NBA

Pré-temporada da NBA: Cleveland Cavaliers esboça time titular, e mesmo assim perde para o Chicago Bulls

Foto: Gregory Shamus/Getty Images

Atuais vice-campeões seguem sem vencer na preparação para o ano que está por vir. Mera coincidência ou sinal de alerta?

O fã da NBA acompanhou ontem (10) um amistoso com um gosto de temporada regular do melhor basquete do mundo. Era só pré-temporada, mas todos quiseram ver o que o novo time titular do Cleveland Cavaliers poderia levar à quadra diante de um Chicago Bulls um pouco limitado, mas ainda assim tradicional e capaz de deixar a partida interessante.

Interessante é uma boa palavra para definir a partida da Quickens Loans Arena. Só não dá para dizer que a torcida tenha saído satisfeita, pois os Cavs voltaram a perder e agora somam um inusitado 0-4 na pré-temporada até aqui. O placar foi de 108×94 para os Bulls, que dominaram três das quatro parciais de uma maneira até certo ponto surpreendente.

 

LeBron avalia o tornozelo: tudo ok

O gênio dos Cavs fez ontem (10) sua primeira partida da pré-temporada, e lembre bem disso antes de invejar a “vida dos sonhos” dos atletas da NBA. A temporada nem começou e “King James” já sofre com o corpo, pois um tornozelo dolorido foi a razão que impediu que ele entrasse em quadra com sua equipe só agora, na terceira partida de preparação.

LeBron testou a região da melhor maneira: ficando em quadra por 29 minutos e sendo o atleta dos Cavs que mais tempo gastou neste amistoso. Houve grande rotação por parte da equipe do técnico Tyronn Lue. Ao todo, 15 jogadores estiveram em quadra. Isaiah Thomas não jogou. Dwyane Wade sim, por 27 minutos, quase a mesma quantidade do “parça” LeBron.

Para ter ideia da diferença de objetivo na partida, os Bulls testaram ao todo 12 jogadores, três a menos – diferença considerável em mundo tão repleto de detalhes como a NBA.

Mesmo sem poder contar com Isaiah Thomas, os Cavs já permitiram ao torcedor imaginar um pouco do que será o esquadrão 2017/2018 com os titulares levados a quadra. E é mesmo um timaço: LeBron James, Jae Crowder, Kevin Love, Derrick Rose e Dwyane Wade.

Que o resultado não seja interpretado de uma maneira diferente da finalidade amistosa da partida – os Cavs jogaram de maneira irregular e sem se preocupar com o placar. Prova disso foi o aproveitamento das cestas de três (52,0%) ser espetacular, enquanto o índice dos lances livres convertidos tenha sido tão baixo (só 66,7%!).

O Cleveland volta à quadra agora na sexta-feira (13), contra o Orlando Magic, que carrega 3-2 na preparação até aqui. Há a expectativa de Dwyane Wade começar entre os titulares.

 

Thunder mostra que deve crescer

O “senhor triplo-duplo” Russell Westbrook agora não vai precisar carregar o Oklahoma City Thunder nas costas. Todo mundo deve ficar de olho bem aberto na franquia que tem um “big three” digno de fazer frente a qualquer um nesta NBA. Tudo bem, um pouco de exagero, mas achar que Westbrook, Carmelo Anthony e Paul George, juntos, em uma noite inspirada, não podem fazer estragos até nos Cavs e nos Warriors é não saber do que esses monstros são capazes.

Os três voltaram a dar bons sinais de entrosamento e de um jogo coletivo que contrasta com a nota de um tom só que foi o Thunder na última temporada. Westbrook segue sendo o cestinha farto de sempre: contribuiu com 20 pontos e 7 assistências na vitória da equipe por 96×86 sobre o Denver Nuggets. George anotou outros 19, enquanto Carmelo contribuiu com 16. Outro número digno de registro é a quantidade de rebotes: 11 de George, 9 de Carmelo.

Dos 96 pontos do Thunder, nada menos que 55 do trio. A pré-temporada ainda está um pouco tímida pelos lados de Oklahoma (2-1), mas dá para imaginar desde já que a equipe vai ganhar ritmo e chegar bem forte aos playoffs.

 

Jogos da pré-temporada da NBA

Terça-feira, 10 de outubro

  • Toronto Raptors 116×94 Detroit Pistons
  • Haifa Maccabi 89×108 Indiana Pacers
  • Cleveland Cavaliers 94×108 Chicago Bulls
  • San Antonio Spurs 98×103 Orlando Magic
  • Denver Nuggets 86×96 Oklahoma City Thunder
  • Los Angeles Lakers 99×105 Utah Jazz

Quarta-feira, 11 de outubro

  • 20:00 – Charlotte Hornets x Boston Celtics – Palpite: Celtics
  • 20:30 – Brooklyn Nets x Philadelphia 76ers – Palpite: 76ers
  • 20:30 – Miami Heat x Washington Wizards – Palpite: Heat
  • 22:30 – Memphis Grizzlies x Houston Rockets – Palpite: Rockets
  • 23:00 – Phoenix Suns x Portland Trail Blazers – Palpite: Trail Blazers