Primeira Liga

Primeira Liga 2017: Fluminense x Londrina vale mais que vaga no Paraná: vale a paz para o Tricolor

Foto: Nelson Perez/Fluminense F.C.

Time de Abel Braga vem de derrota no Campeonato Brasileiro e precisa recuperar o ânimo com urgência

O Fluminense de 2017 é um dilema a cada semana – e o próximo será já nesta quarta (30) às 19h30 contra o Londrina no Estádio do Café (PR). O Flu começou a temporada com força, ganhando a Taça Guanabara em cima do poderoso Flamengo, mas o retrato atual não é dos mais animadores. O time foi caindo de produção e sendo eliminado das competições que vinha disputando, como a Copa do Brasil, quando saiu do torneio eliminado pelo Grêmio ainda nas oitavas de final. A campanha no Brasileiro também não merece muito destaque: o Flu é o nono e briga com força para não se distanciar do G-6 que dá a vaga para a Libertadores.

 

Tricolor tenta encontrar um time para usar

Uma das críticas de Abel Braga ao desempenho de sua equipe tem a ver com a dificuldade de aproveitar os jogadores mais importantes em momentos cruciais neste ano. Tanto as lesões quanto a recente transferência de Richarlison para o Watford, da Inglaterra, impediram o treinador de apostar em uma base e seguir com ela para disputar suas principais partidas.

Até mesmo a disputa desta Primeira Liga, torneio que não está entre as prioridades da equipe para este ano, causou um certo incômodo para o treinador. “Eu gostaria de aproveitar a parada no Campeonato Brasileiro pelos jogos da seleção para fazer uma preparação melhor, quase uma inter-temporada, mas precisamos jogar esta partida na quarta. Preciso ver quem são os jogadores à disposição e armar um time, porque ainda não sei que jogadores vamos mandar a campo”, comentou o experiente treinador.

O momento do Fluminense não é muito propenso a improvisos e estreias. A equipe ganhou só duas das últimas cinco partidas pelo Brasileirão. Neste intervalo, empatou duas e perdeu uma outra, para o Vasco, neste final de semana, por 1×0.

 

Londrina vê chance de salvar seu ano

Com uma campanha muito modesta até aqui, o time do Paraná sabe que eliminar o Fluminense de uma competição como a Primeira Liga seria o suficiente para dar uma positiva resposta a seus patrocinadores e justificar as decisões do treinador Cláudio Tencati, que está à frente do clube desde 2011. Ele é o treinador que está há mais tempo no cargo entre todos os que disputam as Séries A e B.

A paciência da torcida também é um tema dos mais importantes. O Londrina está em 13º na atual Série B, e não há, nos bastidores do clube, uma pressão que sufoque a comissão técnica e os jogadores da equipe. O clima é de paz – justamente o que busca o Fluminense nesta quarta. O time tem 33 gols marcados e 30 sofridos na série B, e vem com oito vitórias, seis empates e seis derrotas. A diferença de pontos para a zona da Terceirona é a mesma do G-4 que dá vaga à Série A do ano que vem. Ao contrário do Flu, o Londrina deve escalar time titular. Não há a expectativa de grande público no Estádio do Café – a motivação a mais precisa vir de dentro dos jogadores, que devem se animar a bater um time da elite do país.

 

Palpite

Os dois times são de séries diferentes do Campeonato Brasileiro, e isso já daria por si só uma vantagem ao Flu. Mas ainda não se sabe quem o técnico Abel Braga vai escalar – se é o time completo, um time misto ou até mesmo uma equipe reserva para encontrar alguma peça solta que sirva ao clube na continuação do Brasileirão. Neste cenário, e na necessidade que o Londrina tem de mostrar serviço em casa contra uma equipe mais qualificada, a lógica aponta um empate que serve tanto para o visitante quanto para o mandante. Tomara que não esteja frio – e que a torcida não sofra com o tédio na noite no Paraná.

Vale lembrar que esta é uma vaga decidida em mata-mata de jogo único. Então uma igualdade certamente vai ser servir ao Fluminense, que deve tentar segurar o que for necessário até uma eventual disputa por pênaltis, quando pode ficar com a consciência limpa seja qual for o resultado. Cravamos um 0x0 e vitória do Flu nos penais – como na Taça Guanabara contra o Flamengo. E para você, o que dá nesta quarta-feira?

 

Jogos das quartas de final da Primeira Liga 2017

Quarta-feira, 30 de agosto
  • 19:30 – Internacional x Atlético-MG – Palpite: Atlético-MG
  • 19:30 – Londrina x Fluminense – Palpite: Empate (Fluminense nos pênaltis)
  • 21:45 – Cruzeiro x Grêmio – Palpite: Cruzeiro
  • 21:45 – Flamengo x Paraná – Palpite: Flamengo