Brasileirão Série A

Prognósticos do encontro dos embalados Santos e Bahia no Brasileirão

Fotos: Felipe Oliveira / EC Bahia

Equipes vivem boas fase e entram em campo procurando aumentar suas sequências

Neste domingo, Santos e Bahia medem suas forças na Vila Belmiro, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar de estarem bem longes um do outro na tabela, os dois times vivem momentos muito bons e a expectativa é de que este seja um dos melhores jogos do final de semana.

   

Tranquilidade em meio à saídas

Se dentro de campo tudo está indo bem, com o lado de fora o torcedor fica preocupado. Mesmo sem ter um elenco tão numeroso como seus rivais da parte de cima, o Santos corre risco de perder muitas peças. O primeiro a sair foi Thiago Maia, que já não participou da partida com a Chapecoense. Os novos procurados foram Lucas Lima e Jean Mota, que podem ser liberados a qualquer momento.

As possíveis novas transferências obrigam o clube a conquistar o máximo de pontos possíveis no momento para ter o que administrar no returno. Por enquanto, a missão está sendo cumprida em excelente estilo, com o time vindo de cinco rodadas sem perder. No período, ganhou de São Paulo, Atlético-MG e Chapecoense, e ficou no empate com o Atlético-GO e Vasco.

O único fator que preocupa é o péssimo momento do ataque. Com exceção do duelo contra o tricolor paulista, quando Copete estava inspirado e marcou três gols, a equipe só balançou as redes três vezes nas demais quatro partidas. A péssima pontaria passa pelo período de ausência de Ricardo Oliveira e da queda de rendimento de Kayke, que não tem feito boas apresentações.

Ainda assim, vale confiar no Santos para o duelo deste domingo. Consideravelmente superior e com um bom rendimento em casa, tendo conquistado 16 dos 24 pontos possíveis com o seu mando, o time deve conquistar os três pontos.

Além de Ricardo Oliveira e Zeca, que estão lesionados, o clube também entra em campo com o desfalque de Lucas Veríssimo. O zagueiro recebeu o terceiro cartão amarelo contra a Chapecoense e está fora. Para o seu lugar, o técnico Levir Culpi deverá escolher Cleber para formar dupla com David Braz.

   

Bahia fugindo do rebaixamento

É evidente que o Bahia não tem outro foco que não seja se livrar da queda para a segunda divisão. Evitando isso, o time pode até pensar em outros objetivos, mas ainda é cedo. Até porque faz muito pouco tempo que o clube colecionava três derrotadas seguidas e estava mergulhado na zona de rebaixamento.

Tudo começou a melhorar quando o tricolor foi buscar empates contra Vitória e Fluminense. Depois ainda conquistou mais um ponto com o Avaí e conseguiu triunfos expressivos diante de Ponte Preta e Atlético-MG. Ainda assim, a vantagem é pequena, de apenas quatro pontos para o São Paulo, que fecha o Z-4.

De positivo está o fato dos baianos não perderem há três jogos como visitante. Isso anima a cogitar até mesmo um empate, porém mais do que isso é muito pouco provável. Para esta partida, o time não contará com Wellington Silva, Jackson e Hernane, que seguem lesionados.

   

Retrospecto recente

Sem se encontrar desde 2014, Santos e Bahia fazem um duelo pouco equilibrado se considerarmos a história recente. Nos últimos dez anos, foram apenas oito duelos e a vantagem é toda do time da Vila. No período, os santistas ganharam quatro partidas, empataram três e só foram derrotados uma única vez. O curioso é que este revés ocorreu justamente em casa, no Brasileirão de 2013.

   

O que esperar do jogo

Nenhuma das equipes tem como tática se lançar desesperadamente ao ataque. O Santos até deve procurar mais o jogo e ter a posse de bola, mas deve ter dificuldades de passar pela retranca do Bahia. Os visitantes podem até tentar surpreenderem em uma jogada ou outra, mas a tendência é que o time da casa vença, provavelmente por um placar apertado.

   

Programação da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro

Sábado

  • 16:00 – Vitória x Chapecoense. Palpite: 1×1
  • 19:00 – Flamengo x Coritiba. Palpite: Flamengo vence por 2 a 0

Domingo

  • 11:00 – Santos x Bahia. Palpite: Santos vence por 2 a 1
  • 16:00 – Avaí x Cruzeiro. Palpite: 1×1
  • 16:00 – Fluminense x Corinthians. Palpite: Fluminense vence por 1 a 0
  • 16:00 – Sport x Palmeiras. Palpite: Sport vence por 2 a 1
  • 19:00 – Atlético-GO x Botafogo. Palpite: 0x0
  • 19:00 – Atlético-MG x Vasco. Palpite: Atlético-MG vence por 3 a 1
  • 19:00 – Atlético-PR x Ponte Preta. Palpite: Atlético-PR vence por 1 a 0

Segunda-feira

  • 20:00 – São Paulo x Grêmio. Palpite: 2×2