Brasileirão Série A

Prognóstico de Atlético-MG x Santos pela 13ª rodada do Brasileirão 2017; Galo é favorito

Foto: Buda Mendes/Getty Images

Gigante mineiro deve poupar Robinho, mas os astros Fred e Cazares estão confirmados

Com uma semana “cheia”, sem Libertadores ou Copa do Brasil para dividir as atenções, Atlético-MG e Santos fazem às 19h30, no Estádio Independência, em Belo Horizonte, um dos jogos que mais prometem gols e bom futebol nesta 13ª rodada do Brasileirão 2017.

   

ATLÉTICO-MG REVÊ SEU ÍDOLO

Embora a torcida do Galo esteja feliz com o desempenho da equipe neste ano, é de se esperar que o público faça uma carinhosa saudação a um jogador que deixou saudade. Trata-se do “general” Leandro Donizete, ídolo recente do clube que agora defende o Santos.

A idolatria do torcedor do Galo por Leandro é tamanha que ele é chamado até hoje em Belo Horizonte de “Leãodro”. Tudo, claro, graças à raça e ao espírito de luta que ele demonstrou entre 2012 e 2016, fechando com o Santos logo a seguir. Nada mal para um jogador de 35 anos, mas em plena forma física e técnica no sempre competitivo futebol brasileiro.

Outro grande nome atleticano que deve causar saudade no torcedor nesta quarta-feira (12) é o atacante Robinho. Ele será poupado em virtude das dores musculares que o departamento médico está monitorando. Sua participação no banco de reservas é incerta, embora o técnico Roger Machado tenha declarado abertamente que espera contar com ele pelo menos para o terço final da partida.

Quem retorna e está garantido é o zagueiro Gabriel, livre das mesmas dores musculares.

O Galo precisa subir na tabela. Está em nono, com 17 pontos, enquanto o Santos ocupa a quarta colocação, com 20.

   

SANTOS: CONTRA O INDEPENDÊNCIA, A EXPERIÊNCIA

O alvinegro da Vila Belmiro vai contar com um trunfo e tanto em seu banco de reservas: o recém-chegado técnico Levir Culpi, que sabe muito bem o que é enfrentar o Atlético-MG. Ele, afinal, foi o treinador do clube em quatro ocasiões, a última delas em 2014 e 2015 – sem falar nos ciclos à frente do Cruzeiro, quando mediu forças contra o Galo também em outras três passagens pela “Raposa”, a mais recente em 2005.

O treinador deu sinais de que tática vai adotar: “Vai ser um jogo difícil, mas com espaço para os contra-ataques. Sabemos muito bem como é jogar no Independência”, analisou. “O Atlético sufoca e deixa o rival sem respirar, e isso qualquer um sabe. Não podemos nos encolher, sabendo sempre que a boa defesa vai proporcionar a chance de levar perigo. A personalidade dos jogadores em um estádio como este é também fundamental.”

Embora tenha Levir Culpi, o Santos não terá diversos titulares. Victor Ferraz é dúvida, por dores no joelho. Renato (lesão muscular), Lucas Lima e Copete (terceiro amarelo) certamente estarão fora. Mas há um retorno previsto, o do atacante Bruno Henrique, que não atuou na vitória por 3×2 sobre o São Paulo no último domingo.

 

Provável escalação

Os titulares nesta noite em Belo Horizonte devem ser:

Atlético-MG – Victor; Marcos Rocha, Gabriel, Bremer e Fábio Santos; Yago, Rafael Carioca, Elias, Cazares e Marlone; Fred. Técnico: Roger Machado.

Santos – Vanderlei; Daniel Guedes (Victor Ferraz), Lucas Veríssimo, David Braz e Jean Mota; Leandro Donizete, Thiago Maia e Emiliano Vecchio; Thiago Ribeiro, Bruno Henrique e Kayke. Técnico: Levir Culpi

   

PROGNÓSTICO

O desempenho do Atlético em casa até aqui é decepcionante: só oito pontos conquistados em seis jogos, algo que não combina com a histórica força do clube diante da sua massa. Esta noite é uma boa oportunidade para a atual campanha voltar ao seu devido lugar, o do Atlético “forte e vingador” tanto no Independência quanto no Mineirão.

Seja pela necessidade de vitória ou pelos desfalques do Santos, é muito coerente prever a vitória do Galo nesta noite. A equipe mostrou que joga de forma bem mais efetiva quando não mescla competições e não entra nesta enlouquecedora gangorra que o futebol brasileiro vê nesta temporada.

Fred e Cazares também mostraram que são muito fortes atuando juntos e com a possibilidade de um reforço e tanto com a entrada de Robinho na parte final do jogo. Um resultado bastante coerente é a vitória do Galo por 2×1 – sofrido, só no final, mas com os mesmos três pontos ainda assim.

E seu palpite, qual é?!

   

OS JOGOS DA 13ª RODADA DO BRASILEIRÃO 2017:

QUARTA-FEIRA, 12 DE JULHO

  • 19h30 – Atlético-MG x Santos – Palpite: Atlético-MG 2×1 Santos
  • 19h30 – Ponte Preta x Bahia – Palpite: Ponte Preta 1×1 Bahia
  • 21h00 – Fluminense x Botafogo – Palpite: Fluminense 1×0 Botafogo
  • 21h45 – Palmeiras x Corinthians – Palpite: Palmeiras 2×2 Corinthians
  • 21h45 – Atlético-PR x Cruzeiro – Palpite: Atlético-PR 0x1 Cruzeiro
  • 21h45 – Vitória x Vasco – Palpite: Vitória 2×1 Vasco

QUINTA-FEIRA, 13 DE JULHO

  • 19h30 – Flamengo x Grêmio – Palpite: Flamengo 2×1 Grêmio
  • 19h30 – São Paulo x Atlético-GO – Palpite: São Paulo 4×1 Atlético-GO
  • 19h30 – Sport x Chapecoense – Palpite: Sport 1×0 Chapecoense
  • 21h00 – Avaí x Coritiba – Palpite: Avaí 1×2 Coritiba