Champions League

Prognósticos da Champions League: Real Madrid e Juventus colocam favoritismo à prova

Foto: Denis Doyle/Getty Images

Principal torneio interclubes do mundo tem jogos de ida das semifinais nesta semana em Madri e Mônaco

Nas casas de apostas pelo mundo, Real Madrid e Juventus são favoritos para fazer a final da Liga dos Campeões da Europa. Mas é difícil imaginar que os dois gigantes tenham vida fácil em suas semifinais contra Atlético de Madri e Monaco, respectivamente.

Na história, são dois duelos do tipo Davi contra Golias.

O Real Madrid é o maior campeão da Europa, com 11 títulos em 14 finais – os últimos dois justamente em cima do Atlético (2014 e 2016), que chegou a três finais em sua história, mas nunca foi campeão – o time que mais decisões disputou sem levar a “orelhuda”.

A Juventus é o quarto clube com mais finais (oito, mesmas do Barcelona) e foi campeã duas vezes – a última em 1996. O Monaco chegou à final apenas uma vez (em 2004) e foi derrotado.

 

REAL MADRID X ATLÉTICO DE MADRI

O duelo da terça-feira se repete pela quarta vez seguida na Champions. Os últimos se mostraram muito equilibrados, mas, no fim, o Real sempre levou a melhor sobre o “primo pobre” da cidade.

Em 2014, o Real empatou a final aos 48min do segundo tempo para depois levar na prorrogação. Em 2015, quartas de final, 0 a 0 na ida e 1 a 0 para o Real na volta, com gol no finalzinho de novo. No ano passado, 1 a 1 na final, com Real levando nos pênaltis.

Desde que Simeone assumiu o comando do Atlético de Madri, foram 22 dérbis – 8 vitórias do Real, 7 do Atlético e 7 empates. Equilíbrio que não existia quando Zidane, hoje técnico do Real, jogava – atuando em campo, ele nunca perdeu do Atlético.

O Real Madrid gosta de ter espaço para jogar, contra-atacar, machucar. O Atlético de Simeone sabe disso e faz um jogo para trancar, fechar os laterais, diminuir o ritmo.

A tendência do jogo é essa. O Real Madrid, em casa, é quem vai agredir e buscar o resultado. O Atlético, com desfalques na defesa, tentará se defender e minimizar danos para resolver em casa, no último jogo europeu da história do estádio Vicente Calderón.

O Real faz gols há 58 jogos seguidos. O Atlético sofre poucos gols. O duelo está cantado.

Prognóstico: Real Madrid 1 x 0 Atlético de Madri.

 

MONACO X JUVENTUS

Grande sensação da temporada e virtual campeão francês, o Monaco será franco atirador contra a Juventus na partida de ida, quarta-feira. A Juve é praticamente imbatível em seu estádio, então não adianta para o Monaco sair de casa com um empate ou uma vitória magrinha. Vai ter de arriscar.

A Juve passou pelo Monaco nas semifinais de 98 e nas quartas de 2015, sempre ganhando a primeira em casa e segurando a vaga na volta. Na história, a Juventus ganhou os 11 duelos de ida e volta que fez contra times franceses.

A chave para o Monaco é fazer o ótimo ataque funcionar e deixar a Juventus acuada, sem cometer erros atrás. A Juventus, que sofreu só dois gols em dez jogos na Champions, sabe que precisará estar concentrada na defesa para conter Mbappé e Falcao García. Com Dybala e Higuaín e forte nas bolas aéreas, a Juve tem ferramentas para machucar.

Prognóstico: Monaco 1 x 1 Juventus