Brasileirão Série A

Prognósticos para Atlético-PR x Cruzeiro e demais jogos da 13ª rodada do Brasileirão 2017

Foto: Pedro Vilela/Getty Images

Cruzeiro deve aproveitar instabilidade do “Furacão”, que acaba de trocar de técnico

Atlético-PR e Cruzeiro jogam às 21h45 desta quarta-feira (12), na Arena da Baixada, pela 13ª rodada do Brasileirão 2017. De um lado, um time em ascensão e comandado por um técnico de ponta que já dirigiu até a seleção brasileira. Este é o Cruzeiro, o sétimo na competição, depois de vencer o Palmeiras por 3×1 no final de semana. De outro, um Atlético-PR beirando o caos e tentando recompor seu elenco depois da demissão do técnico Eduardo Baptista, que nem vinha fazendo uma campanha tão má assim. O “Furacão” está em décimo-quarto.

   

ATLÉTICO-PR BUSCA SEU RUMO

O “Furacão” vive momento delicado. Sem ganhar há quatro jogos (somando Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil), a equipe sequer definiu quem será seu técnico à beira do campo nesta noite na Baixada.

O ambiente no clube é conturbado como há muito tempo não se via pelos organizados lados do Rubro-Negro de Curitiba. Além da saída de Eduardo Baptista, causou impacto também o afastamento de Paulo Autuori, ex-treinador que atuava como dirigente.

O Atlético-PR já tem um substituto definido, e muitos criticaram a pressa na escolha. Entende-se que um clube mais planejado e menos desesperado tomaria uma decisão mais calma e consciente, e que o cargo ocupado agora por Fabiano Soares merecia uma reflexão maior.

Não que Fabiano não seja um profissional capaz. Ele ainda tem o que provar – óbvio, na competição de alto rendimento, todo mundo tem. Mas causou estranheza escolher um brasileiro naturalizado espanhol que estava comandando o Estoril, um clube pequeno de Portugal.

A dúvida de hoje é se Fabiano vai para a beira do campo já nesta quarta ou se o comando interino contra o Cruzeiro será de Kelly, o meia que brilhou pelo clube nos anos 90.

A base da equipe vai ser mantida. A única alteração certa é o retorno do zagueiro Thiago Heleno. Poupado, ele retoma a vaga que foi ocupada por Paulo André no 1×1 contra a Chapecoense no último domingo.

   

UM CRUZEIRO EM PAZ, MAS LEVEMENTE DESFALCADO

Depois de um começo claudicante, no qual o técnico Mano Menezes também esteve ameaçado de cair, o Cruzeiro agora vive dias bem mais calmos – e com grande dose de merecimento.

O time conseguiu dominar o Palmeiras no domingo no Mineirão e agora olha de perto para a zona de classificação da Libertadores. É o sétimo, com 17 pontos, apenas um atrás do Sport, hoje o sexto e o último time do bloco dos classificados à competição continental de 2018.

Em paz com a tabela e com o seu time, Mano Menezes terá ainda o retorno do lateral Ezequiel, que controla as suas dores crônicas no púbis. Há, porém, duas ausências certas na equipe. Ariel Cabral (suspensão) e Hudson (lesão) não atuam, cedendo seus lugares aos xarás Lucas Silva e Lucas Romero.

Fator de novidade para qualquer visitante que encare a Arena da Baixada, o gramado sintético não vai atrapalhar o Cruzeiro. “Não é uma condição normal, é verdade, mas o elenco é experiente e já passou por situações assim em outras rodadas”, afirmou Mano Menezes. “A partida contra o Palmeiras nos deu boas respostas e vamos seguir em busca de mais estabilidade e de um melhor rendimento da equipe. Ainda temos muito a melhorar.”

 

Provável escalação

Os titulares para esta noite em Curitiba serão:

Cruzeiro – Fábio; Ezequiel, Léo, Murilo e Diogo Barbosa; Henrique, Lucas Romero, Lucas Silva e Thiago Neves; Alisson e Rafael Sóbis.

Atlético-PR – Weverton; Jonathan, Wanderson, Thiago Heleno e Sidcley; Otávio, Matheus Rossetto, Nikão, Lucho González e Douglas Coutinho; Ederson.

   

PROGNÓSTICO

O Cruzeiro tem mais time e está em paz. O Atlético-PR sofre com a falta de comando e não encontra um jogador que possa chamar a responsabilidade para si e resolver a situação – o que seria até uma injustiça, em se tratando de um esporte coletivo. Está com toda a cara daquela situação que já virou um lugar-comum na carreira de Mano Menezes. Jogo brigado, sofrido, gol chorado e…vitória do Cruzeiro por 1×0.

Esta é a nossa opção. E a sua?

   

JOGOS DA 13ª RODADA DO BRASILEIRÃO 2017:

QUARTA-FEIRA, 12 DE JULHO

  • 19h30 – Atlético-MG x Santos – Palpite: Atlético-MG 2×1 Santos
  • 19h30 – Ponte Preta x Bahia – Palpite: Ponte Preta 1×1 Bahia
  • 21h00 – Fluminense x Botafogo – Palpite: Fluminense 1×0 Botafogo
  • 21h45 – Palmeiras x Corinthians – Palpite: Palmeiras 2×2 Corinthians
  • 21h45 – Atlético-PR x Cruzeiro – Palpite: Atlético-PR 0x1 Cruzeiro
  • 21h45 – Vitória x Vasco – Palpite: Vitória 2×1 Vasco

QUINTA-FEIRA, 13 DE JULHO

  • 19h30 – Flamengo x Grêmio – Palpite: Flamengo 2×1 Grêmio
  • 19h30 – São Paulo x Atlético-GO – Palpite: São Paulo 4×1 Atlético-GO
  • 19h30 – Sport x Chapecoense – Palpite: Sport 1×0 Chapecoense
  • 21h00 – Avaí x Coritiba – Palpite: Avaí 1×2 Coritiba