Humor

Paixão Nacional: festa tricolor?

Com a conquista da Copa Libertadores pelo Grêmio na noite de ontem, dia 29 – para alegria de minha esposa gaúcha e gremista que não aguentava mais ver-me dando “azar” ao Imortal, como fiz na Copa do Brasil e na Primeira Liga – Porto Alegre entrou em festa (Renato Gaúcho sugeriu, inclusive, que o prefeito decretasse feriado na cidade no dia de hoje). Mas não é só o torcedor tricolor que comemora.

Campeão da Libertadores, o Grêmio já está na edição de 2018 do torneio. Com isso, o que era um G-7 no Brasileirão virou um G-8 e o Botafogo, que havia perdido a 7ª posição para o Vasco na 37ª rodada, está, neste momento classificado para a (pré) Libertadores de 2018. Mas, com um diferença de pontos muito apertada entre o 6º e o 11º colocados, 6 times chegam à última rodada do Campeonato Brasileiro em condições matemáticas (algumas, um tanto quanto improváveis) de alcançar a Libertadores:

  • 6º lugar – Flamengo – 53 pontos
  • 7º lugar – Vasco – 53 pontos
  • 8º lugar – Botafogo – 52 pontos
  • 9º lugar – Chapecoense – 51 pontos
  • 10º lugar – Atlético-MG – 51 pontos
  • 11º lugar – Bahia – 49 pontos

Se o Flamengo – que busca hoje uma vaga na final da Sul-Americana – vencer o torneio internacional, o 9º colocado no Brasileirão passa a ter vaga na (pré) Libertadores e, matematicamente falando, a (improvável) combinação de resultados pode beneficiar até mesmo o São Paulo, 12º colocado com 49 pontos que precisará apenas vencer seu jogo contra o Bahia – goleando, é claro – e torcer para que todos os outros times percam, de preferência, por goleadas (simples, né?).

E tem gente que diz que não há mais nada em jogo no Brasileirão…