: Buda Mendes/Getty Images

Confronto de tricolores será às 16h deste domingo na Fonte Nova, em Salvador

Um time está bem e quer melhorar. O outro sofre com a instabilidade e com os efeitos da urgência por um avanço. A síntese de Bahia x Fluminense, jogo da 12ª rodada do Brasileirão 2017, neste domingo (9), na Fonte Nova, em Salvador, indica uma partida equilibrada e aberta entre as duas famosas equipes que levam três cores em seus uniformes.

O Fluminense carrega uma considerável vantagem pelo momento que vive. O time ocupa a sétima colocação no campeonato, com 16 pontos até aqui. O Bahia está em situação bem mais complicada. É hoje o 16º, o primeiro a escapar da Série B, com somente 11 pontos somados.

   

FLUMINENSE ESPERA ESPAÇO PARA ATACAR

O técnico Abel Braga deu a entender que a partida de domingo pode contar com muitos gols. “São dois times que batalham demais para melhorar a posição na tabela de classificação”, analisou. “Isso já torna o confronto equilibrado, por ambos buscarem os três pontos. Espero um jogo aberto. O Fluminense não consegue jogar de maneira recuada, apenas esperando o adversário se posicionar”, analisou.

“Em casa, o Bahia sabe que tem que ser ousado e partir para cima. Portanto, tem tudo para ser muito franco e muito complicado de se prever”, finalizou o experiente treinador.

O Flu tem um desfalque certo nesta tarde. Trata-se do atacante Richarlison, suspenso pelo terceiro cartão amarelo no empate por 3×3 com a Chapecoense na última rodada.

Em compensação, outro atacante, Henrique Dourado, está tratando de um edema na virilha direita e deve retornar, assim como Wellington Silva, outro recuperado que agora reforça o sistema ofensivo.

O Flu recusou a proposta recebida por Marquinhos Calazans, jogador de 21 anos que é usado no meio-campo e na lateral-esquerda. O clube das Laranjeiras rechaçou a oferta de R$ 11 milhões vinda do Atalanta, da Itália, considerando que Marquinhos, uma das principais promessas de sua divisão de base, merece um valor muito superior.

   

BAHIA TEM PRESSA DE REAGIR

Lateral do tetra e treinador de positivas passagens por outras equipes no futebol brasileiro, Jorginho sabe que tem a necessidade de somar três pontos neste domingo. Ele não vence com o Bahia já há seis rodadas, e a torcida começa a dar sinais de impaciência com o time e com o seu trabalho recém-iniciado no clube.

Um desfalque já é certo, o argentino Allione. Um dos principais jogadores do clube, o meia-atacante levou o terceiro cartão amarelo no Ba-Vi do último domingo.

A equipe também não vai poder contar com Edigar Júnio. “Edigar vem de uma sequência de partidas muito intensas e começou a desenvolver uma tendinite de tibial anterior. Eu achei por bem investigar melhor essa dor na tíbia”, explicou Luiz Sapucaia, médico do clube. Ainda não há previsão do seu retorno.

Jorginho vai escalar Vinícius como o “falso camisa 9” no seu esquema 4-2-3-1 que permite a equipe circular bem a bola no meio de campo, embora não consiga agredir tanto o adversário. O Bahia deve ter os seguintes titulares: Jean; Eduardo, Tiago, Lucas Fonseca e Armero (Matheus Reis); Renê Júnior e Matheus Sales; Régis, Zé Rafael e Mendoza; Vinícius seria o único atacante de ofício.

   

PROGNÓSTICO

O Fluminense tem tudo para obter um bom resultado fora de casa. Tem mais time e o Bahia deve inclusive começar a sentir a pressão da sua fanática torcida que sabe apoiar, sem dúvida, mas sabe também cobrar e exigir da equipe quando as coisas não saem bem, como é o caso de agora.

O “plus” ofensivo do Fluminense não se vê no Bahia com as ausências de Allione e Edigar Júnio. É de se esperar um Bahia carregando mais a bola e arriscando menos, mesmo jogando em casa. Um triunfo do Flu por 2×1 é o resultado que antecipamos aqui. E para você? Quem ganha na Fonte Nova?

 

Confira a 12ª rodada completa do Brasileirão 2017:

SÁBADO, 8 DE JULHO

  • 16h00 – Atlético-GO x Vitória – Palpite: Atlético-GO 0x2 Vitória
  • 18h00 – Vasco x Flamengo – Palpite: Vasco 1×2 Flamengo
  • 19h00 – Corinthians x Ponte Preta – Palpite: Corinthians 2×0 Ponte Preta

DOMINGO, 9 DE JULHO

  • 11h00 – Chapecoense x Atlético-PR – Palpite:  Chapecoense 1×1 Atlético-PR
  • 16h00 – Cruzeiro x Palmeiras – Palpite: Cruzeiro 1×1 Palmeiras
  • 16h00 – Grêmio x Avaí – Palpite: Grêmio 4×1 Avaí
  • 16h00 – Bahia x Fluminense – Palpite: Bahia 1×2 Fluminense
  • 19h00 – Botafogo x Atlético-MG – Palpite: Botafogo 1×1 Atlético-MG
  • 19h00 – Santos x São Paulo – Palpite: Santos 3×1 São Paulo

SEGUNDA-FEIRA, 10 DE JULHO

  • 20h00 – Coritiba x Sport – Palpite: Coritiba 0x0 Sport