Humor

Paixão Nacional: Árbitros de vídeo

Depois de testes feitos no Mundial de Clubes e na Copa do Mundo Sub-20, a Fifa colocará em uso durante a Copa das Confederações, na Rússia, o “árbitro de vídeo”. O objetivo é diminuir os erros em lances capitais.

De acordo com a entidade máxima do futebol, o árbitro de vídeo só poderá ser usado em alguma dessas quatro situações: verificar se houve irregularidade em lance de gol –como um impedimento ou toque de mão–, decidir se o pênalti foi assinalado corretamente ou deixou de ser marcado, apontar se uma infração é digna de cartão vermelho e ajudar o árbitro a advertir o jogador correto. Nos casos em que alguma decisão precisar ser “ratificada”, os telões nos estádios informarão ao público o que houve.

A medida não servirá, é claro, para acabar com os erros de arbitragem – continuaremos tendo seres humanos analisando os lances e tudo seguirá dependendo da “interpretação” de cada um –, mas é ótimo ver a Fifa abandonando a “idade da pedra” e utilizando a tecnologia à favor do espetáculo.

Vale a pena ficar de olho nesta Copa das Conferderações para se acostumar com a novidade que, muito provavelmente, estará em uso ano que vem durante a Copa da Mundo.