Brasileirão Série A

Ponte Preta tenta encontrar forças para sair do Z-4 contra embalado Grêmio pelo Brasileirão

Foto: Alexandre Schneider/Getty Images

Vitória sobre os gaúchos pode tirar Macaca da zona do rebaixamento; Tricolores querem manter alto nível antes da final da Copa Libertadores

A cada rodada a situação vai se complicando ainda mais para a Ponte Preta, que não consegue sair da zona do rebaixamento do Brasileirão. Depois de mais uma derrota fora de casa, desta vez para o Bahia, por 2×0 na Fonte Nova, a Macaca continua no Z-4, em 18º, e tem uma pedreira pela frente para tentar sair da incômoda posição. O time de Campinas mede forças com o Grêmio, atual finalista da Copa Libertadores e terceiro colocado no Nacional. Quem irá faturar o duelo desta quarta-feira (8 de novembro), às 19h30, que abre a 33ª rodada da competição? Confira a análise da partida!

 

Desistir? Jamais!

Se a Ponte Preta não quer encontrar o rival Guarani – isso se o clube alviverde permanecer na Série B – na temporada 2018 da segunda divisão, a reação precisa começar já! E nem que o adversário seja o poderoso Grêmio, finalista da competição dos sonhos de qualquer torcedor brasileiro.

Buscando inspiração na vitória ocorrida dentro de casa sobre o Corinthians, há duas rodadas, a Macaca quer ver o estádio Moisés Lucarelli lotado para fazer frente aos gaúchos. E nem o fato de o clube ter tido três derrotas nos últimos quatro jogos pode abalar essa motivação que o técnico Eduardo Baptista e seus comandados precisam encontrar.

Com 57% de aproveitamento jogando em Campinas, a Ponte precisa fazer valer o seu mando de campo, principalmente porque seus rivais na luta contra o rebaixamento ainda estão por perto. Ou seja, se os campineiros alcançarem os três pontos logo mais, as chances de sair do Z-4 são grandes. A Macaca está na 18ª posição com 35 pontos, mesma pontuação de Vitória e Avaí, outras duas equipes da zona da confusão. Além disso, os paulistas estão um ponto atrás do Sport e dois do Coritiba, que estão livres momentaneamente. Assim, bater os gremistas é mais do que necessário ao clube do interior paulista.

 

Retornos

Quando a situação é ruim, qualquer notícia positiva é motivo de alegria, não é?! É assim o astral de Eduardo Baptista, que terá a volta de três jogadores. Depois de cumprirem suspensão contra o Bahia, Emerson “Sheik”, Danilo Barcelos e Naldo retornam e devem reforçar o time nesta quarta-feira. Destaque para o retorno de Sheik, que gosta de chamar a responsabilidade para si em “grandes jogos”. Chegou a hora de provar sua fama contra o Grêmio!

 

Garantir o G-4

Apesar do discurso de não ter abandonado o Brasileirão, o Grêmio, há tempos, tem dado privilégio à Copa Libertadores. Por um lado, não podemos reclamar, já que o clube está na final da competição continental e pega o Lanús, da Argentina, nos dias 22 e 29 de novembro. Mas a sensação na torcida é que se o time tivesse levado a sério o torneio nacional, o final com o Corinthians “praticamente” campeão poderia ser outro. Exemplo disso foi a vitória dos gaúchos no último domingo sobre o forte Flamengo, por 3×1, em Porto Alegre. Depois de sair perdendo, os gremistas mostraram poder de reação e viraram sobre os cariocas.

Em terceiro na tabela com 54 pontos, o Tricolor Gaúcho sabe que o Timão está longe – diferença de oito pontos -, mas isso pouco importa. O objetivo, agora, é terminar a competição no G-4, que garante vaga direta para a fase de grupos do torneio continental.

Apesar da incerteza sobre quem irá entrar em campo contra a Ponte Preta, o técnico Renato Portaluppi quer que os próximos jogos do Brasileirão sirvam de combustível para a decisão da Libertadores. E quem aproveitar pode garantir uma vaga entre os 11 titulares no próximo dia 22. É bom ficarmos de olhos bem abertos em Everton, que pode causar uma boa “dor de cabeça” no comandante gaúcho. O garoto “incendiou” o duelo contra o Flamengo e anotou dois. Ele pode ser uma alternativa a Fernandinho, que não é dos jogadores mais regulares do clube. E isso pode ocorrer já na quarta, com o camisa 11 na formação inicial. Vamos aguardar!

 

Jogos da 33ª rodada do Brasileirão 2017

Quarta-feira, 8 de novembro

  • 19:30 – Ponte Preta x Grêmio – Palpite: Grêmio
  • 19:30 – Avaí x Bahia – Palpite: empate
  • 21:00 – Atlético Paranaense x Corinthians – Palpite: empate
  • 21:00 – Sport x Botafogo – Palpite: Sport
  • 21:45 – Flamengo x Cruzeiro – Palpite: Cruzeiro
  • 21:45 – Santos x Vasco – Palpite: Santos
  • 21:45 – Vitória x Palmeiras – Palpite: Palmeiras

Quinta-feira, 9 de novembro

  • 20:00 – São Paulo x Chapecoense – Palpite: São Paulo
  • 20:00 – Atlético Mineiro x Atlético Goianiense – Palpite: Atlético Mineiro
  • 21:00 – Fluminense x Coritiba – Palpite: Fluminense