Brasileirão Série A

Prognósticos de Atlético-GO x Santos, Sport x Atlético-PR e Avaí x Ponte Preta pela 11ª rodada do Brasileirão

Foto: Ivan Storti/Santos FC

Possibilidade de os três visitantes vencerem os confrontos é grande em função da melhor qualidade dos times e das campanhas em relação aos respectivos mandantes

A 11ª rodada do Brasileirão 2017 começa no sábado (01) com duas partidas. O grande destaque do fim de semana serão os clássicos regionais de Minas Gerais e da Bahia. Mas o assunto deste artigo são três confrontos com importância um pouco secundária em termos de tradição e longe da luta pelas primeiras colocações. Aliás, como você irá perceber ao longo do texto, existe uma boa oportunidade para os visitantes.

 

ATLÉTICO-GO X SANTOS

Amanhã (01), às 19h (horário de Brasília), no estádio olímpico de Goiânia, o Atlético-GO recebe o Santos. Na lanterna com apenas seis pontos, o Dragão terá uma difícil missão contra o Peixe, que ocupa o quinto posto com dez pontos a mais. Ambos perderam na rodada anterior. Os mandantes caíram diante do Vasco, em São Januário, enquanto o Alvinegro Praiano perdeu para o Sport Recife em plena Vila Belmiro.

Palpite: a realidade é que os goianos já são seríssimos candidatos a regressarem à Segundona no ano que vem. O time é muito fraco em relação aos demais. Contra os santistas, que dispõem de uma equipe muito superior, será difícil para o Atlético conseguir algo de bom. Se estiver em uma noite inspirada, o Dragão pode ao menos conseguir um empate. Mas a melhor indicação é o triunfo dos paulistas.

 

SPORT RECIFE X ATLÉTICO-PR

No domingo (02), às 16h (horário de Brasília), a Ilha do Retiro será o palco do duelo entre Sport Recife e Atlético-PR. O jogo promete muito. Embalado pela última vitória no Brasileirão sobre o Santos, fora de casa, além da conquista do título pernambucano no meio da semana contra o Salgueiro, o Leão quer embalar na Série A e abrir um pouco de distância do Z-4 para poder, enfim, pensar em brigar na parte de cima da tabela.

Mas o adversário causa temor pela fase “rolo compressor”. Depois de um começo tenebroso, o Furacão faz jus à alcunha e vive fase iluminada no Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro do Paraná vem de quatro triunfos consecutivos, sendo o último deles a goleada por 4 a 1 sobre o Vitória, na Arena da Baixada. Difícil atribuir um favoritismo para um dos lados.

Palpite: complicado elencar um vencedor neste confronto. O Sport é sempre muito perigoso e eficiente em seus domínios, mas o momento do Atlético-PR é muito melhor, com mais consistência que os pernambucanos, que estão oscilando muito. Quando a balança se equilibra, é mais prudente pensar que teremos o empate na capital pernambucana.

 

AVAÍ X PONTE PRETA

O Brasileirão e suas surpresas. O Botafogo vinha de duas vitórias emblemáticas sobre a Chapecoense (fora) e o Vasco (casa) e tinha tudo para assumir a terceira colocação de forma isolada na rodada anterior. No Nilton Santos, o Glorioso encarou o Avaí, então lanterna da competição. Cenário perfeito para somar três pontos que já meio que estavam contabilizados de véspera. Mas a beleza do futebol está nessa capacidade de ver os times dados como “mortos” ressuscitarem de forma magistral. Com dois gols de Joel, que acabara de deixar o Glorioso, os catarinenses ganharam por 2 a 0 e deixaram o Atlético-GO na última posição.

E às 19h (horário de Brasília) do domingo (02), na Ressacada, os mandantes lutarão pela segunda vitória consecutiva contra a regular Ponte Preta, que ocupa a 11ª colocação com 14 pontos. Ontem (29), pela Copa Sul-Americana, a Macaca bateu o Sol de América (PAR) por 1 a 0. No entanto, pela rodada passada do Brasileirão, o clube de Campinas perdeu para o Palmeiras em casa.

Palpite: a Ponte preza pela competência, mas está longe de ser um time brilhante, e muito menos imbatível. Mesmo lutando contra muitas limitações, o Avaí ganhou uma boa dose de ânimo após derrotar o Botafogo no Rio de Janeiro. Trata-se de uma bela oportunidade para engrenar na competição, quando os comandados de Claudinei Oliveira contam com ligeiro favoritismo. Mesmo com os três pontos, é praticamente impossível os catarinenses deixarem o Z-4 ao fim da rodada. Seria preciso uma engenhosa combinação de resultados.

 

Demais jogos da 11ª rodada do Brasileirão 2017

(favoritos em negrito)

  • 01/07 – 16:00 – Palmeiras x Grêmio – palpite: empate
  • 02/07 – 16:00 – Vitória x Bahia
  • 02/07 – 16:00 – Corinthians x Botafogo
  • 02/07 – 16:00 – Flamengo x São Paulo
  • 02/07 – 16:00 – Atlético-MG x Cruzeiro – palpite: empate
  • 02/07 – 19:00 – Coritiba x Vasco
  • 03/07 – 20:00 – Fluminense x Chapecoense