Humor

Paixão Nacional: e agora?

Dezembro vai avançando e o futebol brasileiro tem apenas mais um compromisso: a final do Mundial de Clubes entre Real Madrid e Grêmio neste sábado, dia 16. Depois disso, férias até o dia 2 de janeiro, data em que começa a Copa São Paulo de Futebol Júnior – torneio que “marca” o início da temporada no Brasil.

Para o torcedor ligado principalmente no futebol nacional, a espera pode ser uma tortura. A emoção deixa de ser pelo “quem ganha o jogo” e se resume a “quem eles vão contratar?”. O mercado da bola mantém a emoção nos bastidores dos clubes e a loteria do reforço pode determinar o sucesso ou o fracasso do clube na temporada vindoura (o milionário Flamengo de 2017 não deixa dúvidas, certo?). O Fluminense, por exemplo, espera remontar meio time negociando apenas Scarpa; o Avaí, de volta à Série B, tenta montar um time de acordo com sua nova realidade financeira e já passou Júnior Dutra pra frente; o Flamengo torce por alguma proposta por Muralha; o Corinthians perdeu Arana e o São Paulo sonha com Kaká (não aprendem!).

E enquanto o mercado da bola mantém as coisas por aqui emocionantes até que a garotada entre em campo em janeiro, os fãs de futebol porcuram por distrações até a hora de abrir o peru de Natal: palitinho, bocha, 21, WAR, o Banco Imobiliário que algum sobrinho ganhou no ano passado ou o campeão dos campeões: futebol no “preishtaichion”.

Ho-ho-ho.