Futebol Europeu

Prognósticos da final da Supercopa Italiana entre Juventus e Lazio

Foto: Marco Rosi/Getty Images

Equipe de Turim levantou os dois principais canecos do país e é favorita para mais um

Neste domingo, às 15h45, a Supercopa Italiana abre a temporada na terra da bota com o duelo entre Juventus e Lazio, no Estádio Olímpico de Roma. Como a equipe de Turim venceu a Liga Nacional e a Copa, o desafio vai ser contra o vice do segundo torneio, como é padrão para a competição. No entanto, com grande superioridade da Velha Senhora nas disputas locais, o adversário entra como azarão.

 

Juventus é favorita para a partida

Campeã de dois torneios e vice de outros dois, a Juventus é sem dúvidas um dos maiores times da Europa. Para esta temporada, o clube até sofreu duas perdas significativas, a do zagueiro Leonardo Bonnucci, que arrumou as malas e foi para o Milan, e do lateral Daniel Alves, que se mudou para o PSG. No entanto, sempre ativo na janela de transferências, o time não dormiu no ponto e trouxe nomes de alto nível. Para a defesa veio Medhi Benatia, do Bayern, e para o lugar do brasileiro chegou Mattia De Sciglio, do Milan.

Para encorpar o elenco ainda chegaram Federico Bernadeschi, Douglas Costa, Dario Del Fabro e Rodrigo Bentacur, que demonstram grande potencial e vão ampliar o leque de opções. Outro contratado foi o goleiro Wojciech, que vem para a reserva de Buffon.

Com todos estes reforços, a Juve certamente conta com dois times de alto nível para se dividir em todas as competições do ano. Por enquanto, o elenco ainda não se encaixou na pré-temporada, pois foi derrotado para Real Madrid, Tottenham e Barcelona, empatou com a Roma e só ganhou do PSG. No entanto, todos estes adversários são superiores aos rivais italianos e, portanto, a Velha Senhora tem tudo para reinar absoluta.

 

Lazio com elenco mediano

Sem o mesmo orçamento do adversário, a Lazio trouxe nomes conhecidos, mas sem muito sucesso. Para o meio chegou Lucas Leiva, que terá a função de substituir Lucas Biglia, que foi negociado com o Milan. Já para o ataque a grande aposta é Felipe Caicedo, que surgiu com grande potencial e teve passagem pelo Manchester City, porém, não correspondeu às expectativas e rodou por times medianos da Espanha.

Também foram contratados Adam Marusic e David Di Gennaro, mas com ainda menos prestigio e não fazem com que o nível da equipe aumente consideravelmente. Com todas essas peças, o time venceu todos os seus amistosos, contra Triestina, Spal, Leverkusen e Málaga. Os últimos dois até foram bons testes, no entanto bem inferiores ao que deve encarar diante da Juventus.

 

Supercopa volta a ser disputada na Itália

Depois de três temporadas rodando por China e Qatar, a Supercopa Italiana volta a ser disputada em casa. Outra mudança está no fato de ser disputada em agosto, após ter sido realizada em dezembro no último ano.

No geral, seja dentro ou fora da Itália, Juventus e Milan aparecem como os maiores vencedores, com sete títulos. Finalista desta edição, a Lazio é a quarta que mais conquistou, com três taças.

Na Supercopa, Juventus e Lazio se enfrentaram três vezes. O time de Roma levou a melhor em 1998, com uma vitória por 2 a 1. O troco veio com juros, com a equipe de Turim ganhando em 2013, com uma goleada de 4 a 0 e em 2015, com uma vitória confortável por 2 a 0.

 

Retrospecto de Juventus x Lazio

A Lazio até tem um bom histórico na Itália, com 11 títulos nacionais, porém, é um número bem inferior ao da Juventus, que levantou 52 canecos no país. Esta diferença é vista também no confronto direto, com a equipe de Turim levando a melhor com 88 triunfos, 41 empates e apenas 40 derrotas.

 

Prováveis escalações

Sem novos problemas, as duas equipes entram em campo com a base utilizada nos amistosos. Na Lazio a dúvida é pela possível estreia de Lucas Leiva.

Juventus: Buffon; Lichtsteiner, Rugani, Chiellini e Alex Sandro; Khedira, Pjanic, Douglas Costa, Dybala e Mandzukic; Higuain.

Lazio: Strakosha; Bastos, de Vrij e Radu; Basta, Murgia, Alberto, Lulic e Marusic; Felipe Anderson e Immobile

 

Palpite

A diferença técnica é muito grande e mesmo que a Lazio consiga achar um gol por acaso, a Juventus tem forças para reverter. Portanto, o título está nas mãos da Velha Senhora, que tem tudo até para vencer com um saldo de dois ou mais gols.

 

Jogo da Supercopa italiana

Domingo, 13 de agosto

  • 15:45 – Juventus x Lazio. Palpite: Juventus vence por 3 a 1