Futebol Europeu

Porto e Benfica fazem o clássico português

Foto: Bruno Barros / DPI / NurPhoto via Getty Images

Bola rola às 18h30 desta sexta-feira

Porto e Benfica fazem o maior dérbi do futebol português. Neste ano, trata-se do líder dando as boas-vindas ao terceiro colocado. No meio deles, está o Sporting, que deve passar pelo Belenenses e pode embolar o certame lusitano se o Dragão perder pontos. Confira abaixo os prognósticos do melhor da rodada do “Portuguesão”.

 

Histórico

O choque entre Porto e Benfica é conhecido como O Clássico. A vantagem do Dragão é pequena sobre os Encarnados: 91 a 86, além de 59 empates.

Eles ainda não se cruzaram neste semestre.

 

A temporada de Porto e Benfica até aqui

Invicto, com dez vitórias e dois empates, o Porto lidera o Campeonato Português com 32 pontos, em 36 possíveis. Além disso, decide sua vaga nas oitavas de final da Champions League emana que vem. Mesmo se fracassar na antiga Copa dos Campeões, tem como destino certo as 16as de final da Liga Europa. Na Taça de Portugal, estreou goleando o Lusitano Évora, da quarta divisão, por 6 a 0, bateu o Portimonense por 3 a 2 e se prepara para encarar o Vitória de Guimarães. Na Taça da Liga, com os reservas, não passou de um 0 a 0 com o Leixões na chave que também tem Rio Ave e Paços de Ferreira.

O Benfica acumula três pontos a menos que o alvianil na liga por pontos corridos. São nove êxitos, duas igualdades e um revés. Os Encarnados pagam mico na Champions League, pois não somaram nenhum ponto e estão precocemente eliminados diante de Manchester United, Basileia e CSKA de Moscou. Na Taça portuguesa, já desclassificou Olhanense, da série C, e Vitória de Setúbal e se prepara para desafiar o Rio Ave. Na Taça da Liga ficou no 1 a 1 com o Braga, no quadrangular composto também por Portimonense e Vitória de Setúbal.

 

Porto favorito

O Porto vive um melhor momento que o Benfica. Se é difícil comparar os dois times na cena doméstica, pois a maioria dos quadros portugueses são pequeninos, basta ver o retrospecto de cada um deles na Europa.

O Dragão ainda tem outra vantagem: a presença de seus “adeptos” que fazem fila atrás dos ingressos desde terça-feira. O elenco conta com sete atletas que já balançaram as redes do Benfica no passado. Um deles é Aboubakar, artilheiro que não marca há duas partidas, mas que tem ótima recordação de comemorar contra a Águia. Outro é Ricardo Pereira, que tem o costume de fazer gols nos Encarnados por todas as camisas que já vestiu.

No Benfica, Rúben Dias fica de fora do duelo, pois ainda se recupera da cirurgia de apendicite aguda. Ele só deve voltar contra o Estoril. Luisão ganhou confiança do grupo e da diretoria ao renovar seu vínculo por mais um ano. As notícias vindas de Lisboa, porém têm como destaque o goleiro brasileiro Júlio César, que encerrou sua carreira ao rescindir o contrato com a agremiação. Aos 38 anos, ele completou três temporadas em meia na capital de Portugal, onde levantou seis troféus. “Não consigo render mais o que rendia nos treinamentos e o clube tem ótimos jovens goleiros, como Svilar”, disse ele.

 

As possíveis escalações

Porto: José Sá; Ricardo Pereira, Felipe, Iván Marcano e Alex Telles; Danilo Pereira, Héctor Herrera, Maxi Pereira, Sérgio Oliveira e Yacini Brahimi; Vincent Aboubakar. Técnico: Sérgio Conceição.

Benfica: Mile Svilar; Douglas, Jardel, Rúben Dias e Alejandro Grimaldo; Ljubomir Fejsa, Pizzi, Andreas Samaris, Eduardo Salvio e Diogo Gonçalves; Raúl Jiménez. Técnico: Rui Vitória.

 

Palpite

Acredito que o título da Primeira Liga desta temporada fica entre Porto e Sporting. Para amanhã, prevejo Porto 2 a 0 e sua consolidação na liderança.

 

Sporting x Belenenses

Quem pode se dar bem na rodada é o Sporting. Se vencer seu compromisso contra o Belenenses, pode assumir a ponta, desde que o Benfica derrote o Porto. Se houver empate no clássico, o Leão pode pelo menos alcançar a mesma pontuação do Dragão com 33 pontos.

Para isso acontecer, os alviverdes precisam fazer sua parte. A equipe tem demonstrado muita união dentro de campo e um espírito de estratégia coletiva perfeita, o que tem feito a diferença nesta primeira metade da temporada. Para encarar o Belenenses, o atacante marfinense Doumbia, recuperado de lesão muscular, deve sentar no banco de reservas, pois está sem ritmo de jogo. Já o argentino Battaglia, que saiu reclamando de dores no encontro contra o Paços de Ferreira, teve sua escalação confirmada.

 

13ª rodada da Primeira Liga

Sexta-feira, 01 de dezembro:

  • 16h15: Sporting x Belenenses – palpite: Sporting.
  • 18h30: Porto x Benfica – palpite:

Sábado, 02 de dezembro:

  • 14h00: Moreirense x Marítimo – palpite: Marítimo.
  • 16h15: Tondela x Rio Ave – palpite: Rio Ave.
  • 18h30: Chaves x Boavista – palpite: empate.

Domingo, 03 de dezembro:

  • 14h00: Feirense x Desportivo das Aves – palpite: empate.
  • 16h00: Braga x Paços de Ferreira – palpite: Braga.
  • 18h15: Vitória de Setúbal x Vitória de Guimarães – palpite: Vitória de Guimarães.

Segunda-feira, 04 de dezembro:

  • 18h00: Estoril x Portimonense – palpite: Portimonense.

 

Classificação da Primeira Liga 2017/18

  1. Porto, 32 – Campeão + Champions League (fase de grupos).
  2. Sporting, 30 – Champions League (fase preliminar).
  3. Benfica, 29 – Liga Europa (3ª fase).
  4. Braga, 25 – Liga Europa (2ª fase)
  5. Marítimo, 23
  6. Rio Ave, 17
  7. Vitória de Guimarães, 17
  8. Boavista, 16
  9. Belenenses, 16
  10. Portimonense, 15
  11. Chaves, 14
  12. Tondela, 12
  13. Paços de Ferreira, 12
  14. Feirense, 11
  15. Desportivo das Aves, 10
  16. Vitória de Setúbal, 10
  17. Moreirense, 7 – Liga Pro.
  18. Estoril, 7 – Liga Pro.