Brasileirão Série A

Palpites e comentários para a segunda rodada do Brasileirão 2017

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Neste sábado começa a segunda rodada do Campeonato Brasileiro. A partir das 16 horas, o Santos abre o final de semana recebendo o Coritiba, na Vila Belmiro. Às 19, o Atlético-GO enfrenta o cabisbaixo Flamengo e a Chapecoense recebe o favorito ao título, Palmeiras.

No domingo o campeonato segue, e às 11 horas o Vasco recebe o embalado – e líder – Bahia. Às 16 horas, mais três jogos: Atlético-MG x Fluminense, Atlético-PR x Grêmio, e Vitória x Corinthians. Às 18 horas, o Botafogo recebe a Ponte Preta e, às 19, Sport e Cruzeiro fecham o domingo. Na segunda-feira, à partir das 20 horas, o vacilante São Paulo recebe o frágil Avaí no encerramento da rodada.

Veja agora os comentários e prognósticos para cada um dos jogos e lembre-se de acompanhar o Twitter do Ganhador neste domingo para ver nossas Caneladas ao Vivo, durante o jogo Vitória x Corinthians.

 

Santos x Coritiba

20/05 – 16:00 – Vila Belmiro

O Santos vem de uma maratona de viagens – Belém, Rio de Janeiro, Bolívia – e de uma desgastante partida contra o The Strongest na altitude de 3600 metros de La Paz, onde atuou a maior parte do tempo com um jogador a menos. É muito provável que o técnico Dorival Júnior poupe alguns titulares, como Renato, Victor Ferraz e Lucas Lima, para não correr o risco de perdê-los por contusão durante a temporada.

Por sua vez, o Coritiba disputa apenas o Brasileirão e vem de uma semana de recuperação e treinos. Além disso, vem embalado por uma goleada no Atlético-GO no final de semana passado.

Prováveis escalações:

Santos: Vanderlei; Matheus Ribeiro, Lucas Veríssimo, Cléber e Zeca; Leandro Donizete, Thiago Maia, Léo Cittadini e Vitor Bueno; Bruno Henrique e Ricardo Oliveira. Técnico: Dorival Júnior.

Coritiba: Wilson; Dodô, Werley, Walisson Maia e William Matheus; Jonas, Matheus Galdezani e Tomas Bastos; Neto Berola, Henrique Almeida e Kléber. Técnico: Pachequinho.

Palpite: 2 a 1 para o Coritiba.

 

Atlético-GO x Flamengo

20/05 – 19:00 – Serra Dourada

O Flamengo está flertando com a crise depois da eliminação (inesperada) na primeira fase da Copa Libertadores da América. Embora venha de um título carioca e de uma boa atuação contra o Atlético-MG na abertura do Campeonato Brasileiro, o técnico Zé Ricardo já começa a ser questionado por uma ruidosa parte da torcida – que esperava um desempenho melhor na competição continental e que agora exige o título nacional como forma de compensação. Precisa de um resultado positivo de qualquer forma.

Enquanto isso, o Atlético-GO tomou uma piaba de 4 a 1 do Coritiba e também vem com a moral baixa, precisando de uma vitória. Jogando em casa e diante da torcida, a equipe deve partir pra cima do Flamengo. Mas isso poderá ser fatal.

O rubro-negro – que tem mais time – deve se recuperar sem grandes sustos.

Prováveis escalações:

Atlético-GO: Felipe; Jonathan, Roger Carvalho, Ricardo Silva e Bruno Pacheco; Marcão, Igor, André Castro e Jorginho; Everaldo e Walter. Técnico: Marcelo Cabo.

Flamengo: Alex Muralha; Pará, Réver, Rafael Vaz e Renê (Matheus Sávio); Márcio Araújo, Willian Arão e Trauco; Everton, Berrío e Paolo Guerrero. Técnico: Zé Ricardo.

Palpite: 2 a 0 para o Flamengo.

 

Chapecoense x Palmeiras

20/05 – 19:00 – Arena Condá

Os dois times têm partidas decisivas no meio de semana pela Copa Libertadores. A Chapecoense talvez menos, porque corre o risco de ser eliminada da competição devido ao incidente envolvendo o zagueiro Luiz Otávio (leia mais sobre isso aqui), apesar da direção do clube se dizer tranquila quanto a isso.

O Palmeiras não esconde que neste momento a prioridade é a classificação para a fase de mata-mata da Libertadores. Tanto que o técnico Cuca já confirmou que a calça vinho foi para a lavanderia e o Verdão entrará em campo com uma equipe reserva.

Desse modo, a rodada de sábado deve terminar com um jogo chaaaaaaato de doer e um incontestável empate.

Prováveis escalações:

Chapecoense: Jandrei; Apodi, Victor Ramos, Luiz Otávio e Reinaldo; Luiz Antônio, Andrei Girotto e João Pedro; Rossi, Arthur e Wellington Paulista. Técnico: Vágner Mancini.

