Brasileirão Série A

Para manter as chances de sair do Z-4 e continuar na Série A do Brasileirão, o Sport precisa vencer o Palmeiras hoje no Allianz Parque

Foto: Williams Aguiar/Sport Club do Recife

Caindo na tabela desde antes da demissão de Vanderlei Luxemburgo, o Sport encara o Palmeiras precisando muito da vitória para continuar vivo na luta contra o rebaixamento.

Depois de um primeiro turno razoável, o Sport entrou em uma descendente, trocou de técnico e despencou na tabela do Campeonato Brasileiro da Série A até chegar à 18ª posição, com 36 pontos. O Palmeiras, que começou o torneio como um dos grandes favoritos, refugou e agora, na 3ª posição com 57 pontos, luta para terminar 2017 com um honroso vice-campeonato após a vitória do Corinthians ontem, quarta-feira, sobre o Fluminense que lhe deu o título de Campeão Brasileiro.

 

A bagunça do “favorito”

Após a conquista do Campeonato Brasileiro de 2016, o Palmeiras trocou Cuca por Eduardo Baptista, abriu os cofres (do patrocinador) e montou um time para – em teoria – “ganhar tudo” em 2017. Tendo em Felipe Melo o “rosto” da nova gestão, a temporada começou e os resultados – que eram uma decepção sem tamanho – derrubaram Eduardo Baptista e trouxeram de volta Cuca nos braços da torcida antes do início do Brasileirão.

Mas os resultados continuaram abaixo do esperado. Eliminado em todas as competições que disputou no ano, o 2 a 2 diante do Bahia, no segundo turno do Brasileirão, encerraram a nova Era Cuca no Parque Antártica. Assumindo a equipe interinamente, Alberto Valentim conseguiu conquistar alguns bons resultados no início de seu trabalho, mas uma sequência de 3 jogos sem vitória (1 empate e 2 derrotas) tiraram o Verdão em definitivo da briga pelo título – que se definiu ontem.

 

Também tem bagunça em Recife

Após a demissão de Ney Franco – com apenas pouco mais de um mês de trabalho – o Sport foi dirigido interinamente por Daniel Paulista que reassumiu a equipe no Campeonato Brasileiro – novamente como interino – após a demissão de Vanderlei Luxemburgo que não resistiu aos maus resultados do time.

Mas a mudança de comando não surtiu o efeito desejado e o Sport seguiu caindo na tabela até se afundar no Z-4 depois de uma série de 9 jogos sem vitórias – 5 derrotas  e 4 empates, conquistando apenas 1 ponto nos últimos 5 jogos disputados. Um desempenho que deixa o rubro negro em situação delicada há poucas rodadas do final do Campeonato Brasileiro: mesmo que vença o Verdão hoje, seguirá no Z-4.

 

Como chegam para o jogo

Movido a pamonhas, o Palmeiras venceu o Flamengo na rodada anterior e deu fim a série de 3 partidas sem vitórias no Campeonato Brasileiro. Com 57 pontos, a equipe sonha ainda com o vice-campeonato e uma vitória hoje deixará o Verdão a apenas 1 ponto do Grêmio, segundo colocado com 61 pontos que derrotou, ontem, o São Paulo por 1 a 0. Para isso, Alberto Valentim poderá contar novamente com o zagueiro Mina e o atacante Borja, que voltam ao time após servirem à Seleção Colombiana. Além deles, Felipe Melo – renegado nos tempos de Cuca – deverá continuar no time titular.

Com 52 gols sofridos, o Sport ostenta o título de “pior defesa do Campeonato Brasileiro”. Para tentar se livrar do rótulo, o técnico Daniel Paulista poderá contar com o retorno de Heriquez e Durval, seus zagueiros titulares que, suspensos, não atuaram na derrota por 2 a 0 para o Atlético-GO na 34ª rodada do Brasileirão. O lateral Mena é outro que retorna ao time, assim como Diego Souza – que estava com a Seleção Brasileira e cuja ausência prejudicou muito o Leão.

 

Nosso prognóstico

Se pretende sair do Z-4, ao Sport não resta outra opção que não seja atacar o Palmeiras. Os 3 pontos manteriam o Leão no Z-4, mas na 17ª posição, bem próximo da saída. O Palmeiras tem mais time, mais elenco, mais organização e não precisa se lançar ao ataque. É natural acreditar que o Verdão se aproveitará do nervosismo do adversário e da pressão de sua torcida em sua casa para liquidar o jogo com uma vitória.

 

Jogos, resultados e palpites da 35ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2017

Quarta-feira, 15 de novembro

  • 17:00 – Ponte Preta 2 x 1 Atlético-PR – meu palpite foi: Atlético-PR
  • 19:30 – Cruzeiro 2 x 2 Avaí – meu palpite foi: Cruzeiro
  • 19:30 – Grêmio 1 x 0 São Paulo – meu palpite foi: Empate
  • 21:45 – Corinthians 3 x 1 Fluminense – meu palpite foi: Corinthians
  • 21:45 – Vasco 1 x 1 Atlético-MG – meu palpite foi: Empate

Quinta-feira, 16 de novembro

  • 20:00 – Botafogo x Atlético-GO – Palpite: Botafogo
  • 20:00 – Chapecoense x Vitória – Palpite: Vitória
  • 20:00 – Palmeiras x Sport – Palpite: Palmeiras
  • 21:00 – Bahia x Santos – Palpite: Bahia
  • 21:00 – Coritiba x Flamengo – Palpite: Flamengo