Brasileirão Série A

Primeira rodada do Brasileirão 2017 terá reedição das finais de 1980 e 1997; confira prognósticos!

Galo Brasileirão 2027
Foto: Bruno Cantini / Atlético

Além de Flamengo x Atlético-MG e Palmeiras x Vasco, abertura da competição contará com duelos entre outros times grandes, como Fluminense x Santos, Cruzeiro x São Paulo e Grêmio x Botafogo.

Chegou a hora! Vai começar mais uma edição do sempre disputado Campeonato Brasileiro. E a luta promete ser emocionante pelo título, assim como foi no ano passado, quando Palmeiras e Flamengo passaram quase todo o segundo turno duelando ponto a ponto. No fim, o Verdão ficou com o caneco, enquanto o Rubro-Negro terminou na terceira colocação, atrás do Santos. E a primeira rodada está caprichada em termos de clássicos estaduais. Serão cinco partidas envolvendo os principais clubes do País. Em dois dos confrontos, teremos a reedição de duas decisões de Campeonato Brasileiro. Confira os prognósticos dos principais jogos abaixo:

 

FLAMENGO X ATLÉTICO-MG

Será uma abertura de gala. Às 16h (horário de Brasília) do sábado (13), o Flamengo receberá o Atlético-MG – ambos fizeram a final da competição em 1980, vencida pelos rubro-negros. No Brasileirão de 2016, o Galo terminou na quarta colocação. Com um elenco fortíssimo, com destaque para a dupla de ataque formada por Robinho e Fred, os mineiros são fortes candidatos ao bicampeonato. O Fla não fica nem um pouco pra trás. Além de contar com Guerrero, Diego, Conca e William Arão, o clube carioca está disposto a abrir os cofres por Éverton Ribeiro, atualmente no Al Ahli, dos Emirados Árabes.

Em casa, o Flamengo venceu o Atlético-MG 17 vezes e perdeu outras sete, além de cinco empates, contando apenas confrontos pelo Brasileirão.

Palpite: empate.

 

FLUMINENSE X SANTOS

No dia seguinte, o Maraca receberá outro jogão, mas em um horário fora dos padrões: às 11h (horário de Brasília). O Fluminense, atual vice-campeão carioca, receberá o Santos, que segue firme na Libertadores e na Copa do Brasil, mas foi muito mal no Paulistão. No entanto, o elenco do Peixe tem muita qualidade, com nomes como Lucas Lima, Zeca, Thiago Maia, Victor Ferraz, além dos veteranos Renato e Ricardo Oliveira. O Tricolor também traz uma garotada promissora, com Gustavo Scarpa, Wellington Silva, Richarlison, sem falar no equatoriano Sornoza, que comanda o meio-campo com categoria. São duas equipes que prometem honrar suas tradições no campeonato.

Na última partida como mandante, pelo Campeonato Brasileiro do ano passado, o Fluminense perdeu para o Santos por 4 a 2.

Palpite: com a força das arquibandas, o Flu vence por dois gols de diferença.

 

PALMEIRAS X VASCO

A estreia do campeão! Na capital paulista, o Palmeiras terá casa cheia, no domingo (14), para celebrar a volta do técnico Cuca, que substitui Eduardo Baptista. Comandante do Verdão na histórica campanha do último Brasileirão, o treinador ainda não teve tempo de ajustar o time à sua feição, mas a qualidade do elenco, o mais forte da competição, ajuda muito.

E no retorno à Série A, o Vasco não nos convence de que pode sair do Allianz Parque, em duelo marcado às 16h (horário de Brasília), com um bom resultado. Os dois clubes, que têm ótima relação institucional, assim como entre os seus torcedores, farão a reedição da final do Campeonato Brasileiro de 1997, quando o Vasco alcançou o tricampeonato com dois empates em 0 a 0 – os cruzmaltinos ganharam a vantagem por causa da melhor campanha.

Com o mando de campo, o Verdão derrotou o Gigante da Colina em 14 disputas e perdeu quatro partidas, além de nove confrontos que terminaram empatados, contemplando apenas encontros pelo Campeonato Brasileiro. Mas na última vez que os vascaínos jogaram contra os paulistas na casa alviverde, venceram por 2 a 0, em 2015.

Palpite: passeio do Verdão à vista: dois ou mais gols de vantagem na conquista dos três pontos.

 

CRUZEIRO X SÃO PAULO

No mesmo horário de Palmeiras e Vasco, o Cruzeiro fará as honras da casa para o São Paulo, no Mineirão. Aliás, os dois clubes mediram forças recentemente, quando a Raposa eliminou o Tricolor do Morumbi da Copa do Brasil, com uma vitória para cada lado, só que na condição de visitantes – os mineiros passaram de fase pelo saldo de gols. No entanto, a eliminação na Sul-Americana e a derrota na final do Campeonato Mineiro ligaram a luz amarela na Toca da Raposa. São dois grupos de qualidade, mas que ainda não se acertaram.

Palpite: empate.

 

Jogos da 1ª rodada do Brasileirão 2017:

  • 13/05 – 16:00 – Flamengo x Atlético-MG
  • 13/05 – 19:00 – Corinthians x Chapecoense
  • 14/05 – 11:00 – Fluminense x Santos
  • 14/05 – 16:00 – Palmeiras x Vasco
  • 14/05 – 16:00 – Cruzeiro x São Paulo
  • 14/05 – 16:00 – Bahia x Atlético-PR
  • 14/05 – 16:00 – Ponte Preta x Sport Recife
  • 14/05 – 16:00 – Avaí x Vitória
  • 14/05 – 19:00 – Grêmio x Botafogo
  • 15/05 – 20:00 – Coritiba x Atlético-GO