Palmeiras: Fernando Prass; Fabiano, Antônio Carlos, Juninho e Egídio; Thiago Santos, Michel Bastos e Raphael Veiga; Roger Guedes, Keno e Erik. Técnico: Cuca.

Palpite: 1 a 1 (e já é muito).

 

Vasco x Bahia

21/05 – 11:00 – São Januário

Mais uma partida no ingrato horário de 11 horas. Desta vez, as vítimas serão o goleado Vasco e o goleador Bahia.

Vindos de resultados bem distintos na abertura do Campeonato, Vasco e Bahia vão para o jogo querendo a vitória por diferentes motivos: os cariocas, para se recuperarem no Brasileiro – e deixarem todos os memes sobre rebaixamento da semana que vem com o São Paulo – e o Bahia vem para confirmar a boa fase, me fazer queimar a língua, e se manter no topo da tabela.

O Vasco teve uma semana de treinos e ainda se reforçou contratando os zagueiros Paulão e Breno. O Bahia – que divide sua atenção entre o Brasileirão e as finais da Copa do Nordeste – pode vir com o pé no freio e se poupar para o jogo do meio de semana. De todo modo, o momento do Bahia parece melhor e o time deve se dar bem em São Januário, para desespero de Eurico Miranda.

Prováveis escalações:

Vasco: Martín Silva; Gilberto, Rafael Marques (Breno), Paulão e Henrique; Jean, Douglas, Yago Pikachu, Mateus e Nenê; Luis Fabiano. Técnico: Milton Mendes.

Bahia: Jean; Eduardo, Tiago, Lucas Fonseca (Éder) e Armero; Edson, Juninho, Allione, Zé Rafael e Régis; Edigar Junio (Gustavo). Técnico: Guto Ferreira.

Palpite: Bahia ganha por 1 a 0.

 

Atlético-PR x Grêmio

21/05 – 16:00 – Arena da Baixada

O Atlético Paranaense se recuperou no meio de semana, classificou-se para a Libertadores em jogo emocionante e afastou – por enquanto – a crise que rondava o clube. Pra ajudar ainda mais, encara agora uma sequência de três jogos em casa (Grêmio e Flamengo pelo Campeonato Brasileiro, Santa Cruz pela Copa do Brasil), que pode lhe ser bastante positiva.

O Grêmio venceu o Botafogo na rodada de abertura em um jogo movimentado e polêmico. Voltou a jogar bem, mas ainda não mostrou “estabilidade” nos últimos jogos. Vai encarar uma equipe que, no papel, é muito semelhante, e que vem para o jogo com a moral alta depois da classificação épica na Libertadores na última quarta-feira.

Tem potencial pra ser o jogão do domingo!

Prováveis escalações:

Atlético-PR: Weverton; Jonathan, Paulo André, Thiago Heleno e Sidcley; Otávio, Matheus Rossetto e Guilherme; Nikão, Pablo e Grafite (Eduardo da Silva). Técnico: Paulo Autuori.

Grêmio: Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Cortez; Arthur, Michel e Ramiro; Luan, Pedro Rocha e Lucas Barrios. Técnico: Renato Gaúcho.

Palpite: Atlético-PR leva essa por 1 a 0.

 

Atlético-MG x Fluminense

21/05 – 16:00 – Independência

Pelas próximas nove rodadas, o Atlético Mineiro terá olhos apenas para o Campeonato Brasileiro. Somente após esse período voltará a atuar pela Libertadores. Então, se pretende lutar pelo título de Campeão Brasileiro de 2017, essa é a hora de a equipe mineira acumular gordura e fazer valer o fator campo. Sabendo disso, o técnico Roger Machado levará força máxima para o duelo contra o Fluminense que, ainda sem poder contar cem por cento com Gustavo Scarpa (deve começar no banco), tentará frustrar os planos mineiros.

Quando joga no Independência o Galo é praticamente imbatível, enquanto que o jovem tricolor de Abel Braga ainda não está totalmente encaixado e sofre com oscilações durante os jogos.

Prováveis escalações:

Atlético-MG: Victor (Giovanni); Marcos Rocha, Felipe Santana, Gabriel e Fábio Santos; Adilson, Rafael Carioca, Elias e Cazares; Robinho e Fred. Técnico: Roger Machado.

Fluminense: Diego Cavalieri; Lucas, Renato Chaves, Henrique e Léo; Pierre (Orejuela), Wendel e Sornoza; Marcos Jr., Richarlison (Gustavo Scarpa) e Henrique Dourado. Técnico: Abel Braga

Palpite: O Atlético-MG vence por 2 a 1

 

Vitória x Corinthians

21/05 – 16:00 – Fonte Nova

Vitória e Corinthians começaram o Campeonato Brasileiro da mesma forma: empatando. Uma vitória no domingo é muito importante para as duas equipes que aspiram coisas bem diferentes na competição nacional: para os paulistas vale mais um passo em sua busca por uma vaga na Libertadores de 2018; enquanto que para os baianos vale mais um marco em seu objetivo de continuar na Série A.

O sólido sistema defensivo do Corinthians não poderá contar com o zagueiro Pablo, que se recupera de uma leve contusão. O jovem Pedro Henrique vem para o jogo e, curiosamente, o Timão sofreu gols em todas as partidas em que ele atuou. Mesmo assim, o Alvinegro é mais forte e sabe que jogou mal na primeira rodada. Por isso, deve entrar mais ligado para o jogo na Bahia e voltar para São Paulo com os 3 pontos na bagagem.

Prováveis escalações:

Vitória: Fernando Miguel; Leandro Salino, Fred, Alan Costa e Geferson; Uillian Correia, Wilian Farias e Cleiton Xavier; Paulinho, David e Rafaelson. Técnico: Petkovic.

Corinthians: Cássio; Fagner, Pedro Henrique, Balbuena e Guilherme Arana; Gabriel, Maycon, Rodriguinho e Jadson; Romero e Jô. Técnico: Fábio Carille.

Palpite: Corinthians 2 a 1.

 

Botafogo x Ponte Preta

21/05 – 18:00 – Engenhão

Jogo maluco da rodada! Os dois times são muito parecidos em termos de qualidade e pode acontecer qualquer coisa na partida.

O Botafogo chega mais cansado, depois de conquistar a vaga para a fase de mata-mata da Libertadores deixando pelo caminho mais um campeão da competição. E precisa jogar pela vitória porque perdeu para o Grêmio da abertura do Brasileiro.

A Ponte Preta, por outro lado, venceu  – e convenceu –, enfiando 4 no Sport em Campinas. Mas, nesta semana perdeu o atacante Clayson para o Corinthias e precisa reformatar a sua parte ofensiva.

Resultado totalmente imprevisível.

Provavéis escalações:

Botafogo: Gatito Fernández; Arnaldo, Joel Carli, Igor Rabello (Marcelo) e Victor Luís; Airton, Bruno Silva, João Paulo e Camilo; Rodrigo Pimpão e Roger. Técnico: Jair Ventura.

Ponte Preta: Aranha; Nino Paraíba, Marllon, Kadu e João Lucas; Naldo (Fernando Bob), Elton, Jádson e Ravanelli; Yuri (Lins) e Lucca. Técnico: Gilson Kleina.

Nosso palpite: empate em 2 a 2.

 

Sport x Cruzeiro

21/05 – 19:00 – Ilha do Retiro

De olho na final da Copa do Nordeste, o Sport recebe o Cruzeiro precisando de uma vitória para se recuperar da goleada sofrida na primeira rodada do Brasileirão diante da Ponte Preta.

Para os lados da Raposa, o meia Thiago Neves e o atacante Rafael Sóbis seguem fora, em recuperação. Por outro lado, o atacante Rafael Marques (ex-Palmeiras) chegou para reforçar o ataque do time mineiro que, mais descansado, pode muito bem voltar do Recife com os 3 pontos na mala.

Prováveis escalações:

Sport: Magrão; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Igor (Durval) e Evandro; Fabrício, Ronaldo (Rithely) e Diego Souza; Rogério, Oswaldo e André. Técnico: Ney Franco.

Cruzeiro: Rafael; Lucas Romero, Léo, Dedé e Diogo Barbosa; Henrique, Hudson, Arrascaeta, Alisson e Rafinha; Ábila. Técnico: Mano Menezes.

Palpite: Cruzeiro vence por 1 a 0.

 

São Paulo x Avaí

22/05 – 20:00 – Morumbi

O São Paulo recebe o Avaí em seus domínios com a obrigação de vencer e conseguir alguma paz para a sequência do campeonato. Mais uma vez a equipe teve uma semana livre para treinar, aprimorar seu esquema de jogo e um novo resultado negativo, em casa, diante da torcida, pode destruir de vez o escudo de Mito que o goleiro Rogério Ceni usou até aqui para proteger o técnico Rogério Ceni.

De todo modo, o Avaí é o time ideal para a recuperação triciolor. É uma equipe tecnicamente fraca que não almeja grandes vôos no campeonato – apenas seguir na Série A em 2018.

Prováveis escalações:

São Paulo: Renan Ribeiro; Bruno (Buffarini), Maicon, Rodrigo Caio e Junior Tavares; Jucilei, Thiago Mendes, Cícero e Cueva (Thomaz); Marcinho (Luiz Araújo) e Lucas Pratto. Técnico: Rogério Ceni.

Avaí: Kozlinski; Leandro Silva, Alemão, Betão e Capa; Luan, Judson e Marquinhos; Romulo, Denilson (Diego Jardel) e Júnior Dutra. Técnico: Claudinei Oliveira.

Palpite: O São Paulo ganha por 2 a 1 (sim, a defesa tricolor vai manter a média de pelo menos um gol sofrido).