Humor

Paixão Nacional: o Brasil na Libertadores!

Foi durante a fase áurea do São Paulo de Telê Santana que eu me acostumei com a expressão “… é o Brasil na Libertadores!”. Não importava que o time em questão não fosse aquele para o qual torcíamos. O ufanismo – ou “pachecada” – falava mais alto e o importante mesmo era estar do lado do vencedor. Melhor ainda se o vencedor em questão fosse brasileiro – o que não nos impedia, é claro, de esculhambar com sãopaulinos quando o time fracassava.

Hoje, entretanto, esta expressão reflete uma verdade: o Grêmio é, de certa forma, o Brasil na Libertadores – ou parte do Brasil. Isso porque seu eventual título pode beneficiar Vasco, Atlético-MG, Bahia, Atlético-PR ou Chapecoense ao fazer do atual G-7, um G-8 (com possibilidades de G-9 caso o Flamengo leve o título da Sul-Americana).

Mais do que nunca, o Grêmio é, se não o Brasil na Libertadores, 5 equipes no Brasileirão que podem conquistar a 8ª posição na tabela e se beneficiarem do seu triunfo para chegarem ao torneio continental. Não é pouca coisa.

Com a Arena do Grêmio lotada e uma “turbinada” em sua audiência televisiva, o tricolor gaúcho tem – como mostramos aqui – todas as condições de obter uma boa vantagem para decidir com tranquilidade o título na próxima semana, no estádio do Lanús, na Argentina.

Contando, é claro, com a torcida de Vasco, Atlético-MG, Bahia, Atlético-PR e Chapecoense.