Brasileirão Série A

Prognóstico para Cruzeiro x Grêmio, jogo que encerra a 8ª rodada do Brasileirão 2017

Foto: Alexandre Loureiro/Getty Images

Confronto ganha importância com a possibilidade de o Tricolor gaúcho passar o Corinthians e ser o novo líder

O Cruzeiro recebe o Grêmio no Mineirão às 20h (de Brasília) desta segunda-feira (19) no confronto de gigantes que encerra a oitava rodada do Brasileirão 2017. O clube das Minas Gerais abriu a rodada na oitava colocação, com 10 pontos. O Grêmio ocupa a vice-liderança, com 18, apenas dois a menos que o Corinthians. Ou seja: é um jogo que vale a liderança em caso de vitória gaúcha.

   

UMA RAPOSA SEM FARO

Apesar de atuar em casa e contar com a previsão de arquibancada cheia, ninguém deve esperar uma Raposa jogando tudo no ataque.

O Cruzeiro 2017 tem jogadores de longa trajetória no futebol brasileiro e internacional, é verdade, mas o desempenho do ataque é – e não vamos usar meias palavras – pífio. Muito fraco mesmo.

Nas sete rodadas até aqui, o time celeste marcou apenas e tão somente cinco gols. É o segundo pior ataque do Brasileirão, só à frente do lanterninha Avaí e seus três golzinhos.

Para ter ideia de como o desempenho ofensivo do Cruzeiro é raquítico, o melhor ataque do Brasileirão é justamente o do Grêmio, seu adversário nesta segunda: 18 gols marcados. 18×5. Quase quatro vezes mais!

A fase dos homens de frente nem é a maior preocupação do técnico cruzeirense Mano Menezes. Ex-treinador do Grêmio, ele está é com receio da espetacular fase dos atacantes tricolores.

“Não vejo que a maior dificuldade do Cruzeiro seja transpor as linhas do Grêmio”, analisou. “Talvez, o maior desafio seja não deixar o Grêmio transpor nossas linhas. O Luan flutua nas costas dos volantes e tem drible fácil. O time deles tem essa característica, trabalha a bola com calma e se aproveita dos espaços cedidos. Nós temos que ser contundentes e também não dar espaços ao Pedro Rocha fazer o contra-ataque.”

Mano, porém, não briga com os números. Ele reconhece que seu ataque está devendo.

“A gente precisa melhorar, claro. O time chega com qualidade, mas precisa melhorar o acabamento das jogadas. Seja com bola de infiltração, na definição final, com cruzamentos, posicionamento de área, ou com mais gente na área para ajudar”, finalizou.

   

O GRÊMIO ESTÁ CANSADO – MAS SEGUE MUITO FORTE

Este Campeonato Brasileiro está tão atípico para o Grêmio que o Tricolor gaúcho realizou sua preparação para a partida desta segunda no…Rio de Janeiro, no Estádio da Gávea!

Um time de Porto Alegre enfrenta um mineiro em Belo Horizonte e treina no Rio. É esse o retrato do improviso que reina neste Brasileirão.

O motivo da inusitada agenda é a sequência gremista de jogos fora de casa. O clube enfrentou o Fluminense no Maracanã na última quinta-feira e ganhou com autoridade: 2×0. Foi sua terceira vitória seguida sobre o forte time de Abel Braga.

Renato Gaúcho – o Portaluppi, para os gaúchos – segue sem poder contar com Lucas Barrios, Miller Bolaños e Léo Moura. Os três estão lesionados e sequer viajaram com a equipe.

Fazendo jus à máxima “em time que ganha não se mexe”, Renato pretende manter todo o time titular que venceu o Fluminense. A única possibilidade de alteração é tirar Maicon e colocar Everton na “meia cancha”, como dizem os gaudérios.

   

PROGNÓSTICO

A diferença de pontos e de classificação retrata bem o desnível das duas equipes. Tal disparidade pode ser um ânimo a mais para a equipe de Mano Menezes? Sim, até deveria, mas não há respostas nem no ataque e nem na defesa que indiquem uma possibilidade de vitória do Cruzeiro sobre o Grêmio.

Sequer o fator casa anima muito a possibilidade de a Raposa faturar os três pontos. O Grêmio está mostrando nesta temporada que consegue se sobressair demais no campo visitante – seja ele gigante, como o Maracanã, onde acaba de ganhar do Flu, seja ele mais acanhado, como na Libertadores, quando fez partidas muito competentes no Chile, Paraguai e Venezuela.

É um Grêmio “cascudo e guerreiro”, este de Renato Gaúcho, enquanto a equipe de Mano Menezes ainda se caracteriza por uma desconexão entre seus meias e seus atacantes. E olhe que estamos falando de um time que tem Thiago Neves, Wanchope Ábila e Rafael Sobis!

O Grêmio é favorito, mesmo no Mineirão. Nosso prognóstico é 2×0 para o time de Renato – o mesmo placar da última quinta contra o Fluminense no Maracanã.

A água do chimarrão já está no fogo. A liderança do Brasileirão tem tudo para ser gaúcha – como já é na Série B com o Juventude.

 

Provável escalação

As prováveis escalações de Cruzeiro e Grêmio nesta segunda:

  • Cruzeiro – Fábio; Ezequiel, Caicedo, Léo e Diogo Barbosa; Lucas Romero e Ariel Cabral; Robinho, Thiago Neves e Alisson (Rafinha); Ábila (Sobis).
  • Grêmio – Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Michel, Arthur, Maicon (Everton), Ramiro e Pedro Rocha; Luan